Banner prefeitura Covid
Eventos

Coluna social

Olésia Borges

Olésia Borges

Olésia BorgesEconomista pela FCETM e Professora, com pós graduação em Teoria Econômica pela PUC_MG, trabalhou na extinta MinasCaixa, passando pela área gerencial na agência e na Regional da autarquia. Colunista do Jornal de Uberaba há quase 25 anos

08/08/2020 05h00
Por: Redação
Em tempos de pandemia e distanciamento social, a presença e o carinho dos filhos vão fazer a diferença e a maior felicidade “dele”, neste “Dia dos Pais”
Em tempos de pandemia e distanciamento social, a presença e o carinho dos filhos vão fazer a diferença e a maior felicidade “dele”, neste “Dia dos Pais”

... A comemoração do Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, onde também no início do século 20 passou a ser comemorado o Dia das Mães. Diferentemente do Brasil que comemora o Dia dos pais no segundo domingo de agosto, nos Estados Unidos e vários outros países do mundo, como México, Canadá, França, Turquia, Venezuela, Japão, Chile, Reino Unido, Holanda e África do Sul, além de países das Américas do Sul e da América Central, da África e da Ásia comemoram o Dia dos Pais, “Father's Day”, no terceiro domingo de junho. A primeira celebração, segundo consta dos dados históricos, aconteceu em 19 de junho de 1910, nos EUA. Naquela data, Sonora Louise Smart Dodd quis homenagear o seu pai, que criou os filhos sozinho após a morte da sua mulher. Ela conseguiu que a data se espalhasse por todo o país e, em 1966, o terceiro domingo de junho foi oficialmente escolhido como Dia dos Pais. Em 1972, o Presidente Nixon oficializou o feriado nacional do Dia dos Pais.

 

A data e a história...

... Outro fato histórico, que teria motivado a primeira comemoração e homenagem aos pais, nos Estados Unidos, seria o acontecimento ocorrido em 6 de dezembro de 1907, quando um desastre em uma mina de carvão, no Estado de Virginia, vitimou 250 pais de família. A comoção por tantas perdas teria sido o motivo para que, no ano seguinte fosse realizada uma celebração em honra aos paism, tragicamente falecidos. A homenagem na Igreja Metodista da cidade de Fairmont (próxima ao local do acidente) foi uma iniciativa de Grace Golden Clayton, que se mobilizou comovida com tantas crianças crescendo sem a figura paterna.  Ela então pediu ao pastor da sua igreja, que reservasse um dia especial para homenagear a figura paterna, tendo escolhido o terceiro domingo de junho, data mais próxima ao aniversário do seu pai, que também foi um pregador metodista. 

 

No Brasil...

... O Dia dos Pais é festejada no segundo domingo do mês de agosto, desde o ano de 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering importou a ideia da americana, o ‘Father´s Day’, comemorado no terceiro domingo do mês de junho. A primeira comemoração do Dia dos Pais no Brasil foi na data de 14 de agosto, coincidindo com o aniversário de São Joaquim, considerado o patriarca da família. Em vários outros países ocidentais, inclusive em Portugal, as comemorações dessa data acontecem no mês de março em   homenagem a São José, que é pai adotivo de Jesus Cristo.

 

Centenário de Hélvio Fantato...

... Com uma grandiosa exposição on-line, o Arquivo Público de Uberaba comemora o centenário de nascimento de Hélvio Fantato. Aquele talentoso artista plástico uberabense, completaria 100 anos exatamente neste domingo, Dia dos Pais, motivo maior de saudades da sua família e principalmente das suas filhas Helenice, Heloisa e Helenilda (Uda). Helvio Fantato nasceu em nossa cidade em 09/08/1920 e faleceu também em Uberaba em 11/02/1997. Quarenta e sete pessoas residentes nas mais diversas localidades do país, detentoras de obras daquele importante artista uberabense enviaram imagens de suas esculturas, pinturas e desenhos, resultando em um notável e surpreendente acervo iconográfico, que os interessados poderão acessar. A mostra conta ainda com uma completa biografia do artista, feita por Guido Bilharinho, artigo do Superintendente do APU, o escritor e colunista Jorge Alberto Nabut e emocionante vídeo de André F. Laterza, realizado nos anos de 1970. Acesse a exposição no Instagram: arquivopublicodeuberaba, Facebook e pelo Blog https://arquivopublicouberaba.blogspot.com ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA MEMÓRIA PRESERVADA...

 

No Shopping Uberaba...

... Neste domingo, o Mix Mania Online do Shopping Uberaba, será realmente especial e todo ele, dedicado ao Dia dos Pais. As ofertas das lojas serão sensacionais para você escolher, sem sair de casa, o presente ideal para o seu pai. Não perca essa oportunidade. E tem mais, muita música boa e ao vivo com Suellen e Francielly. Tudo com direito a muita alegria e o carinho especial, para presentear e homenagear a todos os pais, inclusive o seu querido Pai. 

 

Homenagem pessoal...

... E você ainda poderá fazer uma homenagem pessoal e exclusiva para o seu pai. Basta seguir as etapas abaixo. Se a sua mensagem for selecionada ela será mostrada, ao vivo, neste domingo, na live especial do Dia dos Pais, do Mix Mania On-line do shopping Uberaba.  Grave um vídeo; poste em seu Instagram e marque o @ShoppingUberaba. Seu amor e carinho serão a homenagem especial deste domingo, no Dia dos Pais.  

 

Árvore do Bem...

...O Shopping Uberaba vai montar uma ”Árvore do Bem (com sete metros de altura) e nela expor os melhores sentimentos dos clientes, frequentadores, visitantes e convidados, transformando-se assim num portal da positividade. Na primeira parte da árvore, que o departamento de Marketing, liderada pela gerente, Lucy Jardim denominou “momento Covid”, serão homenageados os profissionais de saúde, da Defesa Civil, Guarda Municipal e veículos de comunicação, que foram convidados a enviar uma mensagem ou uma foto transmitindo a ideia da homenagem. As mensagens e/ou fotos serão colocadas na árvore, montada na praça de eventos do shopping, no período de 9 de agosto a 20 de outubro. 

  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários