Sem dúvidas, os empreendedores negros e empreendedoras negras necessitam de resiliência para começar, continuar e progredir com seus negócios. Mas por que isso acontece?
O Brasil tem um ecossistema robusto de startups. Hoje, o país é referência mundial. Dentro desse ecossistema, há diversos empreendedores negros e empreendedoras negras que também estão deixando suas marcas. Startups como AfroSaúde, Conta Black, Inhaí, Creators, Diaspora.Black, TrazFavela, IBO – Instituto Black Office, Tem Jogo, entre outras, vem se destacando no mercado pela sua excelência e qualidade dos serviços prestados, além, é claro, da representatividade, que é extremamente importante quando falamos em referência.
Contudo, o relatório BlackOut: Mapa das Startups Negras 2021, realizado pela BlackRocks Startups, uma hub de inovação que busca promover acesso à população negra ao ecossistema de inovação, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), mostrou que apenas 25% das startups brasileiras foram fundadas por pessoas negras ou pardas.
Como sempre, a conta não fecha. Veja bem, conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua 2022, 45,3% dos brasileiros se declaram como pardos e 10,6% como pretos. Ou seja, mais da metade da população. E por que os números de startups fundadas por pessoas pretas e pardas é bem menor? A resposta para essa pergunta tem vários caminhos possíveis, e todos eles seguem a trilha do racismo estrutural.
A real é que muitos empreendedores negros não têm um aporte inicial para tocar o seu negócio e dificuldades até mesmo para conseguir um empréstimo em bancos para poder tirar suas ideias do papel, e o mais difícil depois disso tudo: manter o negócio em funcionamento. Muitos desistem e acabam fechando as suas startups, isso quando não acabam saindo no prejuízo.
Além dessas dificuldades, outro fator inesperado ganhou protagonismo nos últimos anos e atingiu em cheio os empreendedores negros: a crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19 a partir de março de 2020 no Brasil.
Uma pesquisa realizada no ano passado sobre o impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), apontou que houve uma queda de 62% de faturamento desse grupo ao se comprar com os dados do período de pré-pandemia, que foi de 56% (dado também faz referência à queda sofrida pelos negócios de empreendedores brancos).
Diante deste panorama, é possível perceber que pessoas pretas que querem empreender no mundo tech, muita das vezes, precisam vencer algumas barreiras estruturais que exigem um esforço absurdo para que elas não fiquem no caminho, seja pelo cansaço, pela falta de apoio e perspectiva.
O Círculo de Saberes será lançado na Segunda Feira no auditório da FIEMG
A Feira Negra como de comum, inovando sempre quando pode. Acabamos de lançar o Projeto Saber Empreender que já vem com uma carga de grande responsabilidade e já é sucesso.
É um projeto que vai trazer os melhores Profissionais Liberais que tem vontade de expandir, divulgar e mostrar suas capacidades profissionais para outras pessoas, ampliando o seu NetWork e dividindo saberes e conhecimentos para o público presente numa plateia que vai estar sedenta para aprender.
Convidamos para ser Mediadora dos Trabalhos a Especialista em Marketing Gedna Teodoro que tem uma vasta experiência em Marca Pessoal, para dar a principal dinâmica do evento.
O Círculo de Saberes é um programa recorrente que vai acontecer em sequência para trazer vários Profissionais para a mesa e mostrar seus diversos saberes para o público.
Nesta primeira edição vai estar na mesa de bate papo, duas grandes mulheres Profissionais Negras, trazendo suas experiências e um pouco dos saberes delas.
A Myriam Silva, vai tratar do assunto sobre vendas e negociações. A Karla Francielle, vai tratar do assunto sobre empreender.
Será no auditório da FIEMG Uberaba, na Praça Frei Eugênio, 363 a partir das 19:30 horas. Vamos aguardar a sua presença para aprender um pouco mais e prestigiar esse maravilhoso Projeto.
Agenda da Feira Negra no final de Semana
Continuamos com as atividades neste fim de semana.
Com é feriado na quinta e muita gente aproveita pra viajar, nós da Feira Negra conseguimos encaixar mais uma atividade pra você estar com a gente na Sexta Feira a noite.
Espero que você e sua família estejam preparados para mais uma Sexta Feira junto com a Feira mais charmosa da Cidade. Será lá na CONCHA ACÚSTICA a festa Junina. Muita animação pra você curtir bastante. É a feira negra presencial na Concha Acústica, a partir das 19:00 horas estaremos lá para atender você.
Na Feira você tira um gostoso lazer com a família e os amigos. Pode aproveitar e comprar muitos presentes como arte, artesanato, artigos religiosos, moda afro e muito mais. Vai poder sentar e deliciar com um churrasquinho muito gostoso. Não pode perder.
Será uma enorme alegria ver você e sua família nos acompanhando.
Mín. 16° Máx. 25°
Mín. 13° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 30°
Tempo nublado