Banner prefeitura Covid
Cidade

Entra em funcionamento a Cervejaria Petrópolis

A fábrica mineira será a maior de todas as unidades do grupo, que emprega 27 mil pessoas

12/08/2020 05h00
Por: Redação
Nova fábrica do Grupo Petrópolis, instalada na cidade de Uberaba, começou ontem, a primeira produção de cervejas - Foto: André Santos
Nova fábrica do Grupo Petrópolis, instalada na cidade de Uberaba, começou ontem, a primeira produção de cervejas - Foto: André Santos

Produtor de marcas como Itaipava, Crystal e Petra, o Grupo Petrópolis – terceira maior companhia de cerveja do Brasil e 11º lugar no ranking mundial em volume de produção, segundo o relatório da Barth Hass Group – está construindo a oitava fábrica da companhia, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O investimento é de mais de R$ 1 bilhão na construção, com a geração de 600 empregos diretos. A fábrica mineira será a maior de todas as unidades do grupo, que emprega 27 mil pessoas.

A nova fábrica do Grupo Petrópolis, instalada na cidade de Uberaba, começou ontem, a primeira produção de cervejas. O fabrico acontece sob o comando do Diretor Industrial e Mestre Cervejeiro, Diego Gomes. A primeira brassagem será de 110 mil litros de cerveja Itaipava. A cerveja passará por todo processo de fabricação e será envasada ainda este mês, após seu tempo de maturação. Com esta primeira produção, a empresa cumpre sua expectativa de funcionamento da fábrica.,

Eliana Cassandre, gerente de propaganda do Grupo Petrópolis, conta que, atualmente, a capacidade produtiva instalada de todas as bebidas do Grupo Petrópolis é de mais de 40 milhões de hectolitros por ano. “Com a unidade de Uberaba, o grupo contará com a produção de mais 9 milhões de hectolitros de cerveja por ano. Na unidade mineira, serão linhas capacitadas para produzir 256 mil latas por hora e 120 mil garrafas por hora”, explica. De acordo com a executiva responsável pela unidade, a produção vai atender todo o Estado de Minas Gerais e, provavelmente, alguns Estados com embalagens específicas.

Com 14 marcas de bebidas no portfólio – as cervejas Lokal, Crystal, Itaipava (e família), Black Princess (e família), Petra (e família), Weltenburger (e família); as cervejas da Brassaria Ampolis (Cacildis, Biritis, Ditriguis e Forévis); os energéticos TNT Energy Drink e o Magneto; refrigerantes IT; isotônico Ironage; vodcas Nordka e Blue Spirit Ice; e água Petra –, a produção em Uberaba vai selecionar alguns rótulos. “Prioritariamente, Itaipava, Crystal e Petra e vários outros da linha de cervejas e refrigerantes”, informa Eliana.

O carro-chefe da empresa é a cerveja Itaipava. “Mas também temos a marca de cerveja Petra, que está em constante crescimento no país, e a cerveja Crystal, que tem presença forte no Triângulo Mineiro”, acrescenta.

A escolha de Minas Gerais se deu por alguns fatores. Um deles é que o Estado detém 13,8% do consumo de cerveja do Brasil. Outro ponto analisado são as questões logísticas por causa do barateamento do frete e fiscal-tributária. “O produto ficará mais competitivo por conta de menores taxas de impostos interestaduais. Atualmente, a cerveja vendida em Minas Gerais é produzida pelas unidades de Boituva, em São Paulo; e Petrópolis e Teresópolis, no Rio de Janeiro”, justifica.

Outro fator analisado é a qualidade da água, que é muito importante para a produção de cerveja, e Uberaba ofereceu isso, além de um pacote de incentivos fiscais.

Uma das premissas do grupo, em todos os lugares que tem fábrica, é ter a água coletada em poços artesianos. “Serão quatro poços com captação de grande profundidade, ou seja, cerca de 200 m de profundidade cada um”, calcula Eliana.

Com mais de 200 centros de distribuição, presença em mais de 700 mil pontos de venda no Brasil, sendo mais de 60 mil deles em Minas Gerais, a visão estratégica do grupo é chegar, até 2022, a todos os pontos do Brasil.

18comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários