Terça, 25 de Janeiro de 2022
24°

Nuvens esparsas

Uberaba - MG

Polícia Polícia

Número de incêndios em vegetação entre julho e agosto é o maior dos últimos três anos em Uberaba

27 de agosto de 2020: bombeiros combatem incêndio às margens da BR-262 em Uberaba

13/09/2020 às 04h00
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Entre julho e agosto deste ano, 421 incêndios em vegetação foram registrados em Uberaba, segundo dados do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM) divulgados pela TV Integração. O número é o maior dos últimos três anos e quase 40% a mais do que no primeiro semestre de 2020.

Segundo o Corpo de Bombeiros, em julho foram 214 registros e em agosto 207. O período, que vai até o final de setembro, é considerado pela corporação como o mais propício para ocorrências de incêndios.

A maior parte dos registros ocorre, principalmente, de sexta-feira a domingo, entre 13h e 17h. A média é de 20 registros por dia, podendo chegar a 35 durante o período de estiagem.

Ainda de acordo com os bombeiros, 99,1% dos incêndios são causados por ação humana, seja por descuido ou intencional: muitos começam como queimadas controladas, mas por causa do tempo seco, acabam tomando grandes proporções. A situação é preocupante, porque gera prejuízos não só para o meio ambiente, mas também para a população.

"Fazemos estudos em relação aos locais que têm mais tendência e reincidência de incêndios e observamos que esses meses o número é maior do que os anos anteriores. No nosso mapeamento, conseguimos verificar a quantidade em cada região de Uberaba. Com isso, conseguimos dimensionar os locais onde a reincidência é maior, o que não muda muito de um ano para o outro", explicou o tenente Kaio César Damacena.

Em agosto, por exemplo, um dos casos que mais deu trabalho para a corporação e que prejudicou muito o meio ambiente foi registrado no dia 19, às margens da rodovia AMG-2595, antiga Avenida Filomena Cartafina, que dá acesso ao Distrito Industrial III.

O fogo começou na vegetação, próximo a um condomínio, e se alastrou por mais de cinco quilômetros. Além de prejuízos às áreas de empresas e um haras na AMG-2595, as chamas causaram a morte de animais silvestres. Segundo os bombeiros, é recorrente as chamas atingirem o haras. Em junho, por exemplo, um incêndio queimou cerca de dois hectares de pasto no local.

Para evitar que casos como esses aumentem, a prevenção e a conscientização são cruciais. Em entrevista ao G1 em julho deste ano, o comandante do 8º BBM em Uberaba, tenente-coronel Anderson Passos, afirmou que a recomendação é que sejam feitos aceiros – que são aberturas na vegetação impedir a propagação de incêndio – e evitar utilizar fogos ou objetos que produzam fagulha próxima ao mato seco.

"A gente espera conter a grande quantidade de incêndios que, muitas vezes, são simultâneos. Já chegamos a ter 20 solicitações ao mesmo tempo. Então, a solução não é aumentar a quantidade de bombeiros e de viaturas, mas diminuir a quantidade de pessoas que ateiam fogo. Isso é uma mudança cultural, urgente, que é necessária para mudar a nossa condição de risco e agressão ao meio ambiente", afirmou Passos.

Até a última terça-feira (8), o risco de queimadas em Uberaba foi considerado muito alto, conforme a plataforma de alertas do 8º BBM.

Entre os vários impactos imediatos das queimadas, três são os mais evidentes, conforme André Guimarães, representante da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), explicou em 2019: Perdas de biodiversidade: tanto a vegetação quanto os animais sofrem com a destruição; Perdas de qualidade do solo: a terra fica menos fértil e gradualmente mais frágil; Problemas de saúde: a tendência é aumentarem os casos de doenças respiratórias nas cidades próximas às queimadas.

 

 

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2020/09/09/numero-de-incendios-em-vegetacao-entre-julho-e-agosto-e-maior-dos-ultimos-tres-anos-em-uberaba.ghtml

 

Gráfico

Incêndios em vegetação em Uberaba entre julho e agosto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberaba - MG Atualizado às 20h07 - Fonte: ClimaTempo
24°
Nuvens esparsas

Mín. 18° Máx. 30°

Qua 31°C 18°C
Qui 30°C 18°C
Sex 31°C 19°C
Sáb 30°C 20°C
Dom 29°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias