Frutal deu início, nesta segunda-feira (09), a um mutirão de prevenção ao câncer de mama e se torna, assim, a primeira cidade do interior de Minas Gerais a participar do programa de validação do Protocolo Linda Lifetech — uma tecnologia inovadora que utiliza fotografia térmica associada à inteligência artificial para detectar sinais precoces da doença. Com o Protocolo Linda Lifetech, mulheres mais jovens, de 25 a 49 anos, terão acesso a um exame complementar que permite antecipar o diagnóstico, aumentando as chances de cura.
A articulação é do diretor de Relações Institucionais do Hospital Hélio Angotti e coordenador da Agenda da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, Narcio Rodrigues, que escolheu Frutal como sede do projeto-piloto do Protocolo Linda Lifetech. O projeto contou com o apoio imprescindível dos vereadores da Câmara Municipal de Frutal do mandato passado e do atual presidente do legislativo frutalense, vereador Fernando Quineira e, ainda do deputado estadual Raul Belém, que também viabilizou recursos para o Projeto em Frutal. Representaram o hospital no lançamento, além de Narcio, o vice-presidente, Dr. Gabriel Prata; o diretor de Inovações, Dr. Vítor Lara e o conselheiro administrativo, Dr. Felipe Toledo Rocha.
O mutirão é coordenado pelo Cempre Mulher, do Hélio Angotti, que acaba de inaugurar, em Frutal, um espaço climatizado e equipado com toda a infraestrutura necessária para a realização dos exames. “Este mutirão marca o início de um novo ciclo na prevenção do câncer de mama no Brasil. O uso da inteligência artificial permitirá salvar vidas com base em ciência, tecnologia e compromisso social, tendo Minas Gerais como território pioneiro nessa iniciativa”, destaca Nárcio.
É importante reafirmar que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece mamografias de rastreamento apenas para mulheres entre 50 e 69 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Enquanto, no Protocolo Linda Lifetech, os exames atendem mulheres com idade entre 25 e 39 anos.
As interessadas devem procurar o Cempre Mulher, no Edifício Três Poderes, localizado na Praça Sete de Setembro, 200, sala 504, centro de Frutal. Ou ligar para (34) 98483-5858.
O QUE É O EXAME LINDA LIFETECH? - O exame utiliza fotografia térmica associada à inteligência artificial para identificar alterações de temperatura nas mamas — possíveis indícios do desenvolvimento do câncer antes mesmo do surgimento de sintomas ou alterações visíveis em outros exames. Desenvolvido por uma startup brasileira sediada no Canadá, o protocolo Linda Lifetech é pioneiro e está sendo validado no Brasil. O Hospital Hélio Angotti é o único hospital filantrópico do país autorizado a operar o programa.
O exame é realizado a uma distância de 60 centímetros dos seios, sem contato físico, sem dor e sem exposição à radiação. A captura da imagem leva cerca de cinco minutos e é feita com um equipamento semelhante a um celular, conectado a um sistema de inteligência artificial, em ambiente com temperatura controlada (entre 20 °C e 23 °C).
Cabe salientar que este exame não substitui a mamografia, mas é um complemento na triagem precoce. Os resultados preliminares saem em poucos minutos e o laudo completo fica pronto em até 48 horas.
Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 13° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 27°
Tempo nublado