Coluna

Vinhos & tal

Carlos Alberto Pereira

Carlos Alberto Pereira

Carlos Alberto PereiraEnófilo, Jornalista, Tecnólogo em Turismo e Hotelaria. Contato: [email protected] / 98412-6446

30/10/2020 05h00
Por: Redação

VINHO DE GRANADA

 

Hoje, vou falar mais uma vez da Espanha e de seus vinhos e também de uma vinícola que está  situada na região da Andaluzia, mais precisamente em Granada, cujos vinhos de altíssima qualidade,  agora estão disponíveis no Brasil e, em especial aqui na nossa cidade, já que o importador é um empresário local, que tem fortes laços com a Espanha e a Andaluzia. Desde o inicio deste ano José Puerta Zafras (Pepito), tem oferecido aos amantes de vinhos do Brasil, os produtos da vinícola Hacienda Señorío de Nevada!  Fique com a gente até o final, que daremos todas as informações de como adquirir estes vinhos, como harmonizar e dicas  de enoturismo nesta bela região da Espanha, cuja maior atração turística do país está lá em Granada, que são as ruínas, fortificações  e o  castelo de Alhambra ! Uma boa leitura à todos! 

A Espanha e os vinhos  

A Espanha é um país que tem uma relação com o vinho muito forte e antiga: desde a época em que os romanos dominaram a Península Ibérica. Mas o certo é que bem antes disso, já haviam videiras na região. Existem registros de que estas videiras são lá cultivadas desde aproximadamente os anos 4.000 ou 3.000 a.C. E como já falei por aqui, inúmeras vezes, a Espanha tem a maior área de vinhedos do mundo e é o terceiro maior produtor, ocupando a maior parte da Península Ibérica. A sua geografia ajuda muito na diversidade e qualidade de seus vinhos, pois a maior parte das uvas lá plantadas, está em um planalto central, denominado meseta, com altitudes que variam entre 600 e 1000 metros acima do nível do mar e rodeado de cadeias montanhosas. Uma outra qualidade são os tipos de solo que variam muito de uma região para outra, assim como os microclimas. A Espanha ganha o mundo com seus vinhos diferenciados, com os tintos crianzas, com os fortificados como os Jerez , com os brancos de suas cepas autóctones e com as cavas, produzidas no método tradicional, similar ao que se faz na região de Champagne, na França. Enfim, essa pluralidade se reflete nos vários tipos de perfis de vinhos espanhóis, daí a sua riqueza, que infelizmente é, ainda, muito pouco conhecida aqui no Brasil, já que os vinhos espanhóis ocupam a quinta posição na preferência dos brasileiros.

As castas 

Dentre as cepas brancas as principais são : Verdejo, Albariño, Xarel-lo e Viura, das tintas, e ai  não se pode negar que a fama dos vinhos espanhóis está ligada às uvas tintas genuinamente espanholas, podemos destacar a Tempranillo, Garnacha, Monastrell, Cariñena, Graciano, Mencía e Mazuelo, entre outras. Mas também por lá , se produzem muitos rótulos a partir das castas  internacionais Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc , Chardonnay e Petit Verdot, entre outras. Mas de todas estas cepas,a que representa o país  e é mais emblemática é a Tempranillo. Esta uva é cultivada extensamente por todo o norte e centro da Espanha, e é a espinha dorsal de muitos rótulos espanhóis.

Regiões vitivinícolas

O mapa vitivinícola espanhol é dividido em macrorregiões como: La Rioja, Navarra, Aragón, Cataluña, País Basco, Galícia, Castilla y León, Castilla La Mancha, El Levante, Andaluzia, Extremadura, Ilhas Canárias e Ilhas Baleares. Dentre todas, hoje quero dar um destaque para a região da Andaluzia, onde fica a DOP- Granada, e de onde vem os vinhos da Señorío de Nevada, que hoje estão disponíveis ao mercado nacional. Mais de 75% das vinhas da Andaluzia são protegidas por uma das seis Denominações de Origem estabelecidas e patrocinadas por seus respectivos conselhos de regulamentação, que são: Condado de Huelva (1933), Jerez-Xérès-Sherry (1933), Manzanilla de Sanlúcar (1964), Málaga (1933), Serras de Málaga (2001) e Montilla-Moriles (1985). A estas denominações são acrescidas 13 indicações geográficas protegidas (Vinhos da Terra) e outros vinhos históricos não protegidos, mas com grande popularidade.

Señorío de Nevada 

A Hacienda Señorío de Nevada, além de ser uma bodega prestigiadíssima, cujas terras ficam nos pés da famosa Sierra Nevada (daí o nome), ela  mantém um complexo enoturístico de alto nível, com hotel, restaurante, loja e atrações como degustações e passeios pelas plantações de uva. A Señorío de Nevadas, se tornou uma referência em vinhos de qualidade das terras de Granada. Como ela fica situada no sopé da Sierra Nevada e influenciada pela Costa Tropical, se beneficia de um microclima especial e solos mineraos únicos. E destas condições privilegiadas, que saem a produção de vinhos premiados, de castas como  Cabernet Sauvignon, Merlot, Tempranillo, Syrah, Petit Verdot, Garnacha, Viognier e Vigiriego.

Os Vinhos Señorío de Nevada

Entre as opções de vinhos oferecidas pela vinícola , estão tintos, brancos e rosés, mas o destaque é  para os vinhos  premiados tintos da série  prata, bronze e ouro. Estes vinhos são feitos com um blend de viníferas francesas e também com castas locais como Tempranillo e Garnacha, São eles:

SEÑORÍO DE NEVADA PLATA – Feito de colheita tardia em um blend de Syrah, Petit Verdot e Cabernet Sauvignon. Estágio em barrica de carvalho e americano por 11 meses.

SEÑORÍO DE NEVADA BRONCE –  Este vinho é o resultado de um blend de  castas  como Merlot, Garnacha, Cabernet Sauvignon e Syrah, estágio de 11 meses em barricas de carvalho e americano.

SEÑORÍO DE NEVADA ORO – De colheita tardia este vinho tem em sua composição as castas francesas Cabernet Sauvignon, Petiti Verdot e Syrah. De colheita manual, ficou por 11 meses em barris de carvalho e americano.   

Onde encontrar ( BOX COM DESTAQUE)

Estes vinhos podem ser adquiridos diretamente com o importador pelo Whatsapp 34- 98415-8361 ou nos seguintes pontos de vendas: na choperia  Crafter`s Beer, restaurante  La Tratoria, panificadora Beliske, Armazém da Carne, restaurante Chef Tuca Antonio, empório Balbec, Restaurante Sampaio, Empório Quais Quais e Morada Conveniências.

Mais informações podem ser acessadas no site www.senoriodenevada.com.br  ou no Instagram @bpzvinhos

  

Harmonização e Pratos típicos da Andaluzia

A Espanha em um todo é rica em cultura e culinária, são pratos , muitas vezes simples, mas que entregam um sabor inigualável e inesquecível, que são replicados no mundo todo!Dentre eles quem não conhece a famosa Paella e as Tapas? E na região da Andaluzia, estão alguns destes famosos pratos como o Alfajor (doce), Choriço, o Jamón Ibérico Belota, o Presunto Treveléz, o Caspacho, o Rabo de Toro, entre outros. Muitos destes pratos, podem perfeitamente, serem harmonizados com os vinhos da Señorío de Nevada! 

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Uberabaonline1
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas