Coluna

Lawrence Borges

Bastidores

17/11/2020 04h00
Por: Redação

VENCEU O PODER FINANCEIRO

Elisa Araújo (SDD) e Tony Carlos (PTB) com baixa arrecadação superaram a campanha de Heli Andrade (PSL) que possui o dobro de recursos de todos os candidatos.

 

PEGOU MAL

O ex-deputado estadual Lerin (PDT) com o segundo maior fundo eleitoral dos candidatos (R$ 500.000) obteve 2.585 votos. O questionamento é onde Lerin gastou o dinheiro? Já que todos os candidatos do partido reclamam que a ajuda foi mínima.

 

MAIS VOTOS QUE ELE

Celso Neto (PP), Lu Fachinelli (PSL), Ismar Marão (PSD), Rochelle (PP), Jammal (MDB) como candidatos a vereador tiveram mais votos que Lerin para prefeito.

 

FALANDO FRANCAMENTE

O deputado federal Franco Cartafina foi o maior vencedor desta eleição. Seu grupo político conseguiu eleger seis vereadores, sendo quatro pelo Progressistas: Celso Neto, Rochelle, Cabo Diego Fabiano e Varciel Cabelereiro e dois pelo Podemos: Alessandra do Abrigo dos Anjos e a reeleição de Elias Divino, praticamente 1/3 da próxima legislatura.

 

CAMPEÃO DE VOTOS

O jovem Celso Neto (PP) surpreendeu com sua votação. Liderança jovem conquistou 3.486 votos, ajudando a chapa do PP a fazer a maior bancada.

 

ERA MINHA VEZ

A empreendedora Lu Fachinelli (PSL) foi outra candidata que surpreendeu com sua votação, o trabalho desenvolvido ao longo dos anos potencializou para obter 2.840 votos.

 

PODE PERDER UM

O PSDB fez legenda para eleger um vereador, possuindo três candidatos cujos os votos não foram computados pela legenda, caso o TRE, julgue procedente um dos recursos eleitorais, Franco poderá perder um vereador na base de apoio.

 

NOME DO PSDB

O nome para ser eleito no PSDB seria Vilmar Galo que obteve 1.104 votos, caso os demais candidatos tivessem mantido suas candidaturas poderia ter eleito dois vereadores, entretanto, forças ocultas, desestimularam suas candidaturas.

 

SEGUNDA MAIOR

O MDB formou a segunda maior bancada da Câmara Municipal com a eleição de Marcos Jammal, e a reeleição de Fernando Mendes e Samuel Pereira, ficando de fora Rubério Santos e Luiz Humberto Dutra.

 

ELAS CHEGARAM

Pela primeira vez na história da Câmara Municipal de Uberaba haverá quatro mulheres vereadoras, quase que cumpriu o objetivo da legislação eleitoral de obter 30% de representatividade de gênero. Respeito com elas!

 

MANTIDOS PELO VOTO

Dos atuais 14 vereadores, apenas seis conseguiram retornar: Ismar Marão (PSD), Samuel Pereira (MDB), Fernando Mendes (MDB), Denise Max (Patriota), Elias Divino (Podemos), Almir Silva (DEM).

 

JÁ TIVERAM LÁ

O ex-vereador China (PMN), o suplente Varciel Cabelereiro (PP), já estiveram ocupando cadeiras no Legislativo, e retornam eleitos por suas respectivas bases eleitorais.

 

NOVATOS

Preparando o terno, serão 13 novos representantes na próxima legislatura: Celso Neto (PP), Lu Fachinelli (PSL), Rochelle (PP), Jammal (MDB), Cabo Diego Fabiano (PP), Alessandra Abrigo dos Anjos (Pode), Tulio Michelli (PSL), Anderson 2 irmãos (PSD), Caio Godoi (SDD), Professor Wander (PSC), Luizinho Kanecão (PDT), Baltazar da Farmácia (DEM), Pastor Eloisio (PTB).

 

POR COLIGAÇÃO

O Solidariedade da candidata Elisa Araújo fez Caio Godoi, PSC do Thiago Mariscal fez Professor Wander, Lerin do PDT fez Luizinho Kanecão, Tony Carlos do PTB fez Pastor Eloisio e China no PMN, já a coligação de Heli Andrade fez 2/3 da próxima legislatura.

 

TRAIÇÃO

Os candidatos a vereador que apoiavam Heli Andrade (PSL) somam 91.101 votos, caso todos os votos fossem transferidos, Heli Andrade estaria eleito no primeiro turno, eventualmente, se 50% dos votos fossem transferidos, Heli estaria no segundo turno com Elisa Araújo (SDD).

 

FIÉIS

Já os vereadores da Coligação de Tony Carlos (PTB) somaram 18.278 votos, enquanto Tony recebeu 37.625 votos.

 

TRADUZINDO

Os candidatos a vereador que apoiavam Heli Andrade (PSL) jogaram em favor de Elisa Araújo (SDD), ou até que ponto que a candidatura de Heli era um fake?

 

NÃO QUERO APOIO

A declaração de Elisa Araújo (SDD) afirmando que não quer apoio de nenhum dos candidatos, frustrou muitos pretensos apoiadores.

 

DEBATES DO SEGUNDO TURNO

O questionamento dos articuladores políticos é um só: será que Elisa Araújo (SDD) irá participar de debates com Tony Carlos (SDD)?

 

MISSA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Desde ontem estão abertas as inscrições para aqueles que querem participar presencialmente da Missa da Consciência Negra conduzida pelo padre Jarbas Rodrigues de Mattos, vigário do Santuário Basílica de Nossa Senhora D'Abadia.  A celebração acontece às 12h do dia 20

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários