Banner prefeitura Covid
Eventos

Coluna social

Olésia Borges

Olésia Borges

Olésia BorgesEconomista pela FCETM e Professora, com pós graduação em Teoria Econômica pela PUC_MG, trabalhou na extinta MinasCaixa, passando pela área gerencial na agência e na Regional da autarquia. Colunista do Jornal de Uberaba há quase 25 anos

18/07/2020 05h00
Por: Redação
Jaime Moisés emplacou 90 anos, no dia 15 de julho e recebeu várias homenagens virtuais, inclusive através desse belo trabalho (foto) do multitalentoso Pedrinho Amui
Jaime Moisés emplacou 90 anos, no dia 15 de julho e recebeu várias homenagens virtuais, inclusive através desse belo trabalho (foto) do multitalentoso Pedrinho Amui

Quando tudo passar...

... Em tempos de pandemia e distanciamento social as comemorações e eventos são canceladas ou adiadas. Significativas celebrações que merecem sempre ser comemoradas, em grande estilo, estão sendo adiadas para “quando tudo passar”. Esta semana o estimado Jaime Moisés, um dos fundadores do Jornal de Uberaba, figura exponencial na sociedade uberabense, além de um dos baluartes do Lions Clube na cidade, emplacou 90 anos, no dia 15 de julho. O carinho e o abraço fraterno da sua grande legião de amigos e admiradores, ficaram para depois. Outra figura ímpar e muito querida na sociedade de Uberaba, Dona Ilka Cançado Oliveira, que sempre celebra a vida ao lado da família e de seus grandes amigos, comemorou o seu aniversário, na quinta-feira de forma discreta, refugiando-se em Jaguara e cercada apenas pela família.       

 

Ensino à Distância/Telescola...

... A especialista em educação infantil e terapeuta familiar Evelyn Stam, destaca as vantagens e desvantagens na adoção da telescola ou ensino à distância. Para ela, ambas devem ser consideradas para uma avaliação em tempos de pandemia e isolamento social: “Tivemos que nos adaptar a essa mudança quase que de um dia para o outro. A pandemia do novo coronavírus surpreendeu a todos nós. Não estávamos preparados, pais, professores e alunos não sabiam o que poderia acontecer”. Segundo ela, foram necessários alguns ajustes de última hora para encontrar soluções minimamente viáveis e impedir que os alunos perdessem o ano escolar. Para Evelyn existem benefícios na educação à distância, sendo algo que teremos que nos adaptar, já que esta, será uma tendência.

 

Vantagens e desvantagens...

... Entre as vantagens e desvantagens do ensino a distância, Evelyn Stam destaca como vantagens: a possibilidade de revisar o conteúdo, do estude acontecer no ritmo do aluno, dos pais terem contato com o universo dos filhos, as crianças aprenderem novas habilidades, e os alunos e professores aprenderem novas formas de ensinar e aprender. Entre as  principais  desvantagens ela destaca: os diferentes níveis de acesso à tecnologia, já que nem  toda família tem acesso à computadores de qualidade e internet estável; falta de disponibilidade, as famílias com mais de um filho, nem sempre eles têm um computador para cada membro da família, pais e filhos  precisam utilizar, ao mesmo tempo, a mesma conexão para cumprir seus horárias de trabalho e estudo; além da dificuldade no uso das ferramentas de software, nem todas as pessoas estão acostumadas a sistemas de reunião online e novas tecnologias e a sobrecarga, muitas pessoas estão com uma maior carga de trabalho e os professores também estão sobrecarregados, tendo  que aprender a lidar com novas tecnologias, criar materiais que funcionem para o ensino online, enquanto  também lidam com os próprios filhos e com o aprendizado dos seus  filhos em casa. Para Evelyn o panorama geral da educação à distância, revela de fato, vantagens e desvantagens, demandando maior tempo para aprendizagem e experiência. O verdadeiro desafio para as famílias, segundo ela, é não deixar de cumprir o papel de pais, assumindo o papel de professores. Em casa, a relação mais importante e fundamental será sempre a relação familiar de pais e filhos.

 

Novo Varejo...

... O shopping Uberaba está convidando os lojistas e parceiros daquela mall e toda a classe empresarial para a “live” agendada para a próxima segunda-feira, dia 20 de julho, das 14h às 15h, com o consultor internacional Luiz Marinho, sócio diretor da GS&Malls.  O “Novo Varejo” Estratégias para vender mais” é o tema que será abordado por Luiz Marinho, um expert na área de varejo. Imperdível... 

 

... No Shopping Uberaba o serviço de Drive Thru (Meu shopping Fácil), caiu no gosto dos clientes e continua funcionando, respeitando todos os cuidados de higiene e segurança. O uso obrigatório de máscaras faciais e luvas, higienização prévia dos produtos e álcool em gel estão à disposição para assegurar aos clientes uma experiencia de compra segura. A conexão criada pelos clientes e lojistas, a partir da Páscoa, ficará como legado. O mecanismo de compra on-line e entrega física para o consumidor, sem custo extra, foi uma das formas mais efetivas para manter a sintonia entre lojistas e clientes, cumprindo todo o protocolo de higienização e segurança sanitária.     

 

Luto...

... O comercio varejista uberabense e o segmento classista perdeu um dos seus grandes líderes. O falecimento na última quarta-feira do ex-presidente da CDL/Uberaba, empresário Daniel Fabre, que completaria 82 anos na próxima terça-feira, 21 de julho, enlutou Uberaba e principalmente a classe lojista da cidade. Nossos sentimentos de pesar à sua esposa, dona Maria Emília, às filhas, genro e netos e aos amigos de Daniel Fabre ligados à CDL e aos meios empresariais de nossa cidade. 

 

  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários