Economia

Três em cada 10 pequenos negócios mineiros conseguiram acessar crédito

A pesquisa ouviu 489 empreendedores do estado, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro.

30/10/2020 05h00
Por: Redação
Foto: Reprodução/G1
Foto: Reprodução/G1

Os pequenos negócios mineiros conseguiram mais acesso ao crédito em setembro, de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Entre os empresários que buscaram empréstimo, 30% conseguiram acessar e 14% aguardavam uma resposta. Em agosto, essa proporção era de 26% e 18%, respectivamente.  A pesquisa ouviu 489 empreendedores do estado, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro.

“Esse aumento gradual do número de pequenos negócios que estão conseguindo crédito é reflexo das medidas de apoio ao segmento, como a ampliação das garantias oferecidas pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas, o Fampe, gerido pelo Sebrae”, avalia o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha.

Até meados de outubro, as operações com o Fampe em todo o país ultrapassavam R$ 2,3 bilhões contratados. O fundo de aval viabiliza garantia complementar aos pequenos negócios nas operações de crédito, atendendo às exigências das instituições financeiras.

A ampliação das instituições financeiras que operam o Fampe também é um fator positivo na expansão do atendimento aos pequenos negócios do estado. Além da Caixa, o BDMG e o Sicoob operam o Fampe em Minas Gerais.

 

Crédito Assistido - O número de pequenos negócios do estado que estão em dia com os empréstimos também aumentou em setembro. O percentual de empresários nesta condição saltou de 33% em agosto para 36% em setembro. O percentual de inadimplentes se manteve estável: 28% dos entrevistados.

“Temos feito um esforço enorme para facilitar não só o acesso dos pequenos negócios ao crédito, mas de oferecer a eles condições de aplicar os recursos de forma correta, com planejamento e gestão”, destaca Rocha.

O Sebrae está oferecendo acompanhamento aos empreendedores que conseguiram empréstimo com garantia complementar do Fampe. No programa Crédito Assistido, os empresários recebem orientação, participam de cursos e têm acesso a consultorias personalizadas para melhorar a gestão financeira dos negócios. Até o início de outubro, 7.343 empresas conseguiram acessar crédito com garantia do Fampe em Minas Gerais, totalizando 10.698 operações de financiamento utilizando o fundo de aval do Sebrae.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Uberabaonline1
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas