Coluna

Vinhos & tal

Carlos Alberto Pereira

Carlos Alberto Pereira

Carlos Alberto PereiraEnófilo, Jornalista, Tecnólogo em Turismo e Hotelaria. Contato: [email protected] / 98412-6446

26/06/2020 05h00
Por: Redação

VIDAL

Hoje voltamos com a série “castas”, tema que o caro (a) leitor (a), tanto gosta! E vamos falar de uma uva que é muito cultivada no Canadá e entrega vinho brancos de altíssimo nível! São vinhos premiadíssimos- tanto na versão seco, quanto doce- mas que ainda é pouco conhecido e comercializado por aqui, já que os preços, também, não são tão amigáveis! Vamos falar da casta híbrida VIDAL!

Antes, porém, quero sugerir aos caros leitores que gostam de vinho, para aproveitarem deste momento de quarentena, para conhecerem um pouco mais sobre este maravilhoso mundo vinícola, já que boas produções sobre o tema estão sendo oferecidas e compartilhadas, gratuitamente, no modo virtual! Além de cursos, com degustações virtuais, uma infinidade de “Lives” são oferecidas diariamente! E como já disse por aqui, o vinho tem sido a bebida da Pandemia, cujo crescimento das vendas disparou neste período, com excelentes opões via e-commerce, de vários preços e estilos, praticamente, do mundo todo. Mas vamos ao tema de hoje, lembrando que os riscos de contaminação do covid-19, ainda é alto e que por isso, devemos seguir, disciplinadamente, usando as máscaras protetoras, a higienização de nossas mãos (com água e sabão) e claro, fazer o uso do álcool em gel! Uma boa leitura á todos!   

 

Origem

A casta Vidal, também conhecida como Vidal Blanc, é uma variedade de uva híbrida branca, desenvolvida em 1930, por Jean Louis Vidal. Ela é o resultado do cruzamento da uva italiana Trebbiano (Ugni Blanc) com a Seibel 4986 (Rayon d'Or). Os sinônimos incluem: Vidal Blanc, Vidal 256 

 

Onde se cultiva

Levada para o Canadá no final dos anos 40, a Vidal é uma uva muito resistente, que se adaptou perfeitamente tanto no Canadá como nos Estados Unidos, especialmente nos estados de Virgínia , Michigan , Carolina do Norte, Pensilvânia, Ohio , Rhode Island e Nova York. Ela é mais conhecida como a uva do gelo de Ontário, onde é cultivada em grande extensão. Mas há plantios limitados também no Centro-Oeste e Quebec .

 

Características

Esta uva é uma variedade resistente que pode suportar temperaturas muito mais baixas do que outras variedades mais tradicionais de uvas para vinho. Produz grandes cachos de bagas de casca grossa e é suscetível à pragas como coulure, oídio e botritys. Ela tem alto teor de açúcar, e a acidez é de moderada a alta. Geralmente é colhida depois de outras variedades, pois os produtores podem optar por deixá-la na vinha para aumentar os açúcares e diminuir a acidez da uva.

 

Os vinhos

A alta acidez natural da Vidal a torna adequada para uma ampla variedade de estilos de vinhos, desde os leves e crocantes com uma acidez alta ou levemente seco, e também no estilo IceWine, bem doce. 

Os vinhos de mesa, seco e encorpado, apresentam um exuberante toque floral, que é uma das caraterísticas e estilos deste vinho. Mas seus sabores se amplificam quando transformados em uma versão doce (Icewine), onde sabores de frutas são intensos, com destaque para o caramelo e damasco. Enfim, esta casta produz vinhos com acidez brilhante e normalmente não precisam de muito envelhecimento, embora haja bons vinhos com passagem por barricas

 

Harmonização

Como o Vidal Blanc pode ser produzido em uma ampla variedade de estilos de vinhos, como, secos e envelhecidos em madeira ou não, e também de sobremesa, mais doces, ele pode ser combinado com uma boa variedade de alimentos.

Nos estilos secos e crocantes, combinam com frutos do mar, como vieiras, salmão, atum ou salada de caranguejo e até brócolis. Nos estilos mais doces podem combinar bem com frutas ou vários tipos de sobremesas à base de frutas e com queijos fortes e salgados e, também, frutas secas!

 

Dica de Vinho

A dica é de um produtor canadense, que fez o primeiro vinho do gelo, cujas uvas, foram congeladas naturalmente. De nome “Vinho Inniskillin Vidal Pearl Icewine”, este exemplar possui em sua receita somente uvas colhidas em vinhedos próprios. O vinho apresenta cor amarelo, aroma de manga, lichia e damasco, combinados com um paladar denso e cremoso, acidez equilibrada e alto um grau de doçura. 

Vinho: Inniskillin Vidal Pearl Icewine

Produtor: Inniskillin Wines

Uva: Vidal

País: Canadá

Região: Península do Niagara

Volume: 375ml

Teor alcoólico:  9%

Temperatura de serviço: 6-8˚C

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários