Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

13/06/2020 05h00
Por: Redação
Sexta-feira sem registro de mortes por Covid-19 em Uberaba - Foto: Ilustração
Sexta-feira sem registro de mortes por Covid-19 em Uberaba - Foto: Ilustração

ALARME FALSO

 Não foi Covid-19 a causa de morte registrada dia 10 passado e que estava sob investigação. O laudo da testagem descartou contaminação por coronavírus no paciente, masculino de 31 anos.

Mantém-se em 13 o número de vítimas fatais da Covid-19 na Cidade. Não há óbitos em investigação para a doença.

 

HABITE-SE 

Equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan) da Prefeitura Municipal de Uberaba esteve nas obras da Cervejaria Petrópolis na quarta-feira (10) para mais um passo rumo as conclusões do maior investimento no município dos últimos 40 anos: a vistoria para liberação do 'Habite-se'.

 

SAÚDE ESCLARECE

Para esclarecimento sobre pacientes que faleceram decorrente da Covid-19, a Secretaria de Saúde de Uberaba informa que o preenchimento das Declarações de Óbito frente a Pandemia da Covid-19 está sendo realizada de acordo com a Nota Técnica COES Minas Covid-19 nº 24, de – 13/04/2020 e o preenchimento do Formulário de Investigação de Óbito por Covid-19 -  Minas Gerais/2020 é obrigatório pela instituição hospitalar onde a pessoa foi a óbito. A SMS apenas envia os documentos e informações fornecidas pela instituição.

 

MUNICÍPIO ATUANTE

Com a constatação do aumento do número de crianças e adolescentes trabalhando nas ruas, Uberaba tem buscado combater este tipo de atividade. No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, nesta sexta-feira (12), a gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Uberaba, Michelle Carvalho, disse ao MG1, que o Município tem atuado na erradicação da exploração de crianças e adolescentes.

 

NADA PRA UBERABA

Em Minas Gerais, cinco ações sociais receberam R$ 1.408.795,60 para financiar ações voltadas à melhoria das condições de vida e à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Os projetos foram selecionados em 2019 pelo Edital Fundos da Infância e da Adolescência (Edital FIA), realizado pelo Itaú Social, para serem apoiados com recursos da destinação do imposto de renda devido pelo Conglomerado Itaú Unibanco. Uberaba ficou de fora. Foram contempladas: Coronel Fabriciano, Lavras, Ouro Preto, Timóteo e Viçosa.

 

TESTE PARA INDUSTRIÁRIO

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) - Regional Vale do Rio Grande está disponível para aplicar teste rápido para detecção da covid-19. O investimento para a indústria é de R$ 99 a unidade. Para os demais públicos, o preço deve ser consultado.

 

MONUMENTO DO BEM

Os 200 anos de Uberaba ficarão eternizados por monumento recebido pela Cidade na sexta-feira (12). O "Monumento do Bem – trabalhando sempre juntos" foi presente dos Lions Clube, Rotary Clube e União das Lojas Maçônicas de Uberaba e Região (Ulmur) pelo bicentenário da cidade e "representa o espírito de compreensão entre os grupos, incentivando os princípios do bom governo e da boa cidadania, união e prestação de serviços humanitários".

 

AQUECENDO O FRIO

Começou a campanha de arrecadação de agasalhos 'Quebre o Gelo – Doe amor. Várias entidades de Uberaba arrecadam agasalhos para a população em situação de rua. A campanha começou no dia 10 de junho e vai até 10 de julho. Esse ano haverá cuidado especial por causa da pandemia do novo coronavírus e todas as doações passarão por higienização. Cobertores, blusas de manga longa, calças compridas e moletons devem ser lavados e higienizados antes da doação.

 

FÉ DE UM POVO

Neste sábado, dia 13, é dia de Santo Antônio, e como todo ano, serão celebradas duas missas solenes em louvor ao padroeiro do Asilo Santo Antônio, às 9h e às 19h30, com transmissão pelo YouTube, acessando /padrefabianoroberto. Vele lembrar que a missa das 9h também será transmitida pelas Rádios Metropolitana e Roma. Este ano, apesar do vazio e do silêncio na Capela de Santo Antônio, o local está em festa. Nem a pandemia pode fazer com que a Trezena em Louvor a Santo Antônio não acontecesse, e foi celebrada com muito amor e dedicação pelo pároco da São Geraldo, padre Fabiano Roberto Silva dos Santos, e transmitida pelo YouTube, com grande participação de devotos de Uberaba, de várias cidades brasileiras e até do exterior, que sempre deixaram sua fé e devoção pelo chat.

 

EXEMPLO

Campo Florido está dando exemplo e promovendo uma transformação digital nos serviços prestados por todos os órgãos e departamentos do município. Buscando otimizar os processos administrativos e proporcionar mais conforto e agilidade para a população, a Prefeitura Municipal está lançando o projeto Prefeitura Digital, que oferece uma série de serviços e comodidades online aos servidores, prestadores de serviço e à comunidade como um todo. Em meio à pandemia do coronavírus, a solução é uma ajuda extra no combate e prevenção da doença. 

 

CRISMES DE BOLSONARO

Na sua live de quinta-feira (11), o presidente Jair Bolsonaro incitou seus seguidores a entrar nos hospitais públicos e de campanha para filmar o atendimento a pacientes com a Covid-19, doença contagiosa que já matou mais de 41 mil brasileiros e deixou um rastro de quase um milhão de contaminados. “Tem um hospital de campanha perto de você, tem um hospital público, arranja uma maneira de entrar e filmar. Muita gente tá fazendo isso, mas mais gente tem que fazer, para mostrar se os leitos estão ocupados ou não, se os gastos são compatíveis ou não”, afirmou, nas redes sociais.

 

CRISMES DE BOLSONARO II

A jurista e advogada criminalista mestre em Direito Penal, Jacqueline Valles, afirma que, ao incentivar que as pessoas se exponham a um grave risco invadindo hospitais, a fala do presidente pode ser enquadrada em três artigos do Código Penal. “A fala de Bolsonaro na live pode ser enquadrada nos crimes previstos nos artigos 268, 286 e 287 do Código Penal. Ao incentivar seus seguidores a invadirem hospitais, o presidente incita que as pessoas cometam crime contra a saúde pública e faz apologia ao crime”, completa a jurista.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários