Cidade

Três unidades de saúde funcionarão hoje para ações do Outubro Rosa

As três unidades da Prefeitura de Uberaba irão atender das 7 às 11 horas

17/10/2020 05h00
Por: Redação

As Unidades de Saúde da Família (USF) Lecir Nunes no Parque das Américas, Dona Aparecida no Parque São Geraldo, e Unidade Matricial de Saúde (UMS) Maria Tereza no bairro de Lourdes irão realizar ações dentro da celebração do Outubro Rosa hoje. As três unidades da Prefeitura de Uberaba irão atender das 7 às 11 horas neste sábado para coletas de Papanicolau e solicitações de mamografia das mulheres que procurarem os serviços. A USF do Parque São Geraldo também realizará teste rápido para HIV, Sífilis e Hepatite B e C. 

Aline Tristão, chefe do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde explica que neste dia, haverá apenas a ação voltada para o Outubro Rosa nas unidades, observando todos os cuidados de higiene e distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19. “Teremos mais de uma sala em funcionamento para as coletas, com todo regramento sanitário necessário. Importante ressaltar que a mulher deve levar documentos pessoais, como CPF e cartão SUS e ir de máscara”, destaca Aline. 

A chefe do Departamento de Atenção Básica da SMS ressalta que a coleta de papanicolau é voltada para mulheres de 25 a 64 anos de idade, enquanto o pedido de mamografia é voltado para mulheres de 50 a 69 anos, público alvo desse exame. “As mulheres que estão fora dessa faixa etária, também poderão realizar o exame de mamografia, desde que passem por atendimento médico para avaliar a necessidade do pedido”, explica.

As mulheres precisam apenas entrar em contato com a sua unidade de referência presencialmente, por telefone, ou com o seu agente comunitário de saúde, para agendar um horário.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários