Segunda, 21 de Junho de 2021
(34) 99869-4433
Geral Coluna

Mulherio

Juba Maria

11/10/2020 05h00
Por: Redação

Retomada fiscal

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional publicou em 1º de outubro uma portaria que instituiu o Programa de Retomada Fiscal, iniciativa que consolida diferentes ações com o objetivo de auxiliar os devedores na regularização de débitos inscritos na Dívida Ativa da União, no contexto de superação da crise econômico-financeira decorrente da pandemia causada pela Covid-19.

 

Dívida rural

Chama atenção o tamanho da dívida de operações de créditos rurais e fundiários das cidades das macrorregiões de Uberaba e Uberlândia. Para se ter uma ideia, 1.095 produtores rurais de Araxá, Frutal, Ituiutaba, Iturama, Monte Carmelo, Uberaba e Uberlândia devem ao Fisco, no total, R$139,45 milhões. 

 

E Uberaba?

Segundo a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), 108 produtores rurais de Uberaba devem R$14.152.277,89, a terceira maior dívida entre as cidades listadas. 

 

Como negociar?

Vale ressaltar que toda a renegociação da dívida é feita online, através do portal Regularize da PGFN. Os contribuintes podem se beneficiar tanto da transação extraordinária quanto da transação agro, inseridas no Programa de Retomada Fiscal da PGFN.

 

Excluídas

Os leitores da coluna informaram que sentiram falta da participação das candidatas do PT, Psol e PSTU no “Encontro com prefeitáveis”, realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) na última segunda, 5/10. Maria Sandra Tapajós (Psol) lamenta ter sido excluída e aproveita para lembrar a entidade que muitos profissionais de enfermagem estão morrendo por falta de equipamentos de proteção individual. “Quem sabe Uberaba invista na indústria e comercialização de produtos nacionais”, disse.

 

O outro lado

Já o presidente da Aciu, Anderson Cadima, informou que os “primeiros a serem convidados, escolhidos pela diretoria, foram aqueles que mais apoiam o empresário. Cadima adiantou ainda que haverá um segundo encontro em 26/10, mas não mencionou quem serão os convidados.

 

Antidemocrático

Para Patrícia Melo, a atitude da Aciu foi antidemocrática. Ela esclareceu que, entre outros, o programa de governo de seu partido contempla uma série de ações voltadas justamente para apoiar as entidades dos setores de comércio, serviços, indústria, agricultura e pecuária no intuito de aumentar a produção local. Dentre os 11 candidatos a prefeito de Uberaba, apenas Tony Carlos (PTB), Lerin (PDT), Heli Andrade (PSL), Elisa Araújo (Solidariedade) e Leandro da Visão (Avante) participaram do encontro. 

 

Machismo

Chamou também a atenção dos leitores o comportamento do candidato Tony Carlos (PTB) durante o debate da Band no último dia 1º. Na ocasião, a candidata Elisa Araújo disse que “a energia é um dos fatores fundamentais na transformação como na vida da gente” e  alegou que Tony Carlos votou a favor do aumento do imposto de energia elétrica em 2015.

 

Pegou mal

Em resposta, Tony Carlos disse que “isso mostra a desinformação. No meu mandato não foi votado o aumento da energia elétrica”. Para completar, insistiu em desmerecer a fala de Elisa, alegando que “a senhora não estudou para falar isso a esse ex-deputado” e “uma pessoa que faz uma pergunta dessa, será que está preparada para governar uma metrópole como Uberaba?”. 

 

Fatos

Nós consultamos a tramitação do PL 2.817/15 e constatamos que Tony Carlos votou a favor da lei que aumentou de 18% para 25% a alíquota do ICMS da energia elétrica para consumidores comerciais (exceto igrejas, entidades beneficentes e hospitais). Para Elisa Araújo, “o aumento desse imposto impactou na empregabilidade e, claro, na vida da população.”.

 

Novidade

Outra mulher que promete lutar pelo direito das mulheres é Renata Trindade, candidata a vereadora pelo MDB. Mulher negra e periférica, ela tem 42 anos, é técnica social e mora no bairro Isabel do Nascimento.

 

Unidades de atendimento

Para a coluna, ela informou que pretende apresentar projetos de lei que ajudem a  fortalecer a reestruturar o atendimento do Centro Integrado da Mulher.  “Precisamos que o CIM funcione 24 horas e tenha outras unidades mais próximas das regiões periféricas, onde existem índices elevadores de violência doméstica”, disse.

 

Aluguel social

Renata também espera apresentar ao legislativo um projeto de lei que institua o aluguel social para mulheres vítimas de violência doméstica. “Com isso, poderíamos, provisoriamente, tirá-las de perto do agressor até que, com o apoio de uma equipe multidisciplinar,ela se restabeleça”, explicou.

 

Anjo Uberaba

Está em funcionamento desde segunda, 5/10, o aplicativo Anjo Uberaba para mulheres vítimas de violência doméstica que já registraram boletim de ocorrência. A ferramenta foi desenvolvida pela Codiub a pedido da Secretaria Municipal de Defesa Social. O aplicativo conta com um botão de pânico que permite o acionamento da Patrulha “Maria da Penha”, da Guarda Municipal em cinco segundos. Algumas mulheres alegaram à coluna que não estão conseguindo acessar o cadastro. Por enquanto, apenas smartphones Android podem baixar o app pela Google Play.

 

Partido Comunista

Sobre uma possível volta às aulas, os candidatos ao cargo de vereadores pelo PCB, Brenda Rodrigues e Beto Brandi alegam ser "irresponsável o posicionamento do governo municipal". Segundo eles, é preciso salvar a vida de estudantes, de todos os profissionais da educação e dos familiares". Em nota, a dupla alega ainda que seu objetivo ao participar da eleição é "ampliar a nossa linha política junto à classe trabalhadora denunciando que não há saída para a nossa classe no capitalismo", disseram.  

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Juba Maria
Sobre Juba Maria
Jornalista formada pela UFRJ, mãe e poeta, trabalha como Assessora de Comunicação da Infraero. É uma das coordenadoras do projeto AMAi e dá palestras sobre Comunicação Não-Violenta.
Uberaba - MG
Atualizado às 03h56 - Fonte: Climatempo
17°
Alguma nebulosidade

Mín. 16° Máx. 31°

17° Sensação
10.2 km/h Vento
83% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Quarta (23/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias