PMU
Saúde

Hospital Regional e Samu Regional será pauta de visita de secretário de Saúde em setembro

A visita está agendada para o dia 5 do próximo mês

25/08/2019 06h01Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
Consolidação do Hospital Regional será um dos temas a ser discutido pelo secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Silva
Consolidação do Hospital Regional será um dos temas a ser discutido pelo secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Silva

Maria das Graças Salvador

 

Hospital Regional e as operações do Samu Regional. Estas são as pautas do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva em Uberaba no próximo mês. A visita está agendada para o dia 5 de setembro. A informação é do secretário municipal de Saúde de Uberaba, Iraci de Souza Neto, que explica que a presença de Silva estava marcada para a próxima quarta-feira (29), porém o secretário teve outras agendas e remarcou a vinda a Uberaba.

“O secretário vem com uma equipe técnica e vai fazer uma visita ao Hospital Regional. Após a visita fará reunião técnica-gerencial fechada com os secretários de saúde e prefeitos da região, para conversar sobre o Samu Regional e o helicóptero na macrorregião do Triângulo Sul, através da efetivação do consórcio do Cistrisul [Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Triângulo Sul]”, informa Iraci Neto.

O secretário municipal observa que também será debatida com os prefeitos e secretários de saúde a consolidação, operação e ampliação do Hospital Regional, questões relativas a financiamentos, que são responsabilidade tripartite (Estado, municípios e União), além de gerenciamento dos serviços.

Vale lembrar que início deste mês, durante o Megacana, em Campo Florido, prefeitos da região, dentre eles o de Uberaba, Paulo Piau, reuniram com o governador Romeu Zema, e entregaram uma carta com as demandas prioritárias da região, dentre elas a permanência do helicóptero na região Triângulo Sul. “Pedimos ao governo que não podemos aceitar pressão da Secretaria de Estado da Saúde, que está ameaçando levar o helicóptero de volta, porque alguns municípios ainda não aderiram a este custeio e sobretudo a equipes técnicas para dar suporte ao Samu [Regional]. Pedimos a compreensão do governador porque praticamente dez prefeitos assinaram. São 27 e é um trabalho a ser feito com cada um para assinar. É uma ação de interesse regional porque helicóptero salva vidas”, disse Piau à época.

Depois disso, o secretário Iraci Neto esteve em Belo Horizonte conversando sobre essa demanda. Também nesta semana o secretário Carlos Eduardo recebeu alguns prefeitos da região Triângulo Sul, além do superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Maurício Ferreira, e falaram sobre o helicóptero.

O helicóptero atende a região Triângulo Sul, formada por Uberaba e outros 26 municípios. Ele oferece prestação de serviço aeromédico especializado, operação de busca, resgate, salvamento, transporte de órgãos, e irá apoiar o Samu Regional, que será base do helicóptero, para atender operações de urgência e emergência.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias