Coluna

Mulherio

Juba Maria

Juba Maria

Juba MariaJornalista formada pela UFRJ, mãe e poeta, trabalha como Assessora de Comunicação da Infraero. É uma das coordenadoras do projeto AMAi e dá palestras sobre Comunicação Não-Violenta.

05/07/2020 05h00
Por: Redação

PSOL tem diretório em Uberaba

O PSOL Uberaba agora tem um diretório municipal. Os nomes escolhidos foram Camila Costa (presidência),  Poliana Costa (secretaria geral), Marcos Trujilho (resouraria), Mariana Scandar (Secretaria de Comunicação) e José Eustáquio (Secretaria de Formação Política). Duas chapas foram apresentadas durante a convenção.

 

Tendências

Dessa forma, apenas duas tendências do PSOL estão representadas no diretório, sendo elas o Movimento Esquerda Socialista (MES) e a Resistência. Pedro Perassi, Victor Hugo e Maria Sandra foram indicados suplentes. 

 

Desfiliação coletiva

Inconformados com os rumos do partido em Uberaba, 9 filiados, todos independentes,  assinaram carta de desfiliação coletiva, a maioria das quais mulheres.

 

Admiração ao PSOL permanece

O grupo informou que permanece a admiração pelo PSOL e o apoio às construções do partido em andamento em outros municípios onde elas se dão de maneira respeitosa e saudável e o orgulho inconteste pelos mandatos feministas oriundos do PSOL Minas, com Áurea Carolina, Andreia de Jesus, Cida Falabella e Bella Gonçalves.

 

Distritos pobres de SP estão entre os mais contaminados

Saiu o “Inquérito domiciliar para monitorar a soroprevalência da infecção pelo vírus SARS-CoV-2 em adultos no município de São Paulo”. No total, 11,4% da população da cidade foi contaminada. Mas segundo o levantamento, 6,5% dos casos estão localizados nos distritos mais ricos enquanto 16% estão dos distritos nos mais pobres. 

Trata-se de um estudo transversal com amostragem probabilística realizado no Município de São Paulo entre os dias 15 e 24 de junho de 2020 (16 semanas após o primeiro caso registrado na cidade). Os dados fazem parte do projeto https://www.monitoramentocovid19.org/. De acordo com o documento, as diferentes prevalências de anticorpos antiSARS-CoV-2 “refletem a desigualdade social do município de São Paulo”.

 

Parceria entre PMU e UFTM

A  Prefeitura de Uberaba finalmente formou uma parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro para garantir o envio de relatórios com projeções de casos, óbitos e ocupação de leitos na cidade. A pesquisa é coordenada pela professora Michele Maldonado. “Nessa última decisão de não flexibilizar mais, os gráficos contribuíram muito”, informou Michele.

 

Projeção X Realidade

Para ter acesso às projeções, qualquer pessoa pode acessar o endereço https://coviduberaba.github.io/. Para se ter uma ideia, no dia 27 de junho, os pesquisadores projetaram que, em 2 de julho, Uberaba teria de 781 a  925 casos notificados. A projeção foi acertada, uma vez que, segundo o Boletim Epidemiológico da PMU, na data de 2 de julho, Uberaba registrou 826 casos positivos. “Os modelos funcionam melhores com projeção de curto prazo”, explicou Michele. 

 

Informações relevantes

A pesquisadora informou ainda que uma pessoa infectada em Uberaba está contaminando 1.33 pessoas, sendo que na semana anterior esse valor havia sido de 1.26. Já a taxa de isolamento média de Uberaba é 38%. 

 

Transparência

A PMU também passou a divulgar ao público os dados relativos aos programas  “Uberaba Solidária” e “Juntos por Uberaba”, que recebem doações de empresas e comunidade. As informações foram disponibilizadas  “Painel Transparência Covid-19”, dentro do Portal Saúde Ativa, criado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Controladoria Geral, Secretarias de Saúde, Administração e Fazenda e da Codiub – Inteligência Digital.

 

Gestão local frente à pandemia

Com o apoio da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), a Fundação Fernando Henrique Cardoso fará um webinar com o tema "Gestão local frente à pandemia" na próxima quinta-feira (9), às 17h30.  Débora Almeida (PSB-PE), prefeita de São Bento do Una (PE), e Paula Mascarenhas (PSDB-RS), prefeita de Pelotas (RS) participam do evento virtual.

 

Silêncio

Permanece sem resposta a Carta enviada ao Conselho da Mulher de Uberaba, onde uma série de representantes da sociedade civil organizada cobraram explicações sobre supostas denúncias apresentadas por mulheres vítimas de violência.

 

Núcleo Maria Rita

Mulheres estão se reunindo para conversar e apresentar demandas da sociedade ao Conselho da Mulher e Conselho Municipal de Saúde. O grupo é composto por mulheres do campo progressista com pautas diversas.

 

Saúde da população LGBTQI+

Entre elas, Letícia de Melo Bernardi apresentou pautas fundamentais, todas voltadas à população LGBTQI+. Segundo ela, é latente a falta de assistência médica adequada prestada a essa população. “É de se notar também a baixa produção de educação em saúde, principalmente para mulheres lésbicas e bissexuais, o que impede que elas conheçam seus corpos, seus riscos e seus direitos sexuais e reprodutivos”, escreveu.

 

PEC da Reforma da Previdência

A deputada Andreia de Jesus (PSOL-MG) vem denunciando os absurdos da PEC da Reforma da Previdência apresentada pelo Governo Zema que, segundo ela, se trata de “um ataque direto aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras de todas as instituições públicas do estado, que ocasionará no sucateamento dos serviços prestados à população⁣”.

Entre os pontos mais críticos da proposta enviada por Zema à ALMG está o confisco dos salários, o aumento da alíquota de contribuição e a extinção de gratificações.

 

Caso de polícia

No domingo passado, chamou atenção o caso de um agressor que entregou-se à polícia após bater na namorada em Uberaba. Apesar da atitude, o homem foi ouvido e liberado.

 

Parceria

O Procon Uberaba informou na última sexta-feira, 3 de julho, que firmou parceria com o Centro Integrado da Mulher, que passa a ter acesso integral à ferramenta de denúncias do Procon. O objetivo da parceria seria auxiliar as vítimas de violência com assuntos relacionados à defesa do consumidor.

 

Marilda Ribeiro

Amanhã, segunda-feira, 6 de julho, o bate-papo com Professor Gugu no Facebook recebe a Pré-Candidata a Prefeita Marilda Ribeiro (PCdoB). Confere lá!

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários