Banner prefeitura Covid
Eventos

Coluna social

Cidinha Coimbra

10/09/2020 04h00
Por: Redação
Marisa Ribeiro
Marisa Ribeiro

COLUNA MULHERES

Por Cidinha Coimbra      e-mail [email protected]

 

EM DEFESA DA SAÚDE

Marisa Ribeiro é uma mulher com personalidade forte, mãe, esposa, enfermeira pós-graduada na área do trabalho e empresária, que luta sempre pela verdade independente da situação. Autêntica acima de tudo. Foi candidata à vereadora na eleição passada e considera que “a primeira eleição foi uma grande experiência, que serviu de aprendizado para essa à qual coloco meu nome à disposição como pré-candidata. Pensei bem, relutei e aceitei esse desafio novamente ao qual me entregarei de corpo e alma para obter o sucesso e contribuir com grandes mudanças positivas para nossa população”. Marisa é uma das apoiadoras do projeto FRUTOS DE RUA e afirma “Me sinto bem em fazer doações aos que precisam, porém não acho legal expor as situações, prefiro ter só em meu coração o bem que eu faço e com isso, Deus me abençoa grandemente e me retribui para que eu faça mais e mais a quem precisa”. O maior objetivo de Marisa é buscar melhorias para a área da saúde, entre elas, a agilidade no primeiro atendimento, de modo que o sistema se torne mais resolutivo, atendendo adequadamente à população. Segundo ela, “Temos um sistema de saúde que afronta a população de Uberaba e o que necessitamos é de acolhimento preciso, para que não ocorram tantas mortes por irregularidades”. Marisa defende também uma melhor qualidade de vida dos profissionais da área da saúde, “pois um trabalhador com qualidade de vida e informação suficiente para conduzir seu trabalho é a chave para uma saúde melhor para nossa população”, afirma. Ressalta que Uberaba tem muitos aspectos em que são necessárias mudanças e que buscará ouvir a população para obter soluções e defende-las no legislativo. Incluindo também o apoio às mulheres agredidas moralmente e fisicamente pelos seus companheiros.

 

 

90 ANOS DE TERCIO CAMARGO

No dia 29 de agosto Tercio Camargo comemorou com muita alegria mais um aniversário. São 90 anos de história que merecem ser celebrados com o amor e carinho da linda família que Tércio formou. Os filhos e netos vieram de Foz do Iguaçu e Campinas para comemorar esta data tão importante. Foram momentos de descontração e união e que retrataram a admiração, respeito e principalmente o afeto de todos para com o aniversariante.

 

POSSE ALTM

Academia de Letras do Triângulo Mineiro, em sessões especiais nos últimos dias 02 e 04, sem a presença de público para resguardar toda a segurança necessária nesses tempos de pandemia, empossou mais dois acadêmicos. Ani Bittencourt (cadeira 04) e Luiz Gonzaga de Oliveira (cadeira 15). Nomes consagrados da literatura que vêm reforçar o quadro dos imortais da ALTM.

 

MULHERES NA POLÍTICA

Na última sexta-feira as mulheres dos partidos que compõem o grupo Mobiliza Uberaba oficializaram em grande estilo, suas comissões partidárias tendo com presidentes: a Márcia Mara da Silva no PMN Mulher Uberaba; Simone Delalíbera no Mulheres Republicanas – Uberaba; Glendha Guimarães Terra no Democracia Cristã Mulher Uberaba e essa colunista no PTB Mulher Uberaba. A cerimônia realizada no Centro de Eventos J. Junior teve como anfitrião o presidente do PTB Uberaba, Hermany Andrade Júnior. Presentes, os presidentes do PMN Uberaba, Gleibe Terra Júnior e o presidente do Republicanos, José Ribeiro, bem como o ex-deputado estadual e pré-candidato a prefeito pelo PTB Uberaba, Toni Carlos e uma das grandes lideranças femininas do partido Republicanos, Noemi Andrade. Uma noite que exaltou a importância da representatividade feminina na política.

 

FOTOS

 

FOTO 01 –   Marisa Ribeiro é pré-candidata à vereadora pelo PTB nas eleições de 2020. Foto Israel Giovechio.

 

FOTO 02 – No dia 29 de agosto, Tércio Camargo completou 90 anos muito bem vividos e recebeu inúmeras homenagens de familiares e amigos

 

FOTO 03 – Tércio Camargo acompanhado do filho Luciano Penna, Nora Raquel Dib e a neta Stella nas comemorações de seu aniversário.

 

FOTO 04 – Os filhos e netos vieram de Foz do Iguaçu e Campinas para celebrar, com o aniversariante Tércio Camargo, esta data tão importante.

 

FOTO 05 – Parabenizamos a acadêmica Ani de Sousa Arantes Santos, empossada na Academia de Letras do Triângulo Mineiro, na semana passada. 

 

FOTO 06 -  João Euripedes Sabino, presidente da ALTM com Ani de Sousa Arantes Santos e Luiz Gonzaga de Oliveira, os dois novos acadêmicos empossados nos dias 02 e 04 de setembro em cerimônia especial realizada pela academia.

 

FOTO 07 –. Os Hotéis Tamareiras, sempre empenhados em ações de cunho social, participam do Projeto “A Flor da Pele” oferecendo hospedagem a todos os médicos convidados para o mutirão de cirurgias de reconstrução mamária, que acontecerão em março/2021. Na foto, a gestora do Tamareiras Bia Tahan com a relações públicas do Hospital Hélio Angotti, Liana Marzinotto.

 

 

FOTO 08 – Márcia Mara da Silva, presidente do PMN Mulher Uberaba; Simone Delalíbera, presidente do Mulheres Republicanas Uberaba; essa colunista, presidente do PTB Mulher Uberaba e Glendha Guimarães Terra, presidente do Democracia Cristã Mulher Uberaba.

 

FOTO 09 – MULHERES NA HISTÓRIA DE UBERABA

 

LUSA ANDRADE

Nas décadas de 1980 e 1990 tornou-se tradicional o encontro de ceramistas brasileiros na Casa do Folclore para comemorar o encerramento dos cursos ministrados pela Lusa Andrade. Eram três dias de aulas, normalmente realizadas nas dependências da UNIUBE, cedidas graciosamente pelo reitor Marcelo Palmério. Nesses encontros, que às vezes juntavam mais de 300 artistas de todos os rincões brasileiros, antes da festa de confraternização oferecida por Gilberto Rezende, seu parceiro na Fundação Cultural, fazia-se a queima do barro. O forno, montado em área livre chegava a 900°. Quando aberto, dele saiam maravilhosas peças que valorizavam o artesão do barro. A grande estrela da festa era a Lusa Andrade, organizadora e anfitriã do evento e também a criadora e presidente da Associação Brasileira de Cerâmica Artística, fundada em 1976 e da Associação dos Artesãos e Artistas de Uberaba.  Lusa, que desde criança brincava com modelos de barro na fazenda de seus pais em Peirópolis, somente em 1974, após cursos de preparação realizados em São Paulo, é que se revelou como grande artista da cerâmica. Um ano após, em 1975, montou uma escola de cerâmica em sua própria residência, denominada “Barracão de Barro”. Entre seus alunos, figuras de prestígio nacional como Hélio Siqueira e Ivani Bessa. Lusa Andrade, reconhecida nacionalmente como uma grande artista do artesanato do barro, se consagrou com o lançamento de seu livro “Barracão de Barro – Cerâmica”, lançado em 1984, adotado por escolas no Brasil e em Portugal.  Em dezembro de 2017, a Fundação Cultural de Uberaba, na presidência de Antônio Carlos Marques, fez uma homenagem à Lusa Andrade, através de uma exposição de seus trabalhos no MAS (Museu de Arte Sacra).  Lusa nasceu na fazenda Morro Alto, perto de Peirópolis, no dia 1º de setembro de 1928. Ex-aluna dos colégios: Nossa Senhora das Dores em Uberaba e Stafford em São Paulo, casou-se com o médico Olavo Soares de Andrade, com quem teve uma união de 54 anos, da qual nasceram quatro filhos: Ana Cristina, Eduardo, Fernando e Guilherme Almeida Andrade.  Sempre com um sorriso no rosto, Lusa dizia às suas amigas que conseguiu realizar todos os seus sonhos. Faleceu em 03 de março de 2019, aos 90 anos de idade, deixando um grande acervo artesanal, uma lacuna no setor cultural e saudades eternas entre amigos e parentes.  

 

  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários