Cidade

Grupo Escoteiro Inconfidentes comemora 30 anos de fundação

Grupo Escoteiro Inconfidentes-GEI comemorou 30 anos no último dia 11

16/11/2020 22h10
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No dia 11/11/2020 comemorou os 30 anos do Grupo Escoteiro Inconfidentes-GEI. O grupo é uma entidade de utilidade pública municipal e a primeira reunião ocorreu em 11/05/1990, no Sesi Uberaba, quando membros da comunidade se reuniram para a formação de um grupo escoteiro. Importante destacar que em 1990 foi comemorado o bicentenário da Inconfidência Mineira.

Cada grupo escoteiro tem uma identificação única. O Inconfidentes é representado por um triângulo, que corresponde a parte de Minas Gerais onde fica a nossa cidade. A corda unida pelo nó representa o nó de forca do maior dos Inconfidentes – Tiradentes – e também representa a fraternidade Escotista Universal. No centro do triângulo, a Flor de Lis representa o símbolo do Escotismo Mundial e também as sete colinas de nossa cidade. E, ainda, as letras L, I e F que representam os ideais da Revolução Francesa, dos Inconfidentes e do Escotismo, que são Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

As cores escolhidas foram o branco e o verde. O branco simbolizando a paz, a serenidade e a pureza que todos devem cultivar; lembra ainda o nome de nossa terra de origem indígena Uberaba, que literalmente quer dizer águas claras e brilhantes. Já o verde representa nossa maior riqueza no Vale do Rio Grande (plantações na época) e simboliza também a esperança que todos devemos manter viva em nossas almas.

O Grupo Escoteiro Inconfidentes, já teve sua sede no Parque de Exposições, no antigo colégio Champagnat, atual sede da prefeitura, no Uberaba Tenis Clube, no Colégio Marista, no Sesc, e atualmente estamos com sede na escola Escola Municipal Prof. José Geraldo Guimarães, no bairro Pacaembu, e atualmente o Grupo Escoteiro conta com aproximadamente 50 membros, entre jovens e adultos voluntários e durante os 30 anos de fundação já passaram em seus quadros mais de 1.500 jovens e adultos. 

As reuniões acontecem aos sábados, das 14:30 às 17:00h, através de atividades divertidas e educativas, passeios, visitas, atividades comunitárias, cívicas, acampamentos, entre outra; sempre em lugares variados, com o propósito de que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo projeto educativo da Escoteiros do Brasil.

  • Grupo Escoteiro Inconfidentes comemora 30 anos de fundação
  • Grupo Escoteiro Inconfidentes comemora 30 anos de fundação
2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários