As 31 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de Minas Gerais foram
reabertas gradualmente para garantir que os cidadãos tenham acesso a
serviços básicos, como emissão e retirada de documentos. Por medida
de segurança, em razão da pandemia de covid-19, estão sendo
priorizados os serviços mais demandados pela população e o
atendimento é feito apenas com agendamento prévio.
Desde que as unidades retomaram o funcionamento, respeitando as
legislações municipais, já foram realizados cerca de 320 mil
atendimentos presenciais. Os agendamentos, que são gratuitos, podem ser
feitos no Portal MG [1] ou no aplicativo MG app.
Essa etapa é importante para que os gestores dimensionem a capacidade
de cada unidade e controlem o fluxo de pessoas para evitar
aglomeração. É fundamental, ainda, que os agendamentos sejam feitos
pelos canais oficiais, pois, além de não haver cobrança, os dados do
usuário ficam protegidos, evitando que sejam usados por fraudadores.
As UAIs estão adotando todas as medidas de segurança recomendadas para
os atendimentos, como distanciamento social, controle de acessos, uso de
máscaras e disponibilização de álcool em gel.
"Manter a prestação dos serviços é atender a uma necessidade da
população, principalmente neste momento de pandemia. Estamos tomando
todos os cuidados para garantir comodidade e segurança ao cidadão",
destaca o superintendente central de Canais de Atendimento da Secretaria
de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) [2], Reginaldo Carvalho.
Atualmente, as 31 UAIs do Estado estão funcionando. Confira aqui a
relação dos serviços oferecidos [3], todos com agendamento prévio.