Terça, 17 de Maio de 2022
13°

Muitas nuvens

Uberaba - MG

Geral Coluna

Mulherio

Juba Maria

25/10/2020 às 05h00
Por: Redação
Compartilhe:

NÃO EXISTE RELACIONAMENTO ABUSIVO

Quando a luz dos novos conceitos surge e só se escutam certezas, a velha dona Luci aparece em minhas memórias vestida de jeans e avental. 

Acontece quando chego a uma conclusão fácil como agora: não existem relacionamentos abusivos.

Antes que comecem a me tacar pedras, vou logo avisando para ter calma. Nada de quiprocó, essa palavra desatualizada. Eram os anos noventa e dona Luci, declaradamente comunista, ensinava-nos, com letra de música sertaneja, que mexe se escreve com xis, pedacinho com cê e coração com cê cedilha.

Foi dela que ouvi alguém questionar primeiro o significado de uma palavra habitual.

- Eu sou irmã da sua mãe ou do seu pai?

- Não.

- Então não me chame de tia. Eu sou a pro-fes-sora, entendeu? Tia cuida dos sobrinhos de graça. Eu não.

E foi justamente questionando as palavras que percebi: abusivo não é o relacionamento, assim como uma ligação familiar não pode ser estupradora. Abusiva é uma pessoa. No caso, geralmente um homem que bate, que xinga, que ameaça, que faz chantagem. Precisamos aprender a chamar as coisas do jeito certo. Do contrário, a língua pega a gente de jeito.

Confesso que me pegou.

Ocorre que o patriarcado engana. Tanto é que nem percebemos quando estamos dentro dele.

O crime tem nome. Agressão. E o criminoso é alguém de carne e osso. Digo mais: o agressor é o único responsável. Já o relacionamento prescinde de dois ou mais. O agressor comete o crime e deve ser preso. O relacionamento nem pessoa é. 

Viu como, sem querer, a gente segue culpando a mulher sempre que chamamos a violência praticada pelo homem de relacionamento abusivo?

O amor não deveria mexer com a cabeça de ninguém nem fazer esquecer que a vida é feita para viver. Faltou dona Luci ensinar que loucos alucinados, inconsequentes, complicados de se entender, quase sempre também fazem as amadas sofrerem um bocado.

Mas talvez essa lição a pro-fes-sora ainda não tivesse aprendido também.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Juba Maria
Juba Maria
Sobre Jornalista formada pela UFRJ, mãe e poeta, trabalha como Assessora de Comunicação da Infraero. É uma das coordenadoras do projeto AMAi e dá palestras sobre Comunicação Não-Violenta.
Uberaba - MG Atualizado às 08h42 - Fonte: ClimaTempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 23°

Qua 19°C 5°C
Qui 20°C 3°C
Sex 21°C 4°C
Sáb 24°C 7°C
Dom 23°C 10°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias