Eventos

Coluna social

Olésia Borges

Olésia Borges

Olésia BorgesEconomista pela FCETM e Professora, com pós graduação em Teoria Econômica pela PUC_MG, trabalhou na extinta MinasCaixa, passando pela área gerencial na agência e na Regional da autarquia. Colunista do Jornal de Uberaba há quase 25 anos

03/10/2020 05h00
Por: Redação
O “Outubro Rosa”, campanha internacional que tem como símbolo o laço cor de rosa tem como objetivo em todo o mundo, a conscientização e ações para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero
O “Outubro Rosa”, campanha internacional que tem como símbolo o laço cor de rosa tem como objetivo em todo o mundo, a conscientização e ações para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero

Mulheres...

... A dinâmica Cidinha Coimbra, colunistas do JU e editora da revista Mulheres, recebeu homenagens pelo seu aniversário comemorado no dia de ontem, em clima intimista. Cidinha finaliza os preparativos para o lançamento da 20ª edição da Revista “Mulheres”. A nova edição, que está saindo do forno, chega recheada de novidades e excelentes matérias, como o novo normal, em tempos de Pandemia do coronavírus. O lançamento da nova edição da revista Mulheres acontece no início da segunda quinzena de outubro, no clima de primavera e, em parceria com o shopping Uberaba. No lançamento, em benefício do solidário Grupo Doze Guerreiras, as pessoas deverão doar dois litros de leite de caixinha ou de suco de caju concentrado. Tudo a ver com as “guerreiras”, neste “Outubro Rosa”, que destaca a prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero. 

Outubro Rosa...

... O mês de Outubro chegou e com ele a campanha mais importantes do ano, o “Outubro Rosa”. Durante este mês diversas ações são realizadas em todo o mundo, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do autoexame e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Esse tipo de câncer se diagnosticado na fase inicial, pode reduzir significativamente a necessidade da retirada dos seios (a mastectomia). Por isso a importância da campanha e da conscientização do autoexame. Outra forma de prevenção muito importante é a realização periódica do exame de mamografia. 

...O exame de mamografia deve ser feito anualmente por mulheres com mais de 40 anos de idade. Os números do câncer de mama comprovam a sua importância. Em média 2 milhões de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama em todo o mundo. Esse tipo de câncer está entre os três mais comuns do planeta, ao lado do câncer de pulmão e colorretal. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), do ano de 2020 a 2022, deverão ser diagnosticados no Brasil, cerca de 66.280 novos casos de câncer de mama anualmente. Isso quer dizer que a cada 100 mil mulheres, 62 podem ter a doença.

História ...

... O movimento internacional, conhecido como Outubro Rosa, simbolizado pelo laço rosa, é comemorado em todo o mundo. O movimento surgiu nos Estados Unidos, onde vários Estados promoviam ações isoladas sobre o câncer de mama e/ou a mamografia, estimulando a população, a realização de exames, no mês de outubro. Posteriormente o congresso americano aprovou o mês de outubro, como sendo o mês nacional nos Estados Unidos, de prevenção contra o câncer de mama. A história do Outubro Rosa surgiu na última década do século 20, quando o laço rosa foi lançado através da “Fundação Susan G. Komen for the Cure” e distribuído, em Nova York, aos participantes da primeira Corrida pela Cura, que desde então, promovida anualmente naquela cidade.

 No Brasil...

... A primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002. A iluminação daquele monumento, por um curto período, marcou os 70 anos do encerramento daquela Revolução. A iniciativa de um grupo de mulheres simpatizantes da causa do câncer de mama, contou com o apoio de uma conceituada empresa de cosméticos da Europa para a iluminação do obelisco do Ibirapuera, em alusão ao Outubro Rosa.

Em Uberaba... 

... O Hospital Hélio Angotti promove desde 2011 a campanha Outubro Rosa. A partir de 2019 a promoção ganhou força com a realização do Mutirão de Reconstrução Mamária e o tema a “Flor da Pele”. A inciativa inédita reúne profissionais daquele hospital e voluntários de várias partes do pais, que participam de um mutirão de 24 horas de cirurgias de reconstrução mamária em mulheres mastectomizadas, com o objetivo do resgate da sua autoestima. Este ano a meta é realizar 100 cirurgias de reconstrução em 50 mulheres operadas. Para a concretização desse arrojado objetivo, o Hospital Hélio Angotti, liderado pelo Dr. Délcio Scandiuzzi a área de Comunicação e Marketing, coordenada por Adriana Afonso e  a Relações  Públicas, Liana Marzinotto promovem o envolvimento de  entidades parceiras, como o Rotary, Lions, União das lojas Maçônicas de Uberaba e região, ABCZ e  ABCZ Mulher, o Instituto Boa Fé, Grupos solidários como, VENCER, Doze Guerreiras, órgãos público e empresas parceiras, além das comunidades  uberabense e da região.           

No Shopping Uberaba...

...A campanha que visa a conscientização das pessoas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama já coloriu de rosa o monumento Viva Uberaba. Ao longo de todo o mês de outubro aquele monumento estará iluminado na cor Rosa como forma do shopping Uberaba também chamar a atenção de todos para a mobilização nacional da campanha Outubro Rosa. O tema da campanha deste ano é 'Quanto antes melhor', conforme anunciado na semana passada, pela Sociedade Brasileira de Mastologia. 

Vida Saudável...

... Os especialistas garantem que o risco de desenvolver o câncer de mama pode ser reduzido em até 28% através de uma alimentação saudável e atividades físicas. Evitar alimentos gordurosos e consumo de bebida alcoólica também ajuda bastante. A prática de exercícios físicos deve ser adotada para a vida toda, pois ela diminui o estresse e ajuda no controle do peso, fatores que também influenciam no desenvolvimento de câncer de mama, segundo os estudiosos da área. 

  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
  • Coluna social
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários