O empreendedorismo universitário
O empreendedorismo universitário parece um fenômeno muito recente, mas a verdade é que a tendência já existe há alguns anos e tem se intensificado.
As instituições de ensino atentas a essa dinâmica, como é o caso do Grupo Unis, encontraram, inclusive, maneiras de fomentar o talento dos jovens empresários.
De uma forma bastante resumida, é a criação de negócios e empresas por estudantes durante o período da faculdade.
O que acontece, muitas vezes, por necessidade. Há alunos que procuram formas de manter as mensalidades e encontram uma saída no empreendedorismo.
O ambiente acadêmico faz com que as ideias fervilhem e até quem não se imaginava nesta posição, começa a considerar a possibilidade de empreender.
O nome imponente e o fato de se falar em criação de empresas pode parecer um pouco intimidante para quem tem pouca experiência, mas na prática é muito mais simples. Você pode, por exemplo, decidir fazer brownie e chocolates para vender aos colegas de curso.
Esse é um caso clássico e tem um impacto tanto na renda do estudante como nas suas capacidades de comunicação, relacionamento e visão estratégica.
Para quem é ligado ao digital, as startups, empresas com base tecnológica, são o tipo de negócio ideal. Rapidamente, uma ideia de aplicativo ou jogo pode passar a valer milhões. Para iniciar, tudo o que é preciso é de conhecimento e um computador.
Isso provavelmente justifica o aumento exponencial do número de empreendimentos desse tipo no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), entre 2011 e o fim de 2019, a quantidade de empresas aumentou 20 vezes.
Quem pensa mais em como pode prestar um serviço à comunidade ganhando com isso, também tem espaço. Uma das principais características do empreendedorismo social é aliar o lado comunitário com ganhos financeiros.
No fim, empreender é menos complicado e mais diverso do que se imagina. No entanto, há muito que pode ser feito para que um pequeno negócio informal se torne uma empresa “com pernas para andar” ainda antes do fim do curso.
A maior Festa Cultural da Cidade de Uberaba foi dia 17 de Maio
A tradição da grande festa em celebração a Abolição da Escravatura é mesmo dia 13 de Maio, mas alguns grupos associados na nova Associação de Terno de Congos, resolveram mudar o dia de fazer o cortejo. Como a maioria dos ternos aderiram a ideia foi muito lindo no dia 17 o Grande Cortejo dos ternos.
Só quem estava lá pode ver o quão rica é a nossa cultura. As festas realizadas pelos Ternos de Congo, Moçambique e Afoxé de Uberaba foi maravilhosa e grande. Muita gente compareceu, pois foi no Sábado e muita gente de folga pode participar de uma forma dançando ou assistindo a bela festa Cultural que reúne mais de 25 grupos.
A saída com os festeiros foi da Rua Capitão Domingos e foi parar na Igreja São Domingos. Depois da celebração da tradicional missa Afro, cada um foi terminar de festejar no seu terreiro.
Semana passada da Feira Negra
Como a Feira Negra está presente em quase tudo, estávamos representados no dia 17 de Maio lá na Igreja São Domingos pela nossa Bancada da Cozinha com Churrasquinho da Feira. Foi um sucesso.
Mas o maior sucesso mesmo foi na Concha Acústica no dia 18 de Maio. Foi comemorado o dia do Chorinho. E foi um grande público na Conha Cultural cantar as músicas de repertório nacional. O Choro é um ritmo Nacionalmente conhecido e difundido nos meio do Samba. E o evento foi para celebrar o dia Nacional do Choro.
Mas os nossos expositores foram e gostaram dos resultados, Pois o público presente é mesmo do Samba e deu muito certo.
Estamos pronto para a próxima Concha Cultural que deve acontecer muito breve. Aguardem.
Agenda do próximo final de Semana da Feira Negra
Espero que você e sua família estejam preparados para mais uma Sexta Feira na Feira mais charmosa da Cidade. É a feira negra presencial no Beija Flor. A partir das 17:00 horas estaremos lá no Beija, na Av Juca Pato, 81. Bem pertinho do Terminal Vetor Sudoeste.
Na Feira você tira um gostoso lazer com a família e os amigos. Pode aproveitar e comprar muitos presentes como arte, artesanato, artigos religiosos, moda afro e muito mais. Vai poder sentar e deliciar com um churrasquinho muito gostoso. Não pode perder.
Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 13° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 27°
Tempo nublado