Política

Eco050 apresenta projeto de melhorias no trecho urbano da 050

Piau explica que o conceito da proposta da Eco050 é fazer do trecho de travessia urbana uma grande avenida

04/07/2020 05h00
Por: Redação
O prefeito, Paulo Piau, destaca 'proposta ousada' da concessionária da BR-050, a Eco050 de construir parte do anel viário - Foto: André Santos/PMU
O prefeito, Paulo Piau, destaca 'proposta ousada' da concessionária da BR-050, a Eco050 de construir parte do anel viário - Foto: André Santos/PMU

Na quinta-feira (2), o prefeito Paulo Piau recebeu equipe da concessionária da BR-050, a Eco050, que apresentou pacote de melhorias para o trecho urbano da rodovia federal que passa por Uberaba, com incorporação de novas marginais, iluminação, trevo, inclusive estudo de viabilidade do anel viário.

A reunião foi acompanhada pelo vice-prefeito João Gilberto Ripposati, secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação José Renato Gomes; de Planejamento Nagib Facury. A Eco050 foi representada pelo seu diretor superintendente, Luis Salvador, pelo gerente de Contratos Federais. Matheus Fernandes e do gerente de Engenharia, Tiago Carvalho.

"Quero elogiar a equipe da Eco050 que assumiu a rodovia recentemente e parabenizá-la pelo diálogo. Quando a concessionária vem buscar solução para problema de iluminação, de viadutos, como o do Alfredo Freire e do Beija-Flor, construídos há muito tempo, ficamos muito felizes. E, além disso, a Eco050 trouxe uma proposta ousada, a de construir uma parte do anel viário, que já tem projeto, inclusive da parte ambiental submetida ao Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura]", ressalta Piau.

Piau explica que o conceito da proposta da Eco050 é fazer do trecho de travessia urbana uma grande avenida. "Quando vem da própria concessionária o projeto, mesmo que não em curto prazo, porque é um projeto muito grande, mas ao menos em médio prazo, podemos acreditar numa infraestrutura viária e de mobilidade de qualidade para os uberabenses e para quem trafega pela rodovia", destacou Piau.

"O pacote de melhorias apresentado é uma conquista histórica. Desde quando legislador e na condição de vice-prefeito defendo as melhorias para a segurança da mobilidade urbana e sustentabilidade ao desenvolvimento. A construção de vias marginais nos dois sentidos, iluminação, passarelas, e adequação dos acessos e viadutos são reivindicações antigas que ficaram por completar após a realização das obras de duplicação da BR. Principalmente nos trechos compreendidos entre o Volta Grande até o Cassu, Margarida Rosa Azevedo, Estrela da Vitória, Vila Planalto, Pacaembu, Morumbi, Beija-Flor, Alfredo Freire, DI-1, Déa Maria, DI-2 (KM 164 a 183)", pontua o vice-prefeito João Gilberto Ripposati.

Para o secretário de Planejamento Nagib Facury, a partir da próxima semana haverá reuniões conjuntas em que será tratado do futuro do anel viário. "Entendemos ser de vital importância esses estudos que deverão ser tratados junto ao Dnit para sua aprovação e execução em médio prazo pela empresa. Também farão parte desse estudo toda infraestrutura da BR no trecho urbano que também será urbanizada e no futuro ser tratada como mais uma avenida da cidade", frisa.

O diretor superintendente da Eco050, Luis Salvador, conta que apresentou ao prefeito uma prévia dos estudos que estão em tratativas com a agência reguladora, a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres], em que haverá a incorporação de novas marginais, iluminação e mais melhorias em todo esse trajeto da BR 050, com o trecho urbano de Uberaba.

De acordo com Salvador há proposta da criação de um grupo de trabalho em conjunto com a prefeitura para estudar a possibilidade de um contorno rodoviário no Município. "Dessa maneira, poderemos segregar os veículos que utilizam a rodovia para longas distâncias, os veículos comerciais de trajeto de longa distância e aqueles que utilizam a rodovia de forma urbana. Por isso, essa fase de estudo em que estamos é para que possamos identificar a viabilidade desse projeto", afirma.

 

 

 

 

 

 

 

 

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