Coluna

Política

Bastidores

15/07/2020 05h00
Por: Redação

PAULINHO “PERDE” A FORÇA

A Polícia Federal cumpriu ontem mandados de busca e apreensão contra o deputado federal Paulinho da Força (SP), presidente do Solidariedade, em uma fase da Operação Lava Jato que investiga crimes eleitorais. De acordo com as investigações, foi constatada a existência de indícios do recebimento de doações eleitorais não contabilizadas durante as campanhas eleitorais dos anos de 2010 e 2012, no valor total de R$ 1,7 milhão.

 

FLA X FLU NA DECISÃO

Rivais históricos, Flamengo e Fluminense se prepararam para o terceiro e último capítulo de uma trilogia recente envolvendo o título do Carioca, que acontece hoje, às 21h, no Maracanã, com transmissão pelo SBT. Se as equipes já se opunham nos bastidores e ampliavam seu antagonismo, o clima em campo fez explodir uma rivalidade que andava meio morna no Rio de Janeiro. O Fla joga pelo empate para ser campeão.

 

MELHOR PRODUTIVIDADE

Relatório Custos de produção de cana-de-açúcar dos produtores independentes: Região Centro-Sul safra 2019/2020 aponta que os valores de produtividade variam de 65 t/ha, nas regiões de General Salgado e Porto Feliz, ambas em SP, a 108 t/ha em Campo Florido-MG.

 

NOVAS NEGOCIAÇÕES

O governo federal editou um decreto que permite a prorrogação do programa de suspensão temporária do contrato de trabalho e de redução proporcional de jornada e salário, estabelecidos pela Lei nº 14.020/2020. A norma, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem, autoriza empresas e empregados a abrir novas negociações para diminuição de jornada por mais um mês e a suspensão de contrato por mais dois meses.

 

ELEIÇÃO ONLINE

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), pela primeira vez, a eleição do Sindicato dos Bancários de Uberaba e região será realizada de forma eletrônica. A votação será entre os dias 28 e 30 de julho, no site da entidade, e definirá a nova diretoria para o quadriênio 2020/2024. Apenas uma chapa se inscreveu no pleito: a Chapa 1 - Unidade, encabeçada pelo bancário do Banco do Brasil e atual presidente do Sindicato, Diego Augusto Bunazar.

 

TOMANDO FRENTE

O prefeito de Uberlândia Odelmo Leão (PP) entrou com um embargo declaratório contra a decisão judicial que obriga o município a cumprir regras de funcionamento do comércio definidas pelo programa "Minas Consciente", para prevenção à Covid-19.

 

RETORNO DAS AULAS

Distanciamento de pelo menos um metro, uso obrigatório de máscara, rodízio entre os estudantes, interdição dos bebedouros e aulas em ambientes abertos, como quadras esportivas. Essas são algumas das recomendações propostas pelo Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (SinepMG) para o retorno das aulas presenciais.

 

PICO DA PANDEMIA

O pico da pandemia de Covid-19 em Minas Gerais, previsto para hoje, deverá ser seguido por uma quantidade de infecções que se manterá em nível alto por mais dias. O número de infectados pelo novo coronavírus em Minas está em 78.643 casos confirmados. Estão em acompanhamento 23.844 casos e são 53.111 casos recuperados. Estão confirmados 1.688 óbitos. São 8.850 casos de internação hospitalar na rede pública e privada e a letalidade da doença é de 2,1%.

 

MEDIDA SOCIO EDUCATIVA

Quatro adolescentes que cumprem medida de internação no Centro Socioeducativo de Uberaba, no Triângulo Mineiro, estão produzindo máscaras de tecido como proteção contra a covid-19. Em uma semana de produção, os adolescentes fabricaram 478 itens, que serão distribuídos para os demais jovens e servidores da unidade. O restante será encaminhado para a Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A expectativa da direção é que a média de produção alcance 500 máscaras por semana.

 

DENÚNCIA DE IMPROBIDADE

O presidente Jair Bolsonaro, defensor do uso de cloroquina para o tratamento de pacientes da covid-19, é alvo de uma representação que pede apuração de ato de improbidade administrativa, por incentivar e determinar o aumento de produção de uma substância cuja eficácia é rejeitada por cientistas. A representação apresentada pelo deputado Rogério Correia (PT-MG) contra Bolsonaro foi feita à Procuradoria Geral da República.

 

RECORDE

A deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP) foi a primeira vereadora eleita pelo seu partido, em 2016. Dois anos depois, abandonou o mandato ao ser eleita para uma cadeira na Câmara dos Deputados. Agora, em 2020, ela pretende novamente deixar o cargo pela metade para comandar a Prefeitura de São Paulo. Mas não é a única. Levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostra que cerca de um quarto dos deputados - 123 de 513 - tem a intenção de entrar em uma nova campanha menos de dois anos após assumir o cargo em Brasília.

 

INDENIZAÇÃO DE 150MIL

Um casal foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) a pagar R$ 150 mil por danos morais a um garoto, hoje com 11 anos, por devolvê-lo depois da adoção. O caso foi parar na Justiça por meio do Ministério Público de São Paulo, que moveu uma ação contra o casal sob a alegação de que a desistência da adoção, após o garoto passar mais de um ano e meio com a família, causou danos psicológicos à criança.

 

IMPEACHMENT DE BOLSONARO

Ex-jogador e comentarista da TV Globo, Walter Casagrande, crítico do presidente da República nas redes sociais, entregou ontem, junto com movimentos sociais e artistas renomados como Chico Buarque, um pedido de impeachment de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários