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Harley-Davidson do Brasil relembra a evolução da suspensão em suas motocicletas

Confira a relação do conforto e do prazer ao pilotar com a suspensão e seus componentes ao longo do tempo

16/07/2020 05h00
Por: Redação

Não há nada como passar por uma lombada em uma motocicleta sem

suspensão traseira, mas também não há nada que pareça tão

puramente elementar quanto um quadro _hardtail_. Como disse, certa vez,

Louis Netz, vice-presidente de estilo aposentado da Harley-Davidson,

"acho que o atrativo do visual hardtail é a simplicidade, e esse tipo

de motocicleta carrega a conotação de 'rebeldia'. Mas a pilotagem

delas é complicada, especialmente em altas velocidades, nas estradas

erradas". Essa relação desconfortável entre estilo e conforto remonta

um longo caminho.

 

A forma moderna das motocicletas com que estamos familiarizados hoje foi

desenvolvida na década de 1880 e serviu como uma base na qual muitos

dos primeiros fabricantes, incluindo William Harley e Arthur Davidson,

construíram as primeiras unidades. Apesar de não serem realmente

feitas com base neles, as primeiras motocicletas Harley-Davidson(R)

compartilhavam mais do que algumas semelhanças com os designs de

quadros das motocicletas contemporâneas. Isso incluía a "suspensão",

ou melhor, a falta dela.

 

Mesmo que as estradas do início do século XX fossem, muitas vezes,

duras a ponto de serem perigosas, os primeiros designs de quadros para

motociclistas proporcionavam conforto ao motociclista com pouco mais do

que um banco de bicicleta montado sobre uma mola, que tinha apenas cerca

de meia polegada de comprimento. Quanto a articular a suspensão na

parte dianteira ou traseira do chassi, os motociclistas teriam que

esperar um pouco por isso.

 

Para o modelo ano 1907, a H-D ofereceu seu primeiro garfo dianteiro com

"amortecimento", que usava duas molas espirais. Às vezes chamado de

arranjo de "ligação principal", a parte suspensa do garfo se fixava a

um balancim, que, por sua vez, conectava-se ao cabeçote do quadro.

Pelos padrões de hoje, isso ainda era bastante rudimentar, mas, para os

primeiros motociclistas, era um passo em uma direção melhor.

 

O design do garfo dianteiro da mola passou por várias mudanças nas

décadas seguintes. Com o tempo, o nome "springer" (já que a palavra

"spring" significa "mola" em inglês) veio para evocar um design

dianteiro clássico para motocicletas.

 

Os assentos com conforto aprimorado foram aclamados em 1912, com o

"assento totalmente flutuante", que continha um espigão de selim que se

apoiava em duas molas. De acordo com um panfleto de venda de

motocicletas de 1913, a busca por alternativas era exaustiva, relatando

que "após experimentos cuidadosos com amortecedores, espigões de mola,

_spankers_, trava-tranco etc., todos foram descartados".

 

A próxima grande rodada de melhorias notáveis para a suspensão da Big

Twin só veio após a Segunda Guerra Mundial. Naquela época,

amortecedores hidráulicos eram corriqueiros em automóveis. Os

amortecedores hidráulicos funcionam ao amortecerem a ação de uma mola

espiral inserida dentro de dois tubos telescópicos com óleo para

manter o contato da roda com o solo.

 

O modelo ano 1949 trouxe os primeiros garfos dianteiros hidráulicos

para a linha Harley-Davidson. Na tradição do design H-D, a nova

dianteira tinha estilo único e recebeu um nome chamativo. O novo garfo

dianteiro Hydra-Glide foi essencial para os esforços de marketing, com

apelos como "Para os melhores momentos de sua vida… Tire férias em

companhia do Hydra-Glide".

 

A suspensão traseira hidráulica veio para as Big Twins no modelo Duo

Glide de 1958, a "emoção mais suave sobre rodas". As estradas e

rodovias no pós-guerra eram da melhor qualidade e permitiam viagens

mais tranquilas. Isso, por sua vez, levou a motores de motocicleta mais

potentes. Os motociclistas poderiam ir mais longe e mais rápido do que

nunca, valorizando o conforto durante toda a jornada.

 

A configuração básica da Duo Glide com amortecedores traseiros duplos

montados externamente entre o quadro e o braço da suspensão permanece

em muitos modelos da Harley-Davidson nos dias atuais. Ainda assim,

enquanto alguns motociclistas optavam por maior conforto, alguns ainda

preferiam os quadros de estilo antigo, com extremidades traseiras

rígidas (ou _hardtail_), muitas vezes feitas com estruturas

envelhecidas.

 

Em 1976, um engenheiro do Missouri, chamado Bill Davis, mostrou seu

quadro "Subamortecedor" ao estilista Willie G. Davidson e outros

profissionais na Motor Company. Davis projetou seus próprios quadros

customizados para encaixar amortecedores duplos embaixo do assento. Em

uma versão alternativa, colocou amortecedores duplos debaixo da

transmissão, tirando-os totalmente de vista. Isso permitiu que a

motocicleta tivesse uma suspensão total, mas, ainda assim, mantendo o

visual de um quadro _hardtail_.

 

A Harley-Davidson, finalmente, comprou os direitos do projeto e, depois

de algum desenvolvimento adicional para a colocação de subtransmissão

de amortecedores duplos de ação reversa, o modelo FXST Softail(R) 1984

nasceu. O sucesso foi imediato e a Softail gerou uma nova plataforma de

motocicletas H-D(R). As Softails chegaram a receber o garfo dianteiro

"springer" revitalizado em 1988, somando ao visual já clássico.

 

A suspensão ajustável a ar veio para os amortecedores traseiros na

linha 1985 das motocicletas H-D Touring. Isso permitiu que o

motociclista ajustasse a pré-carga, o que significa que a quantidade de

deslocamento da suspensão poderia ser facilmente modificada com base na

preferência do motociclista.

 

Para o modelo ano de 2018, a família Softail foi renovada, como

resultado do maior projeto de desenvolvimento de produtos da história

da empresa. Entre as principais mudanças estava a adoção de uma

suspensão traseira monoamortecida, localizada abaixo do assento. A

capacidade de ajuste do motociclista passou a ser a mais fácil de todas

e nenhum dos estilos clássicos foi sacrificado.

 

A evolução dos sistemas de suspensão da Harley-Davidson já percorreu

um longo caminho desde os primórdios das motocicletas motorizadas,

todas sem spankers - quaisquer que fossem elas.

 

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