PMU
Prefeitura

Prefeitura de Uberaba se mobiliza para o desfile do 7 de Setembro

Prefeitura de Uberaba se mobiliza para o desfile do 7 de Setembro

22/08/2019 06h00
Por: Redação
Órgãos da Segurança Pública estiveram reunidos para traçarem estratégias para o desfile do 7 de Setembro
Órgãos da Segurança Pública estiveram reunidos para traçarem estratégias para o desfile do 7 de Setembro

Reunião coordenada pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Chefia de Gabinete, definiu ontem com órgãos da Segurança Pública, estratégias de segurança, pontos de apoio e fechamento de ruas para o desfile de 7 de Setembro. Participaram representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Penitenciária, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra. A organização do desfile cívico é da Prefeitura de Uberaba, por meio da Chefia de Gabinete e da Secretaria de Educação, com diversos parceiros.

Segundo a diretora de Ações e Eventos do Gabinete do Prefeito, Karine Facuri, o objetivo principal da reunião foi ajustar todo planejamento estratégico e logístico, além da atuação dos envolvidos. “Abriremos o desfile com o pelotão da força de segurança, cuja ordem já está definida. Teremos um evento seguro e com a participação efetiva de todos”, pontuou Karine.

O Major e assessor de comunicação organizacional da Polícia Militar – 5ª RPM, Adriano Marques Guimarães, avalia que o evento é um marco do patriotismo. “A Polícia Militar encara este evento com responsabilidade e carinho. Tudo foi pontuado da melhor forma para que o desfile ocorra dentro da normalidade. O público de Uberaba merece”.

Para o chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Uberaba, Rocha Neto, a reunião foi importante para definição das participações no evento. “Participaremos com nossas viaturas no pelotão motorizado, representando a PRF, junto a todos os órgãos de segurança pública”. Já Francisco Eduardo Gouvêa Mota, chefe do 5º Departamento de Polícia Civil em Uberaba, também destacou a importância da participação neste momento cívico militar. “É um evento em que temos a exteriorização do patriotismo brasileiro”.

 

Desfile contará com a participação de 73 escolas municipais

Segundo informações da Prefeitura de Uberaba, por meio da Chefia de Gabinete e da Secretaria de Educação, toda a estrutura do Desfile da Independência já está preparada. A comemoração cívica militar começará pontualmente, às 8h, na avenida Doutor Fidélis Reis.

O evento contará com a participação de aproximadamente seis mil pessoas, entre pelotões que envolvem secretarias, autarquias e parceiros. Cerca de 2300 alunos da rede municipal participarão da apresentação e já recebem orientação dos professores sobre o bicentenário de Uberaba. Com o tema “Uberaba 200 anos, pronta para o futuro”, a proposta é realizar um desfile separado por pelotões, contando cronologicamente a história o Município.

A professora de História da rede municipal de ensino, Michelly Dias de Barros, explica que desde 2017 foi elaborado um quadriênio, com culminância em 2020, sobre o Bicentenário de Uberaba. E, diante disto, as escolas receberam um texto que foi desenvolvido pelo Departamento Cultural da Semed, elaborado de acordo com as pesquisas desenvolvidas pela Michelly. “Além de servirem de fontes para inspiração dos alunos nas alegorias da avenida, esses textos servem como material didático para os alunos nas salas de aulas, com base no Plano Político Pedagógico das escolas da rede”, conta a professora de História, pontuando que a Semed terá a participação de todas as 73 unidades escolares da rede.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias