Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

25/06/2020 05h00
Por: Redação
O chefe de Gabinete de Franco Cartafina, Rodrigo Mateus (foto), foi o pivô da crise política do Grupo dos “Cinco” - FOTO: Divulgação
O chefe de Gabinete de Franco Cartafina, Rodrigo Mateus (foto), foi o pivô da crise política do Grupo dos “Cinco” - FOTO: Divulgação

MISSÃO DADA E MISSÃO CUMPRIDA

Após declarações de Rodrigo Mateus, chefe de Gabinete do deputado Franco Cartafina, em rádio conceituada desta cidade, o presidente municipal do MDB, Fabiano Elias, foi incumbido de percorrer os 70 municípios que compõe o G70 para levantar o cenário político e construir base de apoio para as eleições de 2020 e 2022. A pretensão do MDB é ter um candidato a deputado federal. Por que será?

 

TAMANHO DO ESTRAGO

As reuniões realizadas no final de semana entre o deputado federal Franco Cartafina, Rodrigo Mateus, Heli Andrade, Ismar Marão e Marcos Montes, sem a presença do prefeito Paulo Piau e Luiz Guaritá Neto, para definição da candidatura de Heli Andrade, virou bate boca, emergindo desentendimentos antigos entre o Grupo de Franco Cartafina e o Grupo de Marcos Montes, desde à época do ex-prefeito Anderson Adauto.

 

CONFIRMOU 

As declarações realizadas por Rodrigo Mateus foram avalizadas pelo deputado Franco Cartafina, estourando uma crise interna, tanto que em reunião no último final de semana, o secretário Executivo do Ministério da Agricultura Marcos Montes confirmou sua candidatura a deputado federal, fato que a coluna BASTIDORES já havia mencionado, pois Montes mantém sua base eleitoral nos municípios.

 

FORA DO JOGO

Depois de ser preterido no processo eleitoral, o ex-prefeito e presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto, tentou sem resultados articular a candidatura de Heli Andrade para prefeito, tentando demover o ex-deputado Tony Carlos de ser candidato a prefeito. Levando um sonoro não!

 

MICK JAGGER

Comentaristas políticos de corredores do centro administrativo tem chamado Luiz Guaritá Neto de Mick Jagger que é conhecido por trazer má sorte. Mick Jagger ganhou uma forte fama de 'pé-frio' no Brasil. E assim, é tudo que Guaritá apoia está dando para trás.

 

NOVA CONTRATAÇÃO

O empresário J. Júnior, presidente do PTB Uberaba e principal apoiador da candidatura de Tony Carlos a prefeito de Uberaba, após contratar Tharsis Bastos e Turkinho, busca trazer a tradicional Agência Solis para a campanha de Tony Carlos. Thiago e Fábio donos da agencia de publicidade, não confirmaram a informação, mas fontes dão conta que a proposta e contrato já estão com J. Júnior.

 

COMEMORAÇÃO DA OPOSIÇÃO

A oposição ao grupo que comanda o executivo municipal está comemorando a lambança realizada pelo chefe de gabinete de Franco Cartafina. Segundo líder opositor, Rodrigo Mateus merece um presente! Mandei comprar um Whisky Ballantines, o mesmo que Anderson Adauto gostava de tomar com Rodrigo para dar de presente.

 

DEMITIDO

Articulador político em conversa com a coluna BASTIDORES elogiou o ex-deputado Tony Carlos, por ter demitido Rodrigo Matheus quando percebeu seus devaneios, e questionou? Será que Franco Cartafina terá peito para fazer isso? Ou vai esperar afundar seu barco.

 

GRILO DEPUTADO

Diversos leitores da COLUNA BASTIDORES entraram em contato, sugerindo que Heli Andrade permaneça como deputado estadual, pois é o único representante do Município em Belo Horizonte, e que Grilo está sendo uma referência na Assembléia Legislativa, e que ele não pode cair no mesmo erro de Lerin e Fawin.

 

AELTON DEPUTADO

Conversas políticas trouxeram para mesa o ex-deputado Aelton Freitas, que acredita que irá retornar a Câmera Federal em 2021, acreditando na eleição de algum deputado federal do PT à prefeito, abrindo a vaga para retornar à Câmara. 

 

FAHIM NO PDT

O ex-deputado estadual Fahim Sawan não conseguiu filiar em tempo hábil no Cidadania. Caso a Justiça Eleitoral não aprove sua filiação, Fahim continuará filiado no PDT e poderá ser candidato a prefeito pelo partido.

 

CHAPA DE PREFEITOS

O PDT Uberaba após montar a melhor chapa de vereadores da cidade, podendo eleger vereador com 1000 votos, poderá ter três pré-candidatos a prefeito, Roberto Veludo, Antonio dos Reis Lerin e Fahim Sawan.

 

INVESTIGADOS PELA FEDERAL

Informações passadas à coluna BASTIDORES dão conta que o pré-candidato a prefeito pelo PDT Roberto Veludo e seus parceiros estão sendo investigados pela Polícia Federal, em decorrência das obras realizadas para Prefeitura de Uberaba.

 

CONSELHO

Informante da coluna BASTIDORES acredita que o prefeito Paulo Piau é um dos melhores gestores municipais que o país possui. Com todas as crises que Piau atravessou, a Prefeitura ainda continua redonda. Uberaba foi a campeã de investimentos no ano de 2019 e sugeriu que o prefeito mandasse fazer auditoria nas obras realizadas por Roberto Veludo.

 

ELEIÇÕES 2020

O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia em conversa com a coluna BASTIDORES informou que acha difícil que os deputados aprovem o projeto de Lei encaminhado pelo Senado para prorrogar as eleições. Diversos prefeitos possuem dificuldade para honrar o pagamento da folha, nos meses de outubro e novembro, prejudicando a campanha de reeleição.

 

HOMENAGEM E DESPEDIDA

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na terça-feira (23), uma cerimônia destinada a homenagear o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias, que se despede do cargo ao final deste mês. O novo presidente do TJMG, Gilson Soares Lemes, toma posse em 1º de julho. A solenidade, realizada no Plenário da ALMG, foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus (PV).

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários