Segunda, 21 de Junho de 2021
(34) 99869-4433
Geral Coluna

Mulherio

Juba Maria

27/09/2020 05h00
Por: Redação

Caminho aberto

Com a saída de Regiane Isidoro da disputa pela prefeitura, algumas apoiadoras da pastora informaram à coluna que estão migrando sua intenção de votos para Elisa Araújo (Solidariedade).

 

Entusiasmo

As nove mulheres que oficializaram suas pré-candidaturas pelo Solidariedade como vereadoras estão animadas. Nem a pandemia parou o grupo, que, tradicionalmente, realiza reuniões semanais às quartas-feiras à noite. Quando não é possível, organizam as reuniões de forma online, mas não se desconectam. À coluna, elas informaram que as propostas foram amplamente consideradas no plano de governo de Elisa Araújo, que prevê uma gestão democrática, participativa e transparente.

 

Pesquisa espontânea

Vale lembrar que segundo a pesquisa de intenções de voto do RealTime Big Data,  divulgada no último dia 14, Elisa Araújo, teve pontuação de 2% na pesquisa espontânea. As outras candidatas mulheres não pontuaram nesta pesquisa.

 

Vitoriosa

Quem também desistiu do pleito foi Kênia Borges (PSD). Em nota, ela informou que apesar de tudo se considera vitoriosa por ter conseguido em 35 dias pontuar de 1,56 até 3 pontos na pesquisa. 

 

Uma nova história

“Acredito que está na hora de começarmos a escrever uma história diferente, lutando por nossos ideais e construindo um projeto que atenda a nossa Uberaba. Por isso não vou desistir, pelo contrário, a partir de agora esse projeto começará a ser reescrito e a várias mãos”, escreveu.

 

Agradecimento

Kênia agradeceu ainda ao convite que recebeu do empresário Hermany Andrade Júnior (J Júnior) para coordenar a frente feminina da campanha majoritária do PTB. “Fiquei muito honrada pelo convite e pelo reconhecimento de todo trabalho político que realizamos, mas hoje estou filiada ao PSD e trabalharei para eleger o candidato do meu partido”, disse.

 

Mulheres anticapitalistas

Também surpreendeu positivamente a apresentação da chapa única de Maria Sandra Tapajós (Psol), pré-candidata a prefeita, e Maíra Rosa (Psol), pré-candidata a co-prefeita. É a primeira vez que duas mulheres concorrem juntas ao cargo. A chapa própria tem o apoio da Frente Socialista, composta por PCB e UP. “Duas mulheres de luta que se dispõe a cumprir essa tarefa que pe de levantar a bandeira anticapitalista, feminista, antiracista e contra qualquer opressão”, escreveram em nota.

 

Surpresa

Outra surpresa recente foi a apresentação da chapa pura do Partido dos Trabalhadores à majoritária. O professor, engenheiro civil e especialista em mobilidade urbana Antônio Carlos Evangelista foi oficializado em 17/9) como candidato a vice-prefeito, completando a chapa encabeçada por Patrícia Melo. 

 

Proposta desenvolvimentista

Professor Kaká, como é conhecido, nasceu em Uberaba e tem 30 anos. É formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Uberlândia e mestre em políticas urbanas pela Universidade de Lyon, na França. Foi professor de planejamento urbano na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba. Co-fundador do Observatório Urbano, Professor Kaká propõe um governo transparente e desenvolvimentista. 

 

Enfrentamento à violência

A Magazine Luiza encerrou as inscrições para o edital de projetos voltados ao enfrentamento à violência contra a mulher. A cidade de Uberaba participa do pleito,com o envio de projetos por organizações da sociedade civil. Estamos na torcida!

 

U+20

Também está nos prorrogamentos o prazo para envio de propostas para pleitear recursos financeiros da Prefeitura Municipal de Uberaba para projetos do programa U+20 em consonância com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e para a retomada econômica pós pandemia.

 

Irresponsabilidade

A professora  Ana Paula (PT) denunciou, na última semana, a “irresponsabilidade de Romeu Zema e Paulo Piau” ao proporem o retorno às aulas presenciais “sem vacina e sem segurança”. Segundo fontes, tudo indica que o martelo sobre a retomada das aulas municipais seja batido amanhã pela manhã após a reunião matinal do comitê de trabalho da COVID-19. Há rumores de que os empresários da área de educação estejam pressionando a Prefeitura. O Sindicato dos Educadores do Município também se posicionou “contra a reabertura das escolas municipais com aulas presenciais, antes da vacinação da população contra a COVID-19”.

 

Candidata

Diretora licenciada do Sind-Ute, Ana Paula foi confirmada como candidata à vereadora. Professora de Língua Portuguesa, ela nasceu em BH, mas mora em Uberaba desde a infância. Graduou -se na Universidade Federal de Uberlândia em Letras e trabalhou em instituições de ensino municipais, estaduais, federais e particulares.

 

Trem da história

Vale a pena conferir o podcast piloto intitulado “O trem da história” de Pedro Perassi e Bruno Augusto. No primeiro episódio, eles contam sobre o processo criminal de Maria Rita, relatado em artigo do historiador Julio Cesar de Souza. 

 

Falando nisso

A artista Danielle Néspoli já prestou homenagem à Maria Rita, ao retratá-la em uma de suas telas. Aliás, Danielle foi uma das convidadas da Live “(Re)Existência Negra: Arte, saúde e religiosidade” organizada ontem, 26/9, por Odila Braga (PT). Maria Valéria e Wellington Sabino também participaram do encontro.

 

Guerreira

A talentosa Juliana Zanini está de casa nova e segue firme em meio a um mundo dos negócios nada fácil para mulheres. Desde março, a empresária, sócia da Novo Mundo Treinamentos e Consultoria, atende no Parque das Américas. Ela atua com treinamento e recrutamento e seleção. “Nos dias atuais, com o cenário econômico difícil, é necessário ter muita criatividade e inovação”, disse, ao comentar as dificuldades que as mulheres enfrentam hoje para empreender.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Juba Maria
Sobre Juba Maria
Jornalista formada pela UFRJ, mãe e poeta, trabalha como Assessora de Comunicação da Infraero. É uma das coordenadoras do projeto AMAi e dá palestras sobre Comunicação Não-Violenta.
Uberaba - MG
Atualizado às 02h55 - Fonte: Climatempo
18°
Alguma nebulosidade

Mín. 16° Máx. 31°

18° Sensação
4 km/h Vento
73% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Quarta (23/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias