Banner prefeitura Covid
Política

Geopark Uberaba é selecionado para 33ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

O resultado da etapa estadual deverá sair até hoje e os selecionados para a grande final, saberão o resultado no dia 30 de setembro, pelo site do Iphan.

06/08/2020 05h00
Por: Redação

O Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes foi um dos habilitados ao prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que desde 1987 reconhece ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro que mereçam registro em razão da originalidade, vulto ou caráter exemplar. Estão disputando o prêmio de R$20 mil, projetos de várias cidades do País sendo 50 de Minas Gerais. O resultado da etapa estadual deverá sair até hoje e os selecionados para a grande final, saberão o resultado no dia 30 de setembro, pelo site do Iphan.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba (Comdesu) e responsável pela inscrição do projeto, Anne Roy Nóbrega, a participação da Prefeitura de Uberaba com o Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes reforça e comprova o amplo crescimento do turismo no Município. “Essa participação é uma forma de reconhecer a força que o turismo local tomou nos últimos anos. Temos fortes pilares como o turismo cultural, o natural, o religioso, de eventos. Por isso, a participação e a habilitação no prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade nos deixa imensamente gratos”, destaca Nóbrega. 

Ainda segundo Anne, com a participação do projeto no prêmio patrocinado pelo Iphan, o turismo terá ainda mais força, o que impactará em outros setores como na criação de emprego e geração de renda para o Município. 

O prefeito Paulo Piau também comemorou a participação do projeto, o enriquecimento e o fortalecimento do turismo local. “Temos que sonhar sempre e o Geopark era um sonho que saiu do papel e está ganhando proporção. Até pouco tempo não se pensava no turismo como uma forma de empreender. Uberaba sempre teve destaque no turismo de eventos como a ExpoZebu, além dos esportivos, os culturais o religioso, com o médium Chico Xavier e as históricas igrejas. Ou seja, em todos os segmentos do turismo, Uberaba se destaca”, diz. 

Sobre o Geopark, Piau ressalta importância do projeto. “Existem apenas 140 Geoparques em todo o mundo. Estamos nos preparando para o reconhecimento da Unesco para integrar a lista. Vamos inaugurar o Geossítio Santa Rita que interligará a Igreja São Domingos, Igreja Santa Rita, Biblioteca Municipal e o Mercado Municipal. Sendo um elo do turismo religioso. Além dos geossítios do Zebu, Museu Chico Xavier e o Paleontológico”, salienta o prefeito. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários