Coluna

Vinhos & tal

Carlos Alberto Pereira

Carlos Alberto Pereira

Carlos Alberto PereiraEnófilo, Jornalista, Tecnólogo em Turismo e Hotelaria. Contato: [email protected] / 98412-6446

03/07/2020 05h00
Por: Redação

VERDICCHIO

Olá amigos leitores e leitoras, vamos falar hoje da clássica produção vitivinícola da Itália, mais especificamente de uma região localizada bem ao centro do país, cujo Terroir é riquíssimo e único, onde clima, solo e cultura local, fazem o conjunto perfeito para a produção de um vinho branco de grande personalidade. Vamos falar da região de Marche e da casta Verdicchio, que segundo a prestigiadíssima escritora, jornalista e crítica de vinhos britânica, Jancis Robison,  é “uma uva com caráter e personalidade”! Então vamos á ela! Um bom final de semana e uma boa leitura!

 

Origem

Com registros que apontam a sua presença desde o século XIV, a casta Verdicchio, é uma variedade branca, que acredita ser originária da Itália - e cultivada principalmente na região de Marche, no centro do país. O nome Verdicchio deriva do verde (verde - em italiano) e refere-se à leve tonalidade verde / amarela que os vinhos têm quando feitos a partir da variedade.

Ampelógrafos defendem ser esta, uma casta indígena, e que parece haver uma relação genética com as variedades de uvas Trebbiano e Greco. No caso da Trebbiano a relação seria com os seus clones que são cultivados na Lombardia e em Soave, cuja semelhança ,  é bem próxima da Verdicchio. Por outro lado, há evidências genéticas que mostram que a casta Greco, seja provavelmente, um ancestral de quase todas as variedades de uvas brancas nativas da Itália.

 Ela pode ser encontrada em várias regiões vitivinícolas  do país, mas se adaptou bem ao terroir de Marche que fica nas colinas ao longo da costa do Adriático, nas D.O.P- Denominação de Origem Protegida-  nas províncias de Macerata e Ancona; nomeadas de Verdicchio di Matelica e Verdicchio dei Castelli di Jesi. A Verdicchio, também é conhecida na Itália como: Trebbiano di Soave - Trebbiano di Lugana - Marchigiano e Turbiana. Ela também está no DNA da Peverella, uma variedade de uva da região do  Trentino, cultivada no Brasil, no  Rio Grande Sul. 

 

Características

Na vinha, a variedade é de maturação média a tardia, é suscetível ao oídio , bem como a Botrites Cynerea e á  Podridão Ácida

 

A Uva e os Vinhos

A Verdicchio , é uma variedade versátil, usada tanto para vinhos de mesa leves e fáceis de beber, quanto para exemplares mais complexos. Além dos vinhos tranquilos, ela  é usada para fazer vinhos espumantes. A Verdicchio é um varietal de rápido crescimento, que tem nos solos bem drenados de areia e calcário, sua melhor adaptação. É uma uva com alto teor de ácido e normalmente possui um bouquet muito delicado.

Ela produz vinhos brancos de alta qualidade, que são reconhecidos por ter  um sabor característico de nozes , amêndoas, frutas verdes e notas cítricas. E de acordo com as técnicas de vinificação utilizadas e, também da safra, os seus  vinhos podem variar de  frescos e acessíveis a vinhos ricos em estrutura , que são capazes de envelhecer por 10 anos ou mais.

O vinho da variedade Verdicchio é melhor ser consumido, nos primeiros dois anos a partir da data da safra. Embora se façam vinhos 100 % varietais, a maioria dos vinhos com Verdicchio, são feitos com até 15% de outras variedades de uvas na mistura final. E as castas  Trebbiano e a  Malvasia são as mais utilizadas. 

 

 

 

Dica de Vinho

País : Itália

Região: MARCHE

Tipo do Vinho: Branco

Uva: 100% VERDICCHIO

Volume: 750ml

Teor Alcoólico: 14%

Vinícola: GAROFOLI

Visual: Amarelo palha

Safra: 2016

Temperatura de Serviço: 10°C a 12°C

 

Características:

Olfativo

Frutado com notas cítricas frescas e ervas aromáticas

 

Gustativo

Com ótimo caráter, sabor muito prolongado e elegante.

Fresco, Leve, Aromático.

 

Harmonização

Frutos do mar, comida oriental , saladas e carnes brancas com ervas aromáticas

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários