Política

Mais de 2 mil vagas de emprego foram fechadas no 1º semestre

O mercado de trabalho, assim como toda a economia, sofreu diretamente o impacto da pandemia do novo coronavírus

30/07/2020 05h00
Por: Redação

Uberaba fechou 2.037 de vagas de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre de 2020, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia, na terça-feira (28).

De janeiro a junho deste ano, a cidade teve 14.897 admissões e 16.934 desligamentos. Os setores que tiveram desempenho negativo foram os de comércio (-1.137), serviços (-1.057), e construção (-105). Os únicos setores que fecharam o primeiro semestre com saldo positivo foi o de agropecuária (98) e indústria (164).

A alta do desemprego em Uberaba e em várias cidades brasileiras é um dos reflexos do avanço da pandemia de Covid-19, decretada em março pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mais uma vez, o governo federal fez uma nova atualização nos dados do Caged, e por isso, os números apresentados de janeiro a maio foram reajustados. Em Uberaba, no primeiro mês de 2020, o saldo foi positivo de 291 postos de trabalho, sendo 3.052 admissões e 2.761 desligamentos.

O mercado de trabalho, assim como toda a economia, sofreu diretamente o impacto da pandemia do novo coronavírus.

O alto risco de contágio em locais cheios ou fechados, assim como as medidas de isolamento social, tomadas de acordo com orientações de autoridades de saúde, diminuíram a circulação de pessoas e o consumo de diversos bens e serviços. Em grande parte dos estados, as medidas foram flexibilizadas nas últimas semanas.

Assim como ocorreu em outros municípios, a pandemia levou a Prefeitura de Uberaba a adotar medidas de restrição e isolamento social para reduzir a velocidade do avanço da doença, o que provocou a suspensão do funcionamento de serviços considerados não essenciais e o fechamento de grande parte do comércio.

Na cidade, as atividades começaram a ser flexibilizadas depois da publicação do Decreto Municipal 5.555, em vigor por tempo indeterminado.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários