Sábado, 20 de Abril de 2024 03:22
Política Saúde

Outubro Rosa 2020 terá abertura virtual em Uberaba

A ação será um momento para discutir sobre a importância das ações de prevenção e promoção à saúde da mulher

25/09/2020 05h00
Por: Redação
Outubro Rosa 2020 terá abertura virtual em Uberaba

 

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, terá programação especial e diferenciada durante a celebração do Outubro Rosa 2020. Devido à pandemia de Covid-19, a abertura oficial este mês será transmitida virtualmente do Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism) no dia 1º. A ação será um momento para discutir sobre a importância das ações de prevenção e promoção à saúde da mulher no Município em tempos de pandemia, tema da campanha de 2020.

Durante todo o mês serão intensificados os atendimentos alusivos à temática e divulgados vídeos educativos com os profissionais do Caism pela Secretaria Especial de Comunicação (Secom) da Prefeitura. Segundo Sheron Hellen da Silva, chefe do Departamento de Atenção Especializada, o acolhimento da mulher para orientações e esclarecimento de dúvidas será realizado no Caism, de segunda à sexta-feira, das 7 às 16 horas, em livre demanda. “Basta chegar à unidade que vamos realizar o atendimento. A coleta de material para realização de Papanicolau e exame clínico das mamas para a solicitação de mamografia também será lá, com o agendamento diretamente no Caism no mesmo horário do acolhimento”, ressalta Sheron. 

Para consultas médicas com mastologista e ginecologista, a paciente deverá procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para atendimento clínico e posterior agendamento, orienta a chefe do Departamento de Atenção Especializada. O Caism fica na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1160, Parque do Mirante.

Educação em Saúde. Entre os temas a serem abordados em vídeos com os profissionais do Caism, estão “Sinais de alerta para o câncer de mama”; “Os benefícios do aleitamento materno na redução da incidência do câncer de colo uterino e câncer de mama”; “A visão geral sobre epidemiologia do câncer de mama e a importância do Outubro Rosa”; “Prevenção, diagnóstico, causas e tratamento do câncer de colo de uterino”; “Planejamento familiar”; “Hábitos saudáveis, Alimentação e atividade  física para prevenção do câncer”; “A importância do exame de Colposcopia”; “Fatores de risco para o câncer de colo uterino”; “Quando realizar o exame de citologia oncótica”; “Aspectos psicológicos do câncer de mama”; “Cuidado na reabilitação e manutenção funcional de pacientes mastectomizadas”; e “Ações de saúde desenvolvidas no Caism”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias