Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

27/06/2020 05h00
Por: Redação
O prefeito Paulo Piau entrará para história de Uberaba consagrado como melhor prefeito - Foto: Divulgação
O prefeito Paulo Piau entrará para história de Uberaba consagrado como melhor prefeito - Foto: Divulgação

NASCEU COM UMA ESTRELA

Às vezes, fico pensando nas tragédias que acontecem na vida das pessoas e elas sobrevivem. Outras, por tão pouco, morrem. Agora, mais do que nunca, me convenço que o prefeito Paulo Piau (MDB) nasceu com uma luz, uma estrela e com um destino que consegue superar todas as adversidades e os percalços de um homem público.

 

A HISTÓRIA NÃO MENTE

De família simples formou virou engenheiro agrônomo, pesquisador da Epamig, secretário de Agricultura, de Industria, Comércio, Turismo e Esporte, deputado estadual, federal e prefeito de Uberaba. Em todas as eleições que participou nunca foi derrotado, mesmo com inúmeras dificuldades, ora abandonado pelos que hoje chamam de amigos, ora apoiados por todos. Sempre teve uma conduta exemplar e ilibada.

 

PARA SER PREFEITO

Sem adentrar nas puxadas de tapetes, quando foi deputado estadual e federal, Piau para transformar em candidato a prefeito de Uberaba, quando deputado federal, teve que enfrentar o ex-prefeito Anderson Adauto dentro do próprio MDB que gozava de credibilidade e poder dentro do partido, além de alto índice de popularidade.

 

PRIMEIRO MANDATO

Piau foi eleito para governar a cidade com 51,36% do total de votos válidos contra o favorito na época Antonio dos Reis Lerin, e iniciou seu governo implantando uma visão de Uberaba para os próximos 20 anos, contra o ceticismo dos imediatistas, organizando a casa, colocando ordem, secando a gordura existente na máquina administrativa.

 

SEGUNDO MANDATO

Avesso a gastar o erário público com campanhas milionárias, a oposição tentou colar a imagem de que Piau seria parado, não tinha inércia, ou pulso para comandar a Prefeitura. Com uma popularidade em baixa, antigos amigos passaram a ser desafetos, contudo, consagrou como um dos 10 prefeitos em Minas Gerais que conseguiu se reeleger para o cargo de prefeito com 75.251 votos.

 

SUPERANDO CRISES

Com austeridade Paulo Piau enfrentou a crise financeira provocada pela falta de repasses do Governo Mineiro, enquanto a totalidade das prefeituras de Minas deixa de efetuar o pagamento dos servidores Piau pagou em dia, e ainda, valorizou o funcionalismo público, captou recursos para investimento em infra-estrutura, entregou mais de 15.000 unidades habitacionais, além de diversas novas empresas, como a cervejaria Petrópolis que foi o maior investimento empresarial de Minas Gerais em 2019, e mesmo enfrentando a pandemia do Covid-19, servindo de exemplo para o Brasil, os investimentos não param na cidade de Uberaba.

 

INTERNET TERRA DOS IGNORANTES

A todo momento observamos diversas Fakenews nas redes sociais, pessoas fazendo ataques depreciando os outros, pretensos candidatos a vereador e a prefeito atacando e falando asneiras, sem ter conhecimento de causa ou sobre o assunto, e pior sem nunca terem feito nada pela cidade, nem mesmo plantando uma árvore.

 

CURTE MAS NÃO ACREDITA

Analisando redes sociais, grupos de whatsapp, constata-se, que as mesmas pessoas que estão em um grupo, participam dos demais, tentando viralizar fakenews entre as mesmas pessoas, outros curtem, porque gostam do mal feito, mas na quando chega a hora de escolher, refugam as pessoas que tacam as pedras.

 

VEJA A HISTÓRIA

A história recente mostrou que nas últimas quatro legislaturas da Câmara Municipal, todos os vereadores que tacavam pedras, montavam circo, não foram reeleitos, todos os candidatos que atacavam a administração perderam as eleições, até meu amigo Anderson Adauto, quando deixou de atacar, mudando o discurso para construção foi eleito prefeito.

 

OUVINDO O POVO

70% da população não está preocupada com as eleições municipais deste ano, o restante fica dentro da bolha de suas convicções e esquecem de escutar o povo, ontem tive a oportunidade de percorrer os bairros de Uberaba, encontrar com pessoas simples, e fazer o que muitos não fazem! Escutar o povo, e me surpreendi com pessoas simples, felizes com o prefeito por ter pulso firme em combater a pandemia, outros elogiando por estarem empregados na construção da fábrica da Petrópolis, por terem recebido sua casa própria, e ainda, por ver a cidade bonita e limpa. 

 

SENTIMENTO PARA 2020

Mas também tem aqueles que criticam, que Uberaba precisa disso, precisa daquilo, que fulano tá certo, que o vereador ciclano está correto, mas quando questionado sobre o idoneidade, caráter, honradez do prefeito, todos são unânimes em afirmar que ele é especial, e que tem muitos inimigos, quando questionados, se apoiariam alguém indicado por ele, esses mesmos indignados, dizem sim, e que preferem alguém que Ame Uberaba, do que aqueles que batem e depreciam nossa cidade.

 

GENTE INOCENTE

Assim nos bastidores da política, vejo que existem muitos inocentes que desprezam a inteligência e astucia de um mineirinho de Patos de Minas, que nunca perdeu eleição, e que entrará para história como um dos melhores prefeitos desta cidade, em achar que ele não influenciará nas eleições de 2020. 

 

PMU CORRIGE

Ref.: Release publicado na edição de ontem do JORNAL DE UBERABA: ‘Centro de Uberaba receberá réplicas de filhotes de dinossauros” encaminhado na quinta feira (25). No quarto parágrafo, onde está escrito Babolifauro, a primeira espécie correta é Abelissauro. Na primeira linha do sexto parágrafo a técnica é Paleoarte e não poliarte, como foi grafado.

 

FRANCO PAPAI

O deputado federal Franco Cartafina e sua esposa Maísa Lemos comemoram o nascimento de Luna, a primogênita.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários