Educação

Congresso de Educadores foi oficialmente aberto com homenagem aos professores

A Orquestra Sinfônica Municipal fez uma apresentação de abertura

16/10/2020 05h00Atualizado há 2 semanas
Por: Redação

A Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Educação, por meio da Casa do Educador Profª Dedê Prais, iniciou ontem, a 24ª edição do Congresso de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro, que acontecerá até o dia 22 de outubro. No dia dos Professores, o tema foi justamente a atividade desse profissional durante as mudanças do cenário atual: “Travessias e desafios da educação em tempos de (pós) pandemia: formação humana, tecnologias digitais e o fazer docente”. 

A Orquestra Sinfônica Municipal fez uma apresentação de abertura e logo em seguida a professor Silvana Elias, secretária de Educação deu as boas-vindas aos educadores presentes e considerou a condição dos profissionais da área que, em 2020, tiveram que se reinventar. “O nosso jeito de fazer educação foi reinventado, mas tomados pela esperança, vamos construindo caminhos difíceis desafiadores, que minimizaram os danos ao ensino-aprendizagem. Que possamos, nesse momento, interagir e nos fortalecer, continuando a acreditar na educação como instrumento de transformação social”, completa. 

Já o prefeito Paulo Piau, aproveitou o momento para parabenizar todos os educadores presentes pelo seu dia. “Sintam-se abraçados neste dia 15 de outubro, pois sabemos da grande dívida que esse país tem com os educadores, que fielmente realizam o seu trabalho com resiliência e tolerância para fazer o melhor pelas crianças e jovens”, diz. Ele relembrou que desde 2013, quando se iniciou o seu governo, o Congresso foi realizado todos os anos, com participação que chegou a 7 mil pessoas. Um dos marcos, para ele, da educação em Uberaba. 

A abertura oficial se seguiu com a palestra proferida pelo Prof. Dr. Danilo Seithi Kato – UFTM, com o tema Travessias e desafios da educação em tempos de (pós) pandemia: o fazer docente.

O Congresso segue com programação extensa até o dia 22 de outubro. Abaixo alguns links de principais eventos. Concomitantemente, acontecerá o III Seminário Diálogos sobre a Formação Docente, Práticas e Pesquisa, com divulgação nas sessões de comunicações orais de pesquisas concluídas e em andamento, bem como relatos de experiência.  Além disso, serão mais de 30 minicursos ministrados a professores de todo o Brasil. (Programação em anexo). 

O Congresso conta com parcerias com: Fundação Cultural de Uberaba (FCU), Câmara Municipal de Uberaba (TV Câmara 4.3), ABCZ, Museu do Zebu, Acor Ação Cultural, Sebrae, Unoeste, Uniube, UFTM/GEPIC, Programa Arte, Ciência e Matemática/IFTM, Edu e Ação, Maestro Assessoria, UFSCAR, NAEP (Brasília/DF), Univille, Conectando Saberes Coruripi/Fundação Leman

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários