PMU
Karatê

Atletas de Uberaba se classificam para final do Brasileiro de Karatê

O Campeonato Brasileiro de Karatê é uma das mais importantes competições nacionais da modalidade

24/08/2019 06h00
Por: Redação
As atletas campeãs irão representar a seleção mineira na grande final do Brasileiro de Karatê em Uberlândia, sob a orientação do técnico João Lisita
As atletas campeãs irão representar a seleção mineira na grande final do Brasileiro de Karatê em Uberlândia, sob a orientação do técnico João Lisita

Maria das Graças Salvador

 

Caratecas de Uberaba participaram, entre os dias 15 a 18 de agosto, da V Etapa Classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê (CBK), em Porto Velho e se classificaram para a fase final da competição nacional, em outubro.

O Campeonato Brasileiro de Karatê é uma das mais importantes competições nacionais da modalidade. Foram cerca de 600 competidores na busca de uma vaga na fase final de duas modalidades, o katá, uma luta contra um adversário imaginário, e o kumitê, combate entre dois caratecas. A fase final do Campeonato Brasileiro será realizada de 8 a 13 de outubro, no Praia Clube, em Uberlândia.

As bicampeãs mineiras Camila Prata e Maria Luísa Godoi foram representando a Seleção Mineira de Karatê. Maria Luísa sagrou-se campeã na modalidade katá e Camila vice-campeã na kumitê, luta na categoria cadete de 14 a 15 anos.

As atletas não tomaram conhecimento de seus adversários e, vitória atrás de vitória, encerraram suas participações com medalhas penduradas no peito e as vagas na fase final do Campeonato Brasileiro assegurada.

O técnico das atletas, João Lisita, que é diretor de arbitragem da Federação Mineira de Karatê, arbitro do Pan-americano e professor da Uniube, diz que o campeonato acontece em cinco etapas e esta última etapa, em Porto Velho, reuniu karatecas de 14 estados brasileiros, com quatro mil inscritos, o que demonstra que as atletas estão muito bem preparadas. 

“Elas chegam à final com grandes chances de medalhas e até de ser campeãs. Foram classificadas quatro caratecas das 5 etapas classificatórias que aconteceram no decorrer do ano. Para a final serão 20 concorrentes, que disputaram em quatro rodadas”, explica Lisita. 

Ainda segundo o técnico, além de Camila e Maria Luísa, outros dois caratecas uberabenses foram classificados para a grande final. Rafael, campeão em katá e master de 32 a 35 anos, e Daniel, campeão máster. Lisita treina três dos atletas na academia Prime Fit.

“O resultado mostra a seriedade e o compromisso com o trabalho que vem sendo desenvolvido e a dedicação de cada um deles em seus treinos. Elas demonstram muito comprometimento em seus treinos. São sete anos para se formar uma atleta e, com certeza são grandes promessas da base da nossa cidade” afirma Lisita. 

Alcancei meu objetivo e vou me dedicar ainda mais aos meus treinos. Foi emocionante e um alívio”, diz Maria Luísa Godoi.

Mas antes da grande final em outubro, as atletas têm em suas agendas duas copas de karatê, em Uberlândia e em Uberaba. 

 

Patrocínio – As atletas estão em busca de patrocínio, porque o gasto e investimento são altos e, como regra participam do das competições através do “paitrocínio”. “Estamos buscando e precisando de patrocínio. Não temos patrocínio e ajuda de ninguém e é preciso comprar material homologado, passagens, estadia, inscrições. Para ir para Uberlândia, por exemplo, cada um dos atletas terão de investir mais de R$ 2 mil. E estamos levando o nome da nossa cidade e do Estado para outros locais”, desabafa o técnico.

Quem desejar e puder apoiar as atletas, basta entrar em contato pelos números 98419-4754 (João Lisita), 99980-8502 (Maria Luísa) ou 99779-6286 (Camila).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias