Coluna

Nacional

CH

Cláudio Humberto

Cláudio HumbertoCláudio Humberto Rosa e Silva é um jornalista brasileiro, colunista e editor-chefe do Diário do Poder, responsável pela ascensão de Fernando Collor de Mello no cenário político nacional. Sua coluna é reproduzida em jornais de todo o Brasil.

29/10/2020 05h00
Por: Redação

“A vacina não é questão de Justiça, mas de Saúde”

Presidente Jair Bolsonaro lembra quem não tem capacidade para decidir sobre vacinação

 

Maia manobra orçamento para tentar se reeleger

A ambição de Rodrigo Maia, que tenta dar a volta à Constituição para se reeleger presidente da Câmara, atrasou a análise de reformas e levou ao impasse que travou a aprovação do orçamento. A ideia agora é votar até 17 de dezembro a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o que devia ter sido feito no primeiro semestre, mas o Orçamento deve ficar para depois da eleição do substituto, em fevereiro. A jogada é provocar a convocação de sessões em janeiro, quando espera aprovar a PEC de sua reeleição.

 

Até a última ponta

A rigor, a presidência de Maia acaba no início do recesso, mas atrasar votações importantes é estratégia para manter viva a PEC da reeleição.

 

Jogo sujo

Maia acusa o governo de fazer obstrução, mas impediu a comissão mista de orçamento de ser presidida por uma deputada, Flávia Arruda (PP-DF).

 

Estratégia velha

Sem ter como justificar ausência de deputados federais por causa das eleições municipais, Maia criou recesso branco e “esforço concentrado”.

 

Quem cala

A coluna questionou o presidente da Câmara sobre o atraso na votação do orçamento, através da assessoria. Outra vez ele optou pelo silêncio.

 

Índios venezuelanos ‘tomam’ área nobre de Brasília

Dezenas de índios venezuelanos são a nova dor de cabeça do governo do Distrito Federal. “Refugiados”, eles acamparam próximos à rodoviária interestadual e dali não saem, nem ninguém tira. São da etnia warao e se caracterizam pela mendicância: como em Roraima, primeira parada, mulheres e crianças pedem esmolas e homens “descansam”. Recusaram empregos e área oferecida pelo governo na cidade de São Sebastião: exigem ficar onde estão, no valorizado Plano Piloto de Brasília.

 

Sem comunicação

A negociação com os índios é difícil porque alegam não falar português e nem espanhol, apenas se comunicam usando um dialeto próprio.

 

Chegando mais

Até o fim da semana passada eram 48 no total, mas outros chegaram a Brasília nos últimos dias, aumentando o acampamento e o problema.

 

Nem pensar em fila

Os índios querem furar a fila de 110 mil trabalhadores do DF à espera de casa própria, popular, mas em área nobre da capital.

 

Factoide salvador

O presidente mala da Câmara, Rodrigo Maia, acionou sua metralhadora giratória contra o governo Bolsonaro, nesta terça (27), para não ter que explicar o adiamento da reunião da mesa diretora que definiria o início do processo de cassação da deputada Flordelis. Como ele, do Rio.

 

Estratégia é esquecer

É ano eleitoral e o aniversário do petista Lula não foi lembrado pela candidata do PCdoB à prefeitura de Porto Alegre, Manuela D’Ávila, e seu vice (do PT), Miguel Rossetto. Aliás, mal lembram da cor vermelha.

 

DEM e PT, tudo a ver

Rodrigo Maia pediu a palavra durante a fala da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, para parabenizar Lula, duas vezes condenado por corrupção e réu no quarto processo. Até “deixou um abraço” para o petista.

 

Tudo dominado

Juiz de Araraquara ignorou 133kg de maconha apreendidos em um carro e soltou os três traficantes presos em flagrante, pela Polícia Rodoviária Federal, alegando que faltou mandado de busca.

 

Belo gesto

O Instituto Dom Luciano Mendes de Almeida, fundado e presidido pelo advogado Décio Freire, muito amigo do ex-arcebispo de Mariana, já doou mais de 20 mil máscaras a vulneráveis, incluindo refugiados haitianos.

 

Força, França

A França registrou mais casos de coronavírus que o Brasil pelo terceiro dia consecutivo. A segunda onda segue piorando por lá e o país, que tem menos de um terço da nossa população também teve mais mortes.

 

Boa notícia

Nesta semana o número de casos recuperados do Covid vai ultrapassar a marca de 5 milhões, no Brasil. Os casos ativos do novo coronavírus no Brasil estão em queda desde o pico, em agosto.

 

Insatisfação estadual

Pesquisa CNT/MDA aponta que, ao contrário de Bolsonaro, que subiu, as avaliações positivas de governadores caíram entre maio e outubro. A soma de bom e ótimo deles desabou em média de 41,3% para 32%.

 

Pensando bem...

...depois de Amazônia e Pantanal, Bolsonaro, para a oposição, já é o principal suspeito pelo incêndio no hospital do Rio.

 

PODER SEM PUDOR

Cara-de-pau à mineira

O general Costa e Silva foi fulminado por uma trombose, em agosto de 1969, e os militares ficaram inquietos: não queriam empossar o vice civil, Pedro Aleixo. Outro mineiro ilustre, José Maria Alkmin, telefonou ao vice: “É preciso resistir. Volte para Minas e vamos organizar um contragolpe.” Não adiantou: Aleixo não tomou posse. Tempos depois, Alkmin foi procurado pelo general Sizeno Sarmento, comandante do II Exército, com a gravação do telefonema a Aleixo. Alkmin não perdeu a naturalidade: “Esse (Renato) Azeredo (deputado do PSD, como ele) é terrível! Sabia que imitava minha voz com perfeição, mas desta vez ele foi muito longe!”

 

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Uberabaonline1
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas