Sexta, 18 de Julho de 2025 10:45
(34)99210-4372
Anúncio
Cidade Trânsito

Uberaba divulga primeiro boletim epidemiológico sobre violência no trânsito  

Publicação marca a inclusão oficial do tema como agravo de notificação municipal,

13/06/2025 04h00
Por: Maria das Graças Salvador
Boletim epidemiológico irá destacar a gravidade dos sinistros de trânsito, que podem ser evitados – Foto: Divulgação  
Boletim epidemiológico irá destacar a gravidade dos sinistros de trânsito, que podem ser evitados – Foto: Divulgação  

Nessa quinta-feira, 12, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba publicou o primeiro boletim epidemiológico sobre os casos de violência no trânsito no município. A publicação, que marca a inclusão oficial do tema como agravo de notificação municipal, traz uma análise detalhada das notificações registradas entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024. O objetivo é informar e sensibilizar profissionais da saúde, gestores públicos e a população sobre a gravidade dos sinistros de trânsito, termo atualmente adotado pela ABNT em substituição a “acidentes”, e que carrega a ideia de que tais ocorrências muitas vezes são evitáveis.

Segundo o levantamento, foram registradas 3.059 notificações de vítimas de sinistros de trânsito atendidas nos hospitais e unidades de pronto atendimento de Uberaba durante os 24 meses analisados. A maior parte dos casos foi encaminhada para o Hospital Regional (COT) e Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), este último responsável pelo maior volume de atendimentos desde que aderiu à notificação em setembro de 2023. A maioria das vítimas é composta por jovens do sexo masculino, entre 20 e 29 anos, principalmente condutores de motocicletas. Os sinistros ocorrem com maior frequência às sextas, sábados e domingos, e as lesões mais comuns são fraturas, contusões e escoriações.

A enfermeira Referência Técnica em Vigilância das Violências, Raissa Mazeti, explicou que o estudo foi possível graças à adesão gradual dos serviços de saúde ao sistema de notificação a partir de 2023. “A gente conseguiu traçar o perfil das vítimas e entender como esses acidentes acontecem. A maioria das vítimas são motociclistas, homens jovens, e os atendimentos ocorrem principalmente no HC e no Hospital Regional”, afirmou. Ela também destacou o impacto da violência no trânsito na saúde pública: “É um problema que sobrecarrega os serviços hospitalares e gera ocupação prolongada de leitos, ainda que esse boletim não tenha se debruçado sobre esse dado específico.”

O boletim é lançado em alusão ao Maio Amarelo, movimento mundial de conscientização sobre a segurança no trânsito, e reforça dados alarmantes já conhecidos em âmbito nacional e estadual. Entre 2019 e 2023, o Brasil registrou mais de 4,6 milhões de sinistros, com mais de 20 mil óbitos no local; em Minas Gerais, foram mais de 1,2 milhão de ocorrências no mesmo período. A publicação está disponível no site oficial da Prefeitura de Uberaba e representa um importante passo na qualificação das ações de vigilância e prevenção à violência no trânsito no município.

O Boletim Epidemiológico Violência no Trânsito pode ser acessado por meio do link file:///C:/Users/renata.farnezi/Downloads/Boletim%20Epidemiol%C3%B3gico%20Viol%C3%AAncia%20no%20Tr%C3%A2nsito%20(Junho%202025).pdf

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.