Banner prefeitura Covid
Eventos

Coluna social

Cidinha Coimbra

17/09/2020 04h00
Por: Redação
foto 1
foto 1

COLUNA MULHERES

Por Cidinha Coimbra      e-mail [email protected]

 

REENCONTRO E ALIANÇA

Teresinha Cartafina, sempre muito ativa no meio político como companheira do marido, foi vereadora por dois mandatos e teve a oportunidade de vivenciar a política intensamente, enfrentando com coragem os desafios, sempre com forte sentido de doação ao próximo. Atuou como voluntária no Hospital da Criança por mais de trinta anos, passando por vários cargos até se tornar presidente por três vezes. Atualmente mantém um grupo chamado Colméia Cartafina composto por 22 mulheres, que se reúnem toda quinta-feira para bordar e fazer trabalhos manuais, onde toda renda é revertida para instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Toni Carlos, Jornalista, radialista e empresário. Começou cedo no trabalho, aos 11 anos entrou na Guarda Mirim, atual PROBEM, onde, segundo palavras de Toni, “aprendeu os caminhos da vida”, tendo como mestra, a então primeira dama da cidade e coordenadora da instituição, Teresinha Cartafina. Com o dom da comunicação e dedicado à comunidade, foi vereador em Uberaba durante seis mandatos, tendo sido eleito pela primeira vez em 1988, aos 23 anos, naquela época o mais jovem do país a ocupar o cargo. Foi deputado estadual por duas vezes.  Há de se lembrar que Toni Carlos tinha, desde menino, o apelido de “prefeito” pelo sonho e determinação em se tornar prefeito de Uberaba. Em 2020 acontece o reencontro e a aliança, Toni Carlos candidato à prefeito tendo como candidata à vice, Teresinha Cartafina.

 

CINTA LIGA MAIS NEGÓCIOS

Um clube de networking estruturado, criado por cinco empresárias em Ribeirão Preto, com a filosofia do “dar e receber”, aplicando uma metodologia exclusiva para atender às necessidades das empreendedoras associadas, onde elas se conectam para gerar negócios, se apoiam e se desenvolvem. O projeto cresceu e hoje existem diversos clubes licenciados pelo método CLN em todo Brasil. Em Uberaba a arrojada coach, Kamila Teixeira se tornou licenciada e formou o CLN Liberdade. O clube já está com o quadro de 15 associadas fundadoras, que acreditaram nessa proposta inovadora e será lançado oficialmente em um lindo evento no dia 07 de outubro. Uma data que será marcante para o empreendedorismo feminino em Uberaba.

 

AÇÃO SOCIAL FIEMG

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio da Regional Vale do Rio Grande, entregou dez respiradores para o Hospital Regional José de Alencar Gomes da Silva. O evento contou com a presença do presidente da Fiemg Regional, José Arlênio Veneziano, do secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, do superintendente do Hospital Regional, Murilo Rocha, do presidente do Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), Gleison Borges, e de vários presidentes de sindicatos ligados ao CIGRA, entre eles o caríssimo estilista Frank Prado, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Uberaba (Sindivestu). Essa é mais uma ação social da Fiemg no combate à pandemia. A entidade já doou em todo o estado de Minas Gerais, 1600 respiradores por meio de parceria com diferentes empresas

 

PORTAS ABERTAS

O projeto Portas Abertas faz parte das ações da Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberaba e seu objetivo é a efetiva inclusão social do ser humano em diversos segmentos da sociedade. Com o distanciamento social imposto pela pandemia, os encontros presenciais se transformaram em lives informativas e formativas que acontecem toda a quarta-feira, pelo canal do You Tube – Projeto Portas Abertas. “Essa é uma iniciativa que busca a inclusão das pessoas, muito além de suas deficiências”, afirma a idealizadora e coordenadora Keila Afonso, psicopedagoga, especialista em políticas públicas sociais e em saúde da família. Você pode fazer sua inscrição nas palestras virtuais pelo site: http://www.uberaba.mg.gov.br/seds.

 

 

 

FOTOS

 

FOTO 01 –   O candidato a prefeito nas eleições 2020, Toni Carlos (PTB) com sua candidata à vice-prefeita, Teresinha Cartafina (PSDB)

 

FOTO 02 – Hermany Andrade, grande articulador político, coordenador do grupo Mobiliza Uberaba e presidente do PTB Uberaba, com o candidato à prefeito Toni Carlos na Convenção do PTB/Uberaba na segunda-feira (14).

 

FOTO 03 – A arrojada coach Kamila Teixeira é a coordenadora do CLN Liberdade Uberaba, que será lançado oficialmente dia 07 de outubro. Sucesso!

 

FOTO 04 – Mulheres empreendedoras no Esquenta do CLN Liberdade Uberaba, no aprazível espaço da Esmê Nasser Store Home na quarta-feira (09).

 

FOTO 05 – A entrega dos respiradores na sede do Hospital Regional contou com a presença do presidente da Fiemg Regional VRG e de líderes classistas

 

FOTO 06 -  Keila Afonso é a idealizadora e coordenadora do projeto ‘Portas Abertas’, com lives voltadas para a inclusão social, toda quarta-feira no Canal do You Tube – Portas Abertas.

 

FOTO 07 – O jovem Cleiton César, que atua com marketing político, agora também vem fazendo sucesso como digital influencer com divulgações de eventos, empresas e profissionais. Confiram pelo instagram @cleiton331.  Contatos: (34) 9 88752426 

 

FOTO 08 – Caríssima Nathalia Marinelli, consultora em marketing digital e colunista de moda da revista Mulheres foi a festejada aniversariante de segunda-feira (14).

 

FOTO 09 – Nossa homenagem à querida amiga e colunista do Jornal de Uberaba, Olésia Borges pelo aniversário na próxima segunda-feira (21).

 

FOTO 10 – MULHERES NA HISTÓRIA DE UBERABA

 

EUNICE PÜHLER

 “Há que se explorar os cinco sentidos para falar dessa mulher de sorriso constante e a alma de criança. Há que se entender de amor para falar de Eunice Pühler. Nascida em Perdões (MG), cujas ruas se tornaram poesias e cantos em seus livros. Esta mulher, mãe (Platão, Siegfried e Brunhilde), esposa e parceira de Erwin Pühler por 60 anos. Avó, amiga fez uma trajetória de vida sustentada na fé, família, amigos, alunos, cultura e ajuda ao próximo. Viveu para servir! Comunicativa, mestra Eunice foi figura humana que atuou em distintas dimensões. Educou cinco gerações. Forte e doce. Enérgica e paciente. Exigente e compreensiva. Atenta a tudo e todos. Psicóloga por formação e alma enxergava o cerne. Buscando sempre o melhor em cada um. Através do trabalho social valorizava a amizade e o respeito. Sua vocação como escritora trouxe seus sonhos para a realidade através de suas obras literárias, tendo livros conhecidos nacionalmente. Na ALTM (Academia de Letras do Triângulo Mineiro) militou brilhantemente. Investiu e apostou na literatura infanto-juvenil; onde deu sua contribuição através de viagens no mundo dos livros. Leitura leve, escrita sábia e puramente poética. Tem o nome ligado a movimentos religiosos, ecologia e meio ambiente, obras culturais, desenvolvimento humano. Sorridente e tamanho natural. Lembrando aos que passam os verdadeiros valores. Em Uberaba, fundou o Grupo Escolar Uberaba e foi diretora do Grupo Escolar Dom Eduardo. Foi professora da Faculdade Santo Tomaz de Aquino, da Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, fundou junto a Lourdes Marinho a APAE, A ASAP. Foi proprietária e diretora do Colégio Cristo Rei, voluntária no Hospital do Pênfigo, trabalhou com Helena Antipoff. Recebeu com emoção o Título Honorário Uberabense, o Mérito Literário do Rotary. Foi inspetora do Colégio Nossa Senhora das Dores. Pertenceu ao ICEBRACO (Revista Cosmovisão). Foi Mulher Destaque do Jornal de Uberaba, participou do Fórum dos Articulistas de Uberaba. Fez inúmeros lançamentos de livros em várias cidades. Pertenceu a três editoras. Criou vários grupos de Oração da Sagrada Face de Cristo, inclusive o da Adoração Perpétua leva o seu nome. Como também de FF, teve a honra de ser escolhida para nomear um CEMEI Eunice Pühler. São tantas atividades que fica difícil falar tudo. Mas para falar dela basta pensar em doação e amor. Em 2007, aos 89 anos, foi ao encontro do seu Jesus amado, deixando sua marca e muita saudade. Ficou encantada e virou estrela a cintilar bonito para essa Uberaba que tanto amou”. *Depoimento carinhoso de Brunhilde sobre a mãe Eunice Pühler.

 

  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários