Coluna

Pet News

Marcos Moreno

Marcos Moreno

Marcos MorenoSou Marcos Moreno, comunicador com vários anos dedicados ao trabalho de colunista e assessor de imprensa. Há alguns anos com trabalho na mídia impressa e eletrônica voltado para os animais, notadamente pets.

02/10/2020 05h00
Por: Redação

 

Girafa mais alta do mundo nasce em cidade do interior de São Paulo

Animal nasceu com 1,80 metro de altura e 70 quilos no Zooparque Itatiba; subespécie Rothschild é a mais alta do mundo.

O Zooparque de Itatiba informou nesta segunda-feira (28) o nascimento de um filhote de girafa da subespécie Rothschild, uma das mais raras e ameaçadas no mundo. O nascimento chamou a atenção da equipe do zoológico por ser o primeiro de girafa Rothschild no local.

Segundo a bióloga responsável pelo Zoo, Camila Piovani, o filhote é uma fêmea e nasceu no dia 16 de agosto com aproximadamente 1,80 metro de altura e 70 quilos.

Ainda de acordo com a bióloga, a reprodução do casal Hortência e Oscar aconteceu de forma natural.

A gestação durou cerca de 15 meses e apenas um filhote nasce por vez. Além disso, os filhotes ficam com as mães de 15 a 18 meses, mas mamam até os 13 meses.

 

Antes de nascer, uma área de maternidade especial foi criada no recinto para abrigar a futura mãe e o filhote, contando com substrato especial e área de cambiamento. Camila explica que o Zooparque é o único local que abriga essa subespécie de girafa.

“O fato de ser um filhote de girafa Rothschild só tornou o nascimento uma novidade ainda mais especial”, ressaltou Camila.

 

Conforme a bióloga, pai, mãe e filhote estão sob vigilância constante da equipe do Zoo. A nova família está no recinto e já pode ser vista pelos visitantes. Contudo, a área de acesso pode ser restringida a qualquer momento para cuidados especiais dos animais.

 

Mais alta do planeta

A Comissão de Sobrevivência de Espécies da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais considera a existência de nove subespécies diferentes de girafas no mundo, e a Rothschild é a mais ameaçada entre elas.

Segundo avaliação da Comissão, a girafa Rosthschild está classificada como quase ameaçada de extinção, devido ao rápido declínio nas últimas três décadas. De acordo com a organização, existem aproximadamente 2.100 desta girafa na natureza.

Elas também são os animais mais altos do planeta, sendo que os machos podem atingir cerca de 6 metros e as fêmeas, 4,5 metros, segundo informou o Zooparque Itatiba.

 

*** 

 

Maus tratos agora dá cana!

Foi sancionado pelo Presidente da República o projeto de lei 1095/19 que aumenta o crime para quem maltratar cães e gatos.

Nas redes sociais, o projeto ganhou a alcunha de Lei Sansão, em alusão ao pitbull que teve as patas decepadas por um agressor em julho, próximo a Vespasiano, na Grande BH.

Pela legislação atual, é prevista a detenção de três meses a um ano e multa para maus-tratos contra animais. Caso a agressão resulte em morte, a punição é aumentada de um sexto a um terço. De acordo com o projeto aprovado no início de setembro no Congresso, quando se tratar de cão ou gato, a pena será de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda.

O projeto é de autoria do deputado federal Fred Costa (Patriota-MG).

Atualmente, quem maltrata animal é enquadrado no art. 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), com pena de detenção de três meses a um ano de reclusão e multa. A nova lei modifica a pena e passa para reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de o agressor ser tutor de animais. Além de prever punição a estabelecimentos comerciais que facilitarem o crime.

A proposta é defendida por protetores independentes e ONGs.

Segundo o IBGE, o Brasil tem 28,8 milhões de domicílios com algum cachorro, o que representa 44% do total de domicílios, e outros 11,5 milhões com algum gato. Embora não tenha um número oficial no país sobre maus-tratos, a estimativa é uma média de 3.500 denúncias por mês captadas pelas redes sociais.

 

*** 

 

Amizade com o carteiro

Dizem que não há nada mais sincero do que uma amizade entre um animal e um ser humano, e no que depender disto, o carteiro Cristiano da Silva Antunes, é mestre! O paulistano é tão apaixonado por animais, que faz questão de tirar uma selfie com cada animal que conhece devido ao seu trabalho.

Esquece aquele estereótipo de que cães detestam carteiros! Cristiano é amigo de toda a comunidade canina (e de outras raças também, claro!) da região que atende, e os bichinhos costumam ficar ansiosos com a próxima visita.

Conhecido como ‘Carteiro Amigo dos Animais’ em suas redes sociais, tudo começou quando ele decidiu quebrar o estereótipo de que os cães odeiam carteiros. Com o tempo, ele também começou a fazer amizade com gatos, coelhos e todos os tipos de animais que encontra, seja na casa de alguém, seja na rua.

Isto porque, este trabalho que Cristiano tem feito não serve apenas para demonstrar todo o amor que sente pelos bichinhos, mas, sobretudo para salvá-los. O carteiro costuma resgatar todos os animais que encontra pelas ruas de sua cidade e encaminhá-los para abrigos. Seu maior sonho é ter seu próprio refúgio e nós temos certeza que ele vai conseguir realizá-lo!

Mas não se engane! O processo de amizade com os cães costuma ser longo e exige muito respeito e paciência. Primeiro Cristiano os cumprimenta, em seguida deixa que se aproximem e, com o tempo, quando eles se sentem confiança suficiente, os doguinhos começam a lamber seu rosto.

A paixão pelos animais começou desde cedo e hoje Cristiano vive com sua esposa, alguns cachorros e três gatos, em Guaratinguetá, interior de São Paulo. Com mais de 87 mil seguidores no Instagram, o influenciador mostra que o amor que une os animais e os seres humanos, não somente é eterno, como pode ser força motivadora para construírmos um mundo melhor!

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários