Saúde

Doenças de inverno atacam, principalmente, as crianças

Problemas respiratórios são mais comuns no frio

16/06/2020 05h00
Por: Redação

O frio chegou e, muitas vezes, ele traz consigo doenças do outono e inverno, atingindo, principalmente, as crianças. 

Coriza, tosse e espirro são os sintomas mais comuns dos problemas no trato respiratório. Isso acontece porque o ar fica mais seco, com temperaturas mais baixas e os ambientes costumam ficar mais fechados, o que favorece o aumento no número de casos de doenças respiratórias.

É muito importante cuidar dos pequenos, para evitar o contágio por vírus e bactérias. De acordo com o pediatra do Hospital Santa Clara, Dr. Bruno Franco Rossi, para evitar essas contaminações é preciso estar com boa imunidade. “O sistema imunológico saudável é capaz de combater as doenças. Para isso, é preciso ter bons hábitos, tais como: uma boa alimentação, vacinação em dia e tratamento das doenças crônicas como a asma e rinite. Além disso, é preciso manter o ambiente limpo e ventilado”, explica o doutor.

 

Doenças mais comuns

Rinites, bronquites, crises de asma, gripe, resfriado, laringites e amigdalites são as doenças mais comuns nesse período.

“É importante lembrar que estamos vivendo um momento delicado perante a pandemia do Covid-19. Essa nova doença pode ser confundida com uma gripe; por isso, em caso de falta de ar ou outros sintomas mais graves, é preciso procurar um serviço de pronto atendimento”, alerta o Dr. Bruno Franco.

 

Como evitá-las:

- Manter o ambiente sempre limpo e ventilado, principalmente onde a criança dorme.

- Evitar aglomeração de pessoas.

- Tomar sol frequentemente, para repor vitaminas.

- Ao tossir ou espirrar, sempre cobrir com lenço ou guardanapo descartável; não usar as mãos.

- Lavar as mãos várias vezes ao dia.

- Estar bem agasalhado.

- Alimentar-se bem, com frutas, verduras e legumes.

- Procurar um médico em caso de febre ou falta de ar.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Uberabaonline1
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas