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Turismo

FecomercioSP: Turismo brasileiro tem queda de 50,3% e prejuízo de R$ 7,3 bilhões em julho

Para recuperar o fôlego, acesso ao crédito é fundamental aos empresários nesta fase de retomada gradual, que só deve apresentar melhoras efetivas a partir de setembro

16/09/2020 15h31
Por: Redação

O levantamento do Conselho de Turismo da FecomercioSP, com base em
números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), aponta que o turismo nacional sofreu queda de 50,3%
no faturamento de julho, em relação ao mesmo período do ano passado.
O setor registrou faturamento de R$ 7,2 bilhões, ou seja, R$ 7,3
bilhões a menos do que há um ano, quando o valor havia sido de R$ 14,5
bilhões. A previsão é de que estes resultados melhorem a partir de
setembro, em decorrência dos feriados nacionais.

Segundo a Federação, entre as atividades do setor, o transporte aéreo
segue como o mais impactado, com queda anual de 78,1% e já acumula
perda no ano de 46,7%. Os dados convergem com os últimos números
divulgados pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), indicando
que, em julho, a oferta de assentos no mercado doméstico caiu 76,3%, e
a demanda, 78,9%. Na sequência, o grupo de alojamento e alimentação,
que registrou retração de 54,5%, em julho, na comparação anual.

Para recuperar o fôlego, acesso ao crédito é essencial para os
empresários obterem os melhores resultados na retomada. A aprovação e
a sanção da Média Provisória 963, que aportou R$ 5 bilhões ao Fundo
Geral do Turismo (Fungetur), foi de extrema importância ao setor. O
Ministério do Turismo e o DesenvolveSP fecharam um acordo para destinar
mais R$ 400 milhões às empresas do setor no estado. Os interessados
podem requisitar os recursos de maneira direta pelo site, sem precisar
passar por intermediários financeiros, o que ajuda na redução da
burocracia.

Nos próximos meses, a tendência é de que agosto apresente um
desempenho similar aos anteriores. Ao que tudo indica, o turismo
nacional apresentará melhora em setembro, em decorrência dos feriados
nacionais, como o da Independência do Brasil, no dia 7. Esse pode ser o
ponto de partida para a recuperação do setor no País, já que há
outro feriado importante logo na sequência, em 12 de outubro (dias de
Nossa Senhora de Aparecida e das Crianças).

Embora algumas cidades e Estados tenham antecipado os feriados, ainda
há espaços no calendário para os turistas aproveitarem, o que deve
aumentar cada vez mais a procura por voos, sobretudo a partir de janeiro
de 2021. Por isso, os empresários devem preparar desde já as suas
ofertas e o planejamento de vendas, deixando sempre claro ao consumidor
as condições de cancelamento, para que tomem a decisão correta na
compra, a fim de evitar riscos desnecessários.

Dicas aos empresários
Nesta fase de reabertura gradual, o Conselho de Turismo da FecomercioSP
aponta que a demanda por viagens de curta distância para regiões
próximas dos grandes centros – seja interior, seja litoral – está
crescendo, uma vez que muitas famílias estão cansadas de ficar em casa
e buscam viagens rápidas para ter mais espaço e lazer. Este é um
fenômeno que tem sido chamado de “turismo de isolamento”, uma
grande oportunidade para empresas de locação de veículos, transporte
rodoviário, hotelaria, restaurantes, entre outros.

Ainda, é importante pensar que a realização de parcerias locais
aumenta a possibilidade do estabelecimento de preços mais acessíveis,
o que chama a atenção dos turistas. Ou seja, um hotel pode oferecer
desconto de um translado e um combo de alimentação especial de algum
restaurante da região. Neste momento, não adianta pensar somente no
próprio negócio, mas em toda a cadeia, para que mais recursos possam
circular, e, com isso, contribuir para a geração de emprego e
distribuição de renda.

Para minimizar os prejuízos, FecomercioSP recomenda também que os
empresários se aproximem cada vez mais dos consumidores por meio das
redes sociais, como o Instagram, a fim de apresentar as possibilidades
de se realizar um turismo seguro. Assim, é importante informar, em
tempo real, as medidas sanitárias realizadas, assim como a
disponibilização dos serviços prestados, iniciativas que certamente
despertam o interesse dos clientes por voltar a viajar, mantêm a
credibilidade da empresa e reforçam a confiança do viajante.

Sobre a FecomercioSP
Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar
o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo,
mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve
soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre
as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão
de empresários, que respondem por quase 10% do PIB brasileiro e geram
em torno de 10 milhões de empregos.

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