Quinta, 16 de Outubro de 2025 03:15 34 98413-1432
Cidade Crise hídrica

Água será cada vez mais escassa, alerta climatologista

Reservatórios serão fechados das 21h desta quarta às 04h30 desta quinta-feira

15/10/2025 18h07
Por: Maria das Graças Salvador
Centro de Reservação 11, no Uberaba I, todos os reservatórios voltaram a ser fechados em função da grave crise hídrica no município – Foto: Divulgação/Codau
Centro de Reservação 11, no Uberaba I, todos os reservatórios voltaram a ser fechados em função da grave crise hídrica no município – Foto: Divulgação/Codau

Após dois dias com os reservatórios fechados, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) voltou a fecha-los nesta quarta-feira, 15, das 21h às 04h30 desta quinta-feira, 16.

Segundo a Codau, o fechamento noturno segue o Plano de Contingenciamento da Seca. Segundo a autarquia, na noite de terça-feira, 14, às 22h, a reservação estava em 33%, e na manhã desta quarta-feira, às 6h, o índice era de apenas 48,7%, não alcançando a metade da capacidade e muito inferior ao ideal, que é mais de 70%.

“A Codau esclarece que o período crítico ainda não passou. Com as chuvas ocorridas nos últimos dias, o sistema de transposição do rio Claro chegou a ser desligado no início da semana, mas precisou ser religado na terça-feira, 14, diante da significativa redução da vazão do rio Uberaba. Na manhã desta quarta-feira, a vazão do rio Uberaba estava em 1.200 litros por segundo, com o auxílio de dois conjuntos motobombas ligados ao sistema de transposição no momento”, observa a Codau.

Ainda segundo a Companhia, a situação do clima ainda não é favorável para o abastecimento. De acordo com o Inmet, não foi registrada chuva em Uberaba na terça-feira e não existia previsão de chuva e as temperaturas devem subir, chegando a 34º. “Com o calor, a tendência é de aumento do consumo. Com isso, a Codau alerta que é importante a população fazer a sua parte e continuar com as medidas de economia de água. O momento ainda é de atenção até que Uberaba tenha chuvas constantes para a recuperação do rio”, diz, reforçando que a população deve usar água de forma consciente.

Já a climatologista Wanda Prata destaca que este ano de 2025 está sendo o mais seco e a evaporação maior, o que agrava o problema. “Estamos com o tempo mais quente e vai aquecer mais. Portanto a água será cada vez mais escassa”, alerta a climatologista.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.