Saúde

Coronavírus pode desenvolver síndrome inflamatória em crianças e adolescentes

Os principais sintomas são vermelhidão nos olhos, lábios fissurados, febre alta por mais de cinco dias ou até semanas

14/06/2020 05h00
Por: Redação
O especialista Frederico Zago explica que a síndrome inflamatória causada pelo coronavírus pode afetar os órgãos de criança e adolescente - FOTO: IMAGEM GO
O especialista Frederico Zago explica que a síndrome inflamatória causada pelo coronavírus pode afetar os órgãos de criança e adolescente - FOTO: IMAGEM GO

Embora não estejam no grupo de risco, crianças e adolescentes com Covid-19 apresentaram a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Infantil (MIS-C), com sintomas dermatológicos, renais, neurológicos e cardíacos. "Essa síndrome é causada pela reação do sistema imunológico ao coronavírus e apresenta problema nos vasos sanguíneos, comprometendo o funcionamento de vários órgãos", explica o infectologista e especialista em Alergia e Imunologia, Frederico Zago.

Os principais sintomas são vermelhidão nos olhos, lábios fissurados, febre alta por mais de cinco dias ou até semanas, íngua no pescoço e manchas pelo corpo. "Esta síndrome é semelhante a uma doença inflamatória rara, conhecida como Kawasaki. As crianças que apresentarem algum desses sintomas, após a infecção pelo coronavírus, precisam ser assistidas por um médico com urgência", alerta.

Até o momento, foram reportados 200 casos de crianças infectadas pelo coronavírus com a Síndrome, na Inglaterra, Itália e Estados Unidos. No Brasil, ainda não há nenhuma notificação oficial.

O especialista enfatiza que, por ser um vírus novo, há muito a ser estudado para garantir a segurança da população, mas que os cuidados para evitar a infecção devem ser intensificados por todos. "Lavar as mãos com água e sabão com frequência, usar o álcool em gel e máscara facial, protegendo o nariz e a boca cada vez que precisar sair, e, quem puder, claro, deve ficar em casa até que a gente consiga superar esse vírus", finaliza Frederico Zago.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários