Coluna

Mulherio

Juba Maria

Juba Maria

Juba MariaJornalista formada pela UFRJ, mãe e poeta, trabalha como Assessora de Comunicação da Infraero. É uma das coordenadoras do projeto AMAi e dá palestras sobre Comunicação Não-Violenta.

02/08/2020 05h00
Por: Redação

Mortes maternas

Um importante estudo de pesquisadores de diversas universidade brasileiras publicado na revista “Clinical Infectious Diseases” acaba de indicar que mulheres grávidas e puérperas negras foram afetadas desproporcionalmente pela COVID-19 no Brasil. Elas foram hospitalizadas em piores condições (maior prevalência de dispneia e baixa saturação de O2), apresentaram maior taxa de admissão na UTI, ventilação mecânica e óbito.

 

Racismo estrutural

No Brasil, a interseção de gênero, raça e classe social aprofunda a tragédia das mortes maternas em decorrência da COVID-19, principalmente quando o país não está adotando medidas verdadeiramente efetivas de contenção de pandemias. Entre as autoras está a professora da Unicamp Débora Santos, mulher negra, é uma das mais importantes pesquisadoras das questões étnico-raciais permeando todas as questões da assistência em saúde.

 

Desenvolvimento sustentável

O Conselho da Cidade está na reta final da elaboração do livro, elaborado pela Prefeitura Municipal de Uberaba em conjunto com empresas, universidades e sociedade civil, de diretrizes para implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento sustentável de Uberaba de modo a atrair investimentos e empregos.

 

Graduação em Pedagogia EAD

De 03 a 11 de agosto estarão abertas as inscrições para interessados em cursar licenciatura em pedagogia, na modalidade EAD, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, nos polos Araxá, Franca, Ituiutaba, Jales e Uberaba. Para Uberaba, são 20 vagas de ampla concorrência e 20 para egressos de escola pública. Os cursos são realizados à distância com atividades presenciais uma vez por mês na sexta-feira (das 19h às 22h30) e sábado (das 8h às 12h e das 13h às 17h). Em Uberaba as aulas presenciais ocorrem no Polo da Casa do Educador, na Rua Manoel Brandão, nº 110, no Mercês 

 

Alex Love

Foi recebida com entusiasmo pela comunidade negra a pré-candidatura a vereador Alex Love (PMN). Graduando em Administração no IFTM e morador do bairro do Abadia, Alex tem 33 anos é o organizador das famosas rodas de samba no Quintal do Love, realizadas desde 2012 e que já chegaram a atrair mais de 1000 pessoas em uma única edição. Alex tem experiência na política em assessoria no legislativo municipal e estando à frente de campanhas políticas. 

 

Kênia Borges

Também está dando o que falar a pré-candidatura à prefeita da veterinária Kênia Borges (PSD). Ela é proprietária das empresas Mastevet e La Maison Pet e esteve recentemente com Marcos Montes para pedir apoio para sua candidatura. Segundo fontes consultadas por Mulherio, o apoio do diretório estadual e da presidência do partido à Kênia vem crescendo nas últimas semanas. À frente de sua campanha está o publicitário Gustavo Jangola, que atuou na campanha do atual Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

 

Plano de Enfrentamento 

A reativação da Coordenadoria de Políticas Públicas Para Mulheres no Município ocorrida no início do ano segue gerando frutos. Nomeada para o cargo, Anna Maia Jampaulo de Andrade dialoga agora com membros do Conselho da Mulher e da sociedade civil para a elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Doméstica e Feminicídio.

 

Casa de Acolhimento

Um dos avanços é a previsão de que um abrigo provisório especializado no acolhimento à mulheres em situação de violência seja inaugurado ainda em agosto. Segundo Anna Maia, a Casa de Apoio Danielle é a entidade que fará a gestão do espaço em um novo endereço.

 

Projeto de Lei

Tramita na  Assembleia Legislativa o projeto de lei de autoria do deputado estadual Cristiano Silveira (PT) para que o Estado não dispense servidores contratados durante o período de pandemia, enquanto estiver em  vigor o decreto de calamidade pública. Alguns contratos vencem nos próximos meses e sem conseguir realizar a substituição imediata, o serviço ficaria descontinuado para a população.

 

Intervenções

Quem pensa que a população está reagindo passivamente se engana. Quem passar próximo ao Piscinão verá as pichações "Se Jesus fosse branco não teria sido crucificado" e "Lula gostoso!". Outras intervenções foram vistas e relatadas.

 

Vidas Negras Importam

Estão sendo lançados os vídeos do documentário “Vidas Negras Importam - Diga não ao Racismo”, realizado pela militante Camila Leandro da Silva, dando voz a 61 pessoas da comunidade negra, entre os quais professores e servidores da UFTM. “O objetivo do vídeo é chamar atenção,  não para afrontar a branquitude e sim dizer que estamos fartos de tantas injustiças”, disse Camila, que realizou o projeto por iniciativa própria. 

 

Descaso com o presídio

Segundo a Presidente do Conselho da Comunidade de Execução Penal de Uberaba, Roberta Toledo, a OAB de Uberaba já disponibilizou três computadores e custeia a internet para viabilizar videoconferências entre advogados e presos em Uberaba, mas, até o fechamento desta coluna, a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais ainda não havia autorizado o início do atendimento. No Estado de São Paulo, videoconferências do tipo ocorrem desde abril. 

 

Pedido das mães

Roberta vem pleiteando ainda, sem sucesso, uma série de medidas, entre as quais o atendimento a uma demanda de mães de pessoas presas: a autorização para as famílias voltarem a entregar as sacolinhas na portaria do presídio, pois o pagamento do Sedex é economicamente inviável. “Já é muito difícil pra gente conseguir o dinheiro para comprar as coisas, mas agora que tem que pagar também os Correios está mais complicado”, disse uma das mães com quem Mulherio conversou.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários