Coluna

Política

Bastidores

23/07/2020 05h00
Por: Redação
Uberaba não registrou morte por Covid-19 nas últimas 24 horas
Uberaba não registrou morte por Covid-19 nas últimas 24 horas

SEM ÓBITO

Óbito ocorrido nas últimas 24 horas em Uberaba passa a ser investigado para confirmar ou descartar o coronavírus como causa. Trata-se de homem de 44 anos, portador de comorbidades que ficou internado por dez dias no Hospital Regional. O último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde não trouxe alteração no total de mortes confirmadas pela doença, permanecendo em 45 até o início da noite de ontem.

 

ENTRE AS MELHORES

Somente quatro, das mais de 850 cidades mineiras, estão no Conselho Nacional de Controle Interno, o Conaci, e uma delas é Uberaba. A cidade que nos últimos anos recebeu nota máxima do Ministério Público em ações de controle e transparência assinou esta semana o termo de adesão no conselho presidido pelo servidor de carreira do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG) Leonardo Araújo Ferraz, atual controlador-geral de Belo Horizonte.

 

EM EVOLUÇÃO

O controlador Geral do Município, Carlos Bracarense, lembra que quando o atual prefeito assumiu em 2013, o órgão beirava ao ostracismo, com atuação praticamente nula, embora com servidores experientes e qualificados, conforme demonstrado em análises e auditoria da Fundação Getúlio Vargas/FGV e Libertas Auditores, respectivamente. Diante do quadro, diz que mirou na efetividade do trabalho, estruturação do órgão e promoção de mudanças que levaram à evolução no decorrer dos anos.

 

UBERABA CRESCEU

Uberaba cresceu no aspecto de controle e transparência mais que a média nacional. A afirmação é do prefeito Paulo Piau ao comentar o ingresso de Uberaba no Conaci.  Ele lembra que num passado não tão remoto, a população assistia no País um sistema praticamente sem controle. "Não era raro ver prefeito levando no bolso cheque da sua Prefeitura", diz, apontando para a ampliação dos poderes do Ministério Público com a promulgação da Constituição Federal em 1988, e a partir daí a disciplina de mecanismos de controle.

 

SUGESTÕES

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, encaminhou ontem o documento com as sugestões do Município para aprimoração do plano Minas Consciente. Uma consulta pública sobre o programa foi aberta pelo governo de Minas na semana passada para receber sugestões de alterações conforme o momento da curva de contaminação nas diferentes regiões do Estado. A consulta pública terminou ontem.

 

VIAS INTERDITADAS

A marginal da BR-050, na entrada do Jardim Maracanã e a rua Hanleto Daimaso serão totalmente interditadas a partir de hoje e assim permanecerão pelos próximos dez dias. Conforme o superintendente de Obras e Fiscalização, Fernando Berto, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), a via será totalmente interditada no acesso de entrada e saída a avenida Adail Gomes pela BR-050. A medida, de acordo com ele, é necessária às obras de drenagem que ocorrem no local.

 

BOLSA RECICLAGEM

O governador Romeu Zema anunciou, ontem, o pagamento de R$ 3 milhões para o Bolsa Reciclagem, programa do Governo de Minas que contempla cerca de 1,6 mil catadores de materiais recicláveis vinculados a 80 associações. O objetivo é que os aportes sejam quitados a partir de agosto, quando se abre nova rodada de pagamentos do programa.

 

APP MULHER

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realiza, nesta semana, uma campanha virtual de divulgação e ampliação do acesso ao aplicativo MG Mulher, ferramenta que presta suporte às vítimas de violência doméstica e familiar. Desenvolvido pela Polícia Civil, com o apoio da Sejusp, o app pode ser baixado, gratuitamente, para os sistemas operacionais Android e iOS.

 

PREMIADOS

A equipe Wolstory, formada por cinco alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Mecânica e Elétrica da UFTM, conquistou o primeiro lugar na competição Mega Hack 3.0, um dos maiores hackatons on-line do Brasil. A competição contou com mais de cinco mil inscritos, distribuídos em 500 times, com participantes de todos os estados brasileiros e também de outros 30 países. Essa edição contou com seis empresas desafiantes. O projeto vencedor foi o protótipo de um livro digital interativo criado pelo grupo que recebeu o primeiro prêmio de R$ 21.500,00.

 

CAIXA PRORROGA

A Caixa Econômica Federal anunciou ontem que o período de suspensão da cobrança de financiamentos da casa própria será estendido de quatro para seis meses. Segundo o banco, a prorrogação estará disponível a partir da próxima segunda (27). Trata-se da quarta prorrogação de contratos imobiliários desde o início da pandemia do novo coronavírus.

 

TCU QUER EXPLICAÇÕES

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu ontem dar 15 dias de prazo para o Ministério da Saúde explicar a estratégia de gastos no combate ao novo coronavírus. Pela decisão, o governo federal terá de explicar os critérios de aquisições e de transferência de recursos para estados e municípios. As determinações fazem parte da auditoria do TCU que avaliou a atuação do Ministério da Saúde no combate ao coronavírus.

 

FECHADO DE NOVO

O desembargador Gilson Soares Lemes suspendeu na tarde de ontem liminar que determina a reabertura de bares, restaurantes e lanchonetes de Belo Horizonte. Ele atende ao recurso impetrado pela prefeitura da capital. "Certo é que, em relação à atividade de bares, restaurantes e lanchonetes, a União Federal, o Estado de Minas Gerais e o Município de Belo Horizonte adotaram políticas públicas de modo coordenado. Noutro giro, conforme afirma o requerente, é vedado ao Judiciário imiscuir-se no mérito administrativo. Essa regra somente é excepcionada quando sua atuação se dá no exercício do controle de legalidade e constitucionalidade dos atos administrativos".

 

PORTAS FECHADAS

Estados Unidos determinou ontem o fechamento do consulado da China em Houston, no Texas. Pequim considerou a medida "sem precedentes" e estuda uma retaliação. A decisão de fechar a representação diplomática acontece em um momento em que as tensões aumentam entre as duas maiores economias do mundo e após denúncias de que hackers chineses tentaram roubar dados sobre a vacina para Covid-19.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários