Coluna

Vinhos & tal

Carlos Alberto Pereira

Carlos Alberto Pereira

Carlos Alberto PereiraEnófilo, Jornalista, Tecnólogo em Turismo e Hotelaria. Contato: [email protected] / 98412-6446

25/09/2020 05h00
Por: Redação
Aurora Gran Reserva são vinhos que harmonizam com carnes, têm ótimo potencial de guarda e chegam nas variedades Cabernet Sauvignon e Tannat - Crédito: Eduardo Benini
Aurora Gran Reserva são vinhos que harmonizam com carnes, têm ótimo potencial de guarda e chegam nas variedades Cabernet Sauvignon e Tannat - Crédito: Eduardo Benini

VINHO BRASILEIRO

Com o advento da Pandemia do novo Coronavírus, o consumo de vinhos no Brasil “explodiu”, especialmente o vinho produzido aqui! Com certeza, abriu-se uma nova oportunidade para os viticultores nacionais mostrar aos seus compatriotas a qualidade de seus vinhos!

Mas há muito tempo que o Brasil já faz bonito mundo afora com seus espumantes (e vinhos tranquilos também), onde já coleciona milhares de medalhas e reconhecimento pela qualidade e diferencial. Apenas os brasileiros (infelizmente) vem resistindo a esta realidade! E quando se procura saber porque não prestigiam os nossos vinhos, a justificativa é que os produtos nacionais são caros ou não tem a mesma qualidade dos importados, entre outros. Para mim, isso se chama preconceito! Mas esta resistência (acredito eu) caiu um pouco, neste período de pandemia.

Para se ter uma ideia, o consumo geral de vinhos no país, entre nacionais e importados, cresceu 72% e boa parte deste resultado foi de vinhos brasileiros. O consumo que por décadas não ultrapassava os 1,9 litros per capta, no período da quarentena, subiu para 2,81 lts. Portanto, este é um momento muito especial para os produtores brasileiros, de virarem este jogo e conquistar de vez o consumidor tupiniquim! Depois, a última safra foi especial, e é considerada uma das melhores dos últimos anos, portanto, espera-se muitas boas surpresas e muita qualidade nos vinhos que vem por ai!

Eu por aqui, nesta página do JU, quero mostrar a qualidade dos nossos vinhos e abrir espaço para a divulgação de seus atributos e diferenciais. Hoje por exemplo, vou falar de uma das vinícolas nacionais mais premiadas em concursos internacionais, especialmente com seus espumantes, que é a Vinícola Aurora, que acaba de lançar uma nova linha de vinhos tranquilos, que prometem fazer muito sucesso: É a linha Gran Reserva com rótulos da Campanha Gaúcha. Vamos conhecer!

 

Revolução Farroupilha

No mês em que o Rio Grande do Sul celebra a Revolução Farroupilha, vem da região que foi palco de muitas batalhas, os dois novos rótulos da Vinícola Aurora. Em busca da expressão máxima do terroir Campanha Gaúcha, a cooperativa apresenta a linha Gran Reserva, nas variedades Tannat e Cabernet Sauvignon, ambos da histórica safra 2018.  A linha Gran Reserva faz parte do projeto da Vinícola Aurora que mostrará a diversidade do vinho brasileiro, com castas emblemáticas de diferentes regiões do país. Os dois rótulos completam o portfólio que abrange 13 marcas, com 220 itens.  

Os vinhos Gran Reserva 2018 tem edição limitada de 27,5 mil garrafas de cada variedade.

 

Terroir Campanha Gaúcha

Localizada próxima à fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai, a Campanha Gaúcha tem algumas características que a diferenciam das demais regiões vinícolas. Entre elas, está o clima, com temperaturas que facilmente chegam a zero grau no inverno, verões muito quentes e menor incidência de chuva em relação à outras zonas produtoras.       

Outra característica marcante é o solo basáltico e arenoso, com ótima drenagem e pouca concentração de matéria orgânica. São estas condições de clima e solo, além do relevo marcado por planícies e pequenas ondulações, que favorecem à ótima maturação das uvas viníferas.                 

Com uma área de 1,5 mil hectares plantados com videiras, o território responde a cerca de 15% da produção de uvas viníferas (destinadas para vinho fino) do Rio Grande do Sul. As variedades escolhidas para a elaboração da linha Aurora Gran Reserva, a Cabernet Sauvignon e a Tannat, são as uvas viníferas tintas mais plantadas na Campanha Gaúcha e que, ao longo do tempo, se mostraram as que melhor se adaptaram às condições climáticas da região. 

 

Indicação de procedência             

Em maio deste ano, a Campanha Gaúcha foi reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com a Indicação de Procedência (IP) para os vinhos e espumantes, se juntando às outras seis Indicações Geográficas de vinhos no Rio Grande do Sul.         

 

Os vinhos

TANNAT

Com a potência característica da variedade, o Aurora Gran Reserva Tannat 2018 tem coloração rubi intensa, aroma com intensidade média alta, lembrando frutas vermelhas como framboesa, groselha, ameixa e toque mentolado, além de notas de madeira tostada, já que o vinho tem passagem de 12 meses por barricas de carvalho francês. Apresenta boa acidez, tanino potente, agradável, com bom volume de boca, boa estrutura e tem grande potencial de guarda.

CABERNET SAUVIGNON

De coloração semelhante e mesmo potencial de guarda, o Aurora Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2018 tem aroma que lembra frutas negras maduras, especiarias, cravo e eucalipto, notas de madeira tostada, café e chocolate. No paladar é um vinho de excelente equilíbrio álcool/acidez, com tanino maduro e aveludado, de corpo médio alto e boa estrutura.                   

 

Harmonização

Para harmonizar com o Aurora Gran Reserva Tannat, as sugestões são os clássicos da região da fronteira: carré de cordeiro, entrecot grelhado e costela bovina. A potência da variedade também combina com churrasco e queijos fortes. As harmonizações sugeridas com o Aurora Gran Reserva Cabernet Sauvignon também incluem carnes vermelhas, como picanha grelhada e costela de cordeiro, e ainda massas ao molho funghi, risoto de funghi e queijos médios.          

 

       

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários