Maria das Graças Salvador
Uberaba pode bater recorde de frio nos próximos dias. Uma massa de ar frio chega a Minas Gerais e os efeitos serão sentidos no município e ainda pode registrar chuva no começo desta semana. As informações são da climatologista Wanda Prata.
“Antecedendo a entrada do frio tivemos uma chuva isolada a Sudoeste e Centro da cidade. Era aguardada a chegada de um ciclone, que chegou nesta segunda-feira, 9, que traz algumas chuvas pequenas, leves e isoladas para Uberaba e região. Depois disso teremos a queda de temperatura. Essa queda não será muito grande. Estávamos com 20º e vamos cair para 14º, 15º e depois, durante a semana vamos para 12º. No final da semana outra vez voltamos para 15º, 16 º. Isso será uma constante. A máxima será 28º a 30º”, informa Wanda Prata.
Porém a climatologista destaca que teremos um período seco. “Mas o índice de evaporação será muito alto, de 4 a 6 mm a cada 24h. De maneira que vamos enfrentar um período mais seco. No ano passado foi um ano muito quente, um dos mais quentes e secos que já tivemos. E este ano promete ser seco também, mas de vez em quando entra uma baixa pressão com uma alta pressão e pode dar alguns chuviscos em alguns pontos. No mês de março ainda tivemos algumas chuvas, em abril tivemos apenas 8 mm de chuva e já estávamos em plena seca. O mês de julho começa com a possibilidade de alguns chuviscos. Podemos dizer que este ano será um ano quente, que as nossas temperaturas ficarão entre 14º, 15º e de vez em quando vai descer até para 12º. É a constante que disse. Mas quando chegar a alta pressão serão dois a três dias, será um ano mais aquecido”, revela a climatologista.
Entretanto, Wanda Prata lembra que atualmente temos um problema. “No momento temos cinco erupções vulcânicas no Globo. Tanto no Hemisfério Norte como no Hemisfério Sul. Esses vulcões jogam material particulado para o céu, que obstruem a passagem do sol. Então esfria a troposfera. As massas de ar de altas pressões frias que sobem, pega esse ar frio e se ajusta ao dela. Então é possível que ainda tenhamos alguns frios mais significativos, por conta dessa atividade vulcânica. Mas isso a gente está observando para ver o que irá acontecer. Às vezes joga as erupções não jogam só material particulado, jogam muitos gases e os gases não obstrui os raios solares. Então, teremos uma semana mais fria e depois passa o grosso do frio. É nós teremos uma temperatura de 14, 15º pela manhã e as tardes serão de 25º, 26º, 27º, vai aquecendo e depois torna a esfriar um dia, no outro chega o vento mais frio que não estávamos esperando, mas ele vem. E pode chegar também um vento quente e esquentar mais. Estamos sujeitos a tudo isso” explica Wanda Prata.
Chuvas – Vale lembrar que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Minas Gerais tem 334 municípios sob alerta de chuvas intensas com ventos de até 60 km/h. Uberaba é uma das cidades que está na lista. De acordo com o Inmet, a previsão afeta principalmente as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Sudoeste de Minas. Conforme o Inmet, há possibilidade de pancadas entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia de volume de água, o que é considerado intenso e classificado como "perigo potencial".
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 9° Máx. 18°
Chuva