Coluna

Política

Senador Carlos Viana

Carlos Alberto Dias Viana

Carlos Alberto Dias VianaCarlos Viana é um jornalista e político brasileiro, filiado ao PSD e atualmente senador por Minas Gerais.

27/09/2020 05h00
Por: Redação

Conquista do esporte paralímpico

Muito feliz com a aprovação do projeto que cria o auxílio à atletas e entidades esportivas. Neste projeto, há uma emenda de minha autoria, que prevê a distribuição de forma mais democrática dos recursos das loterias esportivas para clubes e entidades que trabalham com esporte paralímpico. Estamos corrigindo um erro histórico com milhares de atletas paralímpicos, que na maioria das vezes, não tem condições para praticar o esporte. Esta é a boa política. Parabéns aos atletas paralímpicos.

 

Mandato para ministros do STF

Defendi na sessão do Senado Federal que não podemos fugir de debater assuntos relacionados aos pedidos de investigação e de impeachment de ministros do STF. Além disso, é nosso dever, como senador da República, avançar no debate e na votação sobre um prazo de mandato para os magistrados da suprema Corte. Não sabemos se podem ser 8, 10 ou 12 anos. Vamos debater! O que tenho convicção é que a sociedade brasileira espera de nós senadores respostas sobre este e outros temas.

 

Nova Lei de Trânsito

Vai à sanção do presidente da República a nova legislação de trânsito. Aumento da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos com condutores de até 50 anos é uma das alterações. Contribui com o projeto aprovado, sugerindo uma emenda para condicionar a substituição obrigatória de multas leves ou médias por advertência, apenas se o infrator não tiver cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses. Anteriormente, a advertência poderia ser dada ao motorista mesmo se ele tivesse cometido infrações de qualquer natureza. O que seria uma injustiça com o bom motorista.

 

Fim do voto secreto

Assinei o manifesto solicitando que a eleição para presidência do Senado Federal e demais cargos da mesa seja com o voto aberto. Eu sempre disse, desde quando cheguei ao Senado, em 2019, que sou favorável que o eleitor saiba qual a posição de cada parlamentar em relação à presidência e cargos na Mesa do Senado. O documento, com a assinatura de 22 senadores, foi protocolado na Secretaria Geral da Casa, na quinta-feira (24). 

 

Embaixadores

Durante a última semana, votamos a indicação de embaixadores para 33 países. Um dos mais importantes foi a condução de Nestor Forster para ser embaixador brasileiro nos Estados Unidos. Os norte-americanos são um grande parceiro comercial do Brasil. Somente no ano passado, vendemos quase US$ 30 bilhões em produtos a eles. A falta de um embaixador poderia prejudicar a relação comercial entre os dois países, principalmente na situação econômica difícil em que o mundo vive devido à pandemia do Coronavírus. O único nome aprovado que não é diplomata de carreira foi o do general Gerson Menandro Garcia de Freitas, nomeado embaixador do Brasil em Israel.

 

 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários