Banner prefeitura Covid
Artigo

O CINEMA DOS EE.UU.: OBRAS-PRIMAS

Guido Bilharinho

Reflexões

ReflexõesArtigos diários

12/09/2020 04h00
Por: Redação

O livro “O Cinema dos EE.UU.: Obras-Primas” completa o levantamento, seleção e avaliação dos melhores filmes de uma das maiores cinematografias nacionais existentes. Sem dúvida, aquela que, por força da pujança econômica do país, mais se disseminou no mundo ocidental, abafando e até estiolando outras produções nacionais, não só pela força, vigor, quantidade e onipresença quanto, também, por atos e ações não recomendáveis de pressão, monopólio e cartel de distribuição e exibição.

         Contudo, independentemente dessas últimas circunstâncias, deletérias, condenáveis e prejudiciais às filmografias de países economicamente frágeis, porém, alheias ao estrito proceder cinematográfico, o que permanece é o valor e a virtuosidade cultural e artística do melhor dessa produção, sobrevivendo aos tempos e aos mores.

         A par desse valor, mas, intrínseco nele, sobreleva também toda uma construção e contribuição sociológico-documental do conteúdo mental e de comportamentos e modos de vida praticados sobre peculiares substratos materiais desenvolvidos, exercitados e existentes no decorrer dos anos e décadas nas quais essa pujante filmografia foi realizada, demonstrativo e painel como nunca se teve anteriormente dos procedimentos civilizatórios sociais, econômicos, culturais, artísticos e dos usos e costumes ocorrentes em épocas passadas quando não existia o cinema com seu poder de equivalência da realidade.

         Síntese de toda essa monumentalidade perfaz-se nessa trilogia seletiva, provavelmente inédita em seus termos, e publicada no blog guidobilharinho.blogspot.com.br, significativamente tendo mais (muito mais) acessos nos Estados Unidos do que no próprio Brasil, mesmo que composto o blog com obras expostas em idioma português, fato que demonstra porque os Estados Unidos são o que são e o Brasil ainda não é.

 

Guido Bilharinho - Advogado em Uberaba e autor de livros de literatura, cinema, fotografia, estudos brasileiros, História do Brasil e regional editados em papel e, desde setembro/2017, um livro por mês no blog https://guidobilharinho.blogspot.com.br/

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários