Zema

Governador pede que população e prefeitos redobrem os cuidados no combate à pandemia da Covid-19

Zema destacou que o estado registrou, na quarta-feira (17/6), a segunda pior marca de óbitos

20/06/2020 05h00
Por: Redação
Zema destacou que o estado registrou, na quarta-feira (17), a segunda pior marca de óbitos - Foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG
Zema destacou que o estado registrou, na quarta-feira (17), a segunda pior marca de óbitos - Foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG

O governador Romeu Zema pediu, durante pronunciamento virtual na quinta-feira (18), que a população redobre os cuidados na prevenção ao coronavírus. “Mais do que nunca, o mineiro e os prefeitos terão que fazer suas partes. Intensifiquem os cuidados com o distanciamento, isolamento social e higienização. Caso contrário, perderemos tudo o que foi construído até o momento”, alertou.

Zema destacou que o estado registrou, na quarta-feira (17/6), a segunda pior marca de óbitos. “Nosso recorde, infelizmente, foi batido anteontem, com 35 óbitos, e, ontem, a segunda pior: 33 óbitos”, lamentou. Até o momento, Minas Gerais é o estado com o segundo menor índice de óbitos, atrás do Mato Grosso do Sul.

Segundo o governador, a situação tem se deteriorado e ficado cada dia mais preocupante. Há exatamente um mês, o Estado tinha 7% das unidades de UTI ocupadas por pacientes da covid-19. Hoje, é o dobro. "Sabemos que essa trajetória ascendente não pode continuar, sob pena de que, dentro de um mês, tenhamos um estrangulamento total do sistema de Saúde, apesar dos esforços que fazemos”, explicou.

 

Infraestrutura - O Estado tem conseguido, com muito empenho, garantir condição de assistência em todo o seu território. Dentre as principais medidas destacam-se a expansão de cerca de 1 mil leitos de alta complexidade credenciados no SUS, aquisição e reparo de 1,5 mil respiradores e distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs).

Além disso, o Hospital de Campanha, na capital, já se encontra estruturado com 740 leitos de enfermaria e 28 de estabilização.

 

Informe Epidemiológico Coronavírus de ontem

 Até o momento foram 26.052 casos confirmados*. Estão em acompanhamento** 10.314 casos e são 15.138 casos recuperados***. Até o momento, foram confirmados 600 óbitos.

*Total de casos confirmados: soma dos casos confirmados, que não evoluíram para óbito e dos óbitos confirmados por Covid-19.

**Casos em acompanhamento: Casos confirmados de Covid-19, que não evoluíram para óbito, cuja condição clínica permanece sendo acompanhada ou aguarda atualização pelos municípios.

***Casos recuperados: casos confirmados de Covid-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 14 dias sem intercorrências.

Óbitos confirmados: óbitos confirmados para Covid-19.

Dos óbitos notificados (N=1.902): 600 foram confirmados, 242 encontram-se em investigação e 1.060 foram descartados para Covid-19.

Sobre casos suspeitos: Conforme nova definição de caso preconizada pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES, os casos anteriormente definidos como "suspeitos" passam a ser registrados nos sistemas oficiais de notificação como Síndrome Gripal Inespecífica, por não preencherem, em sua integralidade, critério para investigação laboratorial. Esses casos permanecerão sob acompanhamento das vigilâncias epidemiológicas estadual e municipal, mas deixam de ser tratados como casos suspeitos de Covid-19 e passam a ser tratados como síndromes respiratórias de interesse à saúde.

Dados parciais, sujeitos a alterações. Atualizado em 19/6/2020. Fonte: COES MINAS/COVID-19/SES-MG.

 Considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do Coronavírus em Minas Gerais, desde de 23/3/2020 o Boletim Informativo Diário Covid-19 publica o detalhamento apenas dos casos confirmados.

Ressaltamos que a distribuição dos casos suspeitos por município, bem como casos descartados e notificados, serão atualizadas diariamente, através do site www.saude.mg.gov.br/coronavirus - "Painel de Monitoramento de casos".

Desde o dia 27/3/2020 os casos suspeitos de Covid-19 passaram a ser notificados no E-SUS VE, novo sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Considerando o processo de transição e a instabilidade do novo sistema, ainda não é possível extrair um relatório completo, que detalhe o número de casos por municípios. Assim que possível, as informações serão atualizadas.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários