Banner prefeitura Covid
Coluna

Cultura

Luiz Hozumi

Luiz Hozumi

Luiz HozumiProdutor cultural, publicitário, especialista em gestão e políticas culturais. [email protected]

25/06/2020 05h00
Por: Redação

O QUE É ARTE?

Entendendo as diferenças conceituais entre cultura e arte, aproveito mais uma vez este espaço para comunicação. Muitas pessoas responderam a última pesquisa rápida sobre a importância da lei emergencial da cultura e agora pergunto, o que é arte para você? Na próxima semana apresento os resultados junto com a perspectiva que tenho sobre este tema tão complexo. As respostas podem ser enviadas para o e-mail [email protected] ou também para o meu perfil do Instagram @luizhozumi. Espero a participação de todos! 

 

ARTE TEATRAL É DEBATIDA EM PROJETO SEMANAL 

Com objetivo de movimentar a cena teatral da cidade Uberaba, o coletivo Sexta do Teatro tem realizado encontros on-line em seu perfil do Instagram, @sextadoteatro.uberaba todas as sextas com artista da cidade e região. E nesta sexta, dia 26 de junho o entrevistado do encontro será o ator, professor, diretor e dramaturgo Rodrigo Chagas e terá mediação do também ator e artista circense Mayron Engel. Na pauta Chagas apresentará sua história cênica com a cidade. Às 20h acontece ao vivo, mas fica também gravado na página para acessos posteriores. 

 

ARTISTA CIRCENSE DE UBERABA É SELECIONADA PARA FESTIVAL ON-LINE

Festival de Circo de Taquaruçu completa 7 anos de resistência e se reinventa para manter sua programação, que este ano acontece entre 1 e 5 de julho, completamente on-line. O evento, que é o maior da região norte do Brasil, por onde já passaram mais de 500 artistas de diversos países, oferecendo programação de altíssima qualidade artística e técnica para mais 40 mil pessoas ao longo de sua trajetória, agora explora diversos formatos para apresentações e ações formativas. Dessa forma neste ano fez seletiva também on-line, através de vídeo e documental. A artista de Uberaba Adrielly Ordones, aluna da Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro, foi uma das selecionadas junto com seu parceiro Christian Naigua do Ecuador. Os dois apresentarão a performance que conta a história de dois artistas presos em casa, apresentando o sufoco da quarentena para a arte. Para acompanhar o Festival de Circo basta acessar a página https://www.oskaco.com/.  

 

GRUPO DE TEATRO E CIRCO COMEMORA 15 ANOS DE ATUAÇÃO 

A Trupe Doom, fundada em 2005 em Uberaba, faz nesta quinta, dia 25 de junho, encontro on-line com atuais e ex-integrantes do grupo em comemoração de seus 15 anos de atuação. Com diversos espetáculos de teatro e circo a Trupe tem um extenso trabalho na área e tem durante todo este tempo formado público e contribuído para a arte na cidade. O encontro é as 19h30 nas redes sociais do grupo, que recentemente também abriu canal no Youtube com todas as suas apresentações. Participam os artistas Luana Rodrigues, José Netto, Jader Marinho, Carlos Danonny e Anderson Ued. 

 

Mário Frias toma posse como secretário Especial da Cultura

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, deu posse na última terça-feira, dia 23 de junho, ao novo secretário Especial da Cultura, Mário Frias. A partir de agora, ele será o responsável pela formulação de políticas, programas, projetos e ações que promovam o setor cultural no país. Sua nomeação já havia sido publicada na sexta-feira, dia 19, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Natural do Rio de Janeiro (RJ), Frias iniciou sua carreira de ator na década de 90, atuando em séries, novelas e filmes. Apresentou ainda programas de entretenimento na TV aberta, direcionados às famílias brasileiras. Dentre eles, um voltado para o turismo no país. Além disso, teve um breve trabalho na área musical, onde era vocalista e compositor da banda carioca de pop rock “Zona Zero”. O secretário-adjunto da Cultura, Pedro José Vilar Godoy Horta, também tomou posse nesta terça-feira. Incorporada recentemente ao Ministério do Turismo com o intuito de fortalecer e integrar as duas áreas, a Secretaria Especial da Cultura tem a missão de promover o crescimento cultural, ampliar o acesso à cultura e fortalecer a economia criativa em todas as regiões do país, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil.

Foto Roberto Castro/MTur

 

Fundação Cultural se prepara para a implementação da Lei Aldir Blanc a partir de Grupo de Trabalho

A Fundação Cultural de Uberaba está se antecipando para estar pronta à implementação da Lei Aldir Blanc, tão logo o Projeto de Lei 1.075/2020 que visa a auxiliar os trabalhadores da cultura esteja sancionado pela Presidência da República. Na última semana formalizou-se Grupo de Trabalho que já vinha se articulando e buscando informações sobre a matéria, inclusive fonte de recursos financeiros, ainda quando a matéria tramitava no Senado Federal. O PL prevê a destinação de R$3 bilhões para socorrer o segmento contra os efeitos da pandemia do coronavírus. Dentre os setores envolvidos estão o cultural, o jurídico, o financeiro e o operacional. 

 

Curta-metragem, gravado em Minas Gerais por celular e aplicativo de videochamada, estreia dia 27 de junho, no Youtube

O isolamento social, em virtude da pandemia da Covid-19, serviu de fonte de inspiração para o cineasta Jean Mendonça. O sentimento de solidão, as conversas por videoconferência com suas filhas e os momentos de pânico por acreditar estar com o Novo Coronavírus, serviram de mote para a realização do curta-metragem Sem Horas de Mim. No filme, Jean relata para suas filhas Gabriela e Rafaela, por meio de videochamada, os momentos de tensão que viveu sozinho em seu apartamento e pelas ruas da cidade, acreditando estar com o vírus. Sobre o filme - Sozinho em seu apartamento na cidade de Belo Horizonte (MG), Jean Mendonça vive momentos de tensão e pânico quando começa a sentir dores no peito. Acreditando estar infectado pela Covid-19, sai pelas ruas da cidade em busca de uma farmácia para fazer o teste rápido. Ao ver as pessoas que cruzam seu caminho, todas elas usando máscaras, sua tensão aumenta, e o pavor começa a tomar conta de seu corpo, até que o resultado do exame é divulgado.  Sem Horas de Mim tem estreia agendada para o dia 27 de junho, sábado, às 19h, no canal da Cia Banquete Cultural, no YouTube. Todo em preto e branco e filmado com celular e pelo aplicativo Zoom, o curta faz parte de uma trilogia que aborda as relações familiares de Jean durante o período de isolamento social. 

Legenda: Foto Paula Melo 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários